Tipos de estrutura organizacional

A estrutura organizacional tem como função representar a distribuição de seus funcionários dentro de uma empresa, é composta pelos cargos, departamentos e níveis hierárquicos presentes em uma organização.

É de extrema importância que uma empresa tenha uma sólida estrutura organizacional alinhada com suas missões e valores, para que assim a fluidez de trabalho possa ocorrer da melhor forma, mantendo seus funcionários motivados e visando sempre ajudar a empresa a conquistar os resultados desejados.

Existem diversos tipos de estruturas organizacionais que podem ser implementadas dentro de uma empresa, dentre elas as que mais são aplicadas no mercado hoje em dia são as estruturas vertical e horizontal. Ambas possuem suas vantagens e desvantagens ao serem aplicadas, a seguir um pouco mais sobre cada uma delas.

Atualmente a estrutura vertical é a mais praticada no mercado, considerada mais formal, essa estrutura normalmente é composta por níveis hierárquicos, como uma pirâmide, cujo topo é ocupado por gestores de cargos altos, como diretores e CEOs.

Atrelada a essa estrutura existem algumas vantagens como:

– Maior organização dos processos, devida à maior centralização deles;

– Funcionários com papéis bem definidos, com um conhecimento do que será cobrada e, portanto, com consciência do que é necessário fazer;

– Tomadas de decisão mais rápidas, por não necessitar de muitas pessoas para realizá-las;

Também é importante ressaltar que existem as desvantagens atrelada a esse modelo, algumas delas são:

– A comunicação se torna mais lenta e engessada por conta da maior burocracia;

– Falta de transparência sobre as tomadas de decisão de cargos mais altos;

– O crescimento dentro da empresa parece algo distante.

Em contrapartida, a estrutura horizontal é um sistema mais informal que não possui muitas camadas hierárquicas, ou seja, um grande grupo é comandado por somente uma pessoa, isso faz com que os funcionários tenham mais autonomia para tomar decisões.

Algumas vantagens atreladas a esse modelo são:

– Maior motivação dos funcionários, por terem mais autonomia, o que gera um sentimento de dono;

– Menor burocracia para a tomada de decisões e gestão de problemas;

– Equipes multifuncionais

– Menor custo com contratação, por não necessitar de vários funcionários para função de gerente.

Algumas das desvantagens atrelada a esse modelo são:

– Maior dificuldade em administrar os processos, especialmente em casos que há o crescimento do negócio;

– Funcionários podem se sentir perdidos sobre suas funções caso não haja um bom direcionamento;

– Falhas de comunicação que podem gerar insegurança e dúvidas quanto a realização de projetos.

Esse tipo de estrutura vem ganhando força nos últimos tempos, grande parte disso se deve ao surgimento de startups informais, que são modelos de empresas de um porte menor. Existem também algumas empresas grandes, como Google e Netflix, que aplicam esse modelo de estrutura de forma parcial.

Não é possível definir qual é a melhor estrutura organizacional, pois cada uma será mais adequada para uma empresa, em específico mais adequada para o momento em que a empresa se encontra.

Para saber qual a melhor opção a se utilizar é necessário ter clareza sobre alguns aspectos da empresa, como planejamento estratégico, cultura organizacional, processos e comunicação interna, deste modo é possível alinhar todo os pontos e assim conseguir distinguir qual estrutura organizacional terá a melhor funcionalidade, mantendo os membros engajados e motivados para alcançar as metas e objetivos da empresa.

Qual a Química Jr. usa, e por quê?

Organograma da Química jr.

Uma vez que a estrutura organizacional de uma empresa está diretamente conectada a sua estratégia e envolve diversos aspectos, tanto humanos quanto jurídicos e financeiros, é fundamental que ela seja construída de forma a garantir o funcionamento das operações e a sustentabilidade.

A estrutura organizacional da Química Júnior é linear, porém, horizontalizada. Isso significa que todos os cargos são igualmente reconhecidos, o que muda são as funções e as atribuições de cada um, sendo que as diretorias são responsáveis pela estratégia da empresa, as coordenadorias pela tática e as assessorias pelas atividades operacionais.

Esse modelo de estrutura organizacional tem se mostrado muito assertivo e eficiente, afinal, permite que o fluxo de informações e dinâmica de processos seja facilitado, uma vez que os repasses e comunicados são passados entre os membros sem burocracia e de forma muito mais direta, agilizando nossas operações e criando um clima organizacional positivo para nossos colaboradores.

Com um clima organizacional positivo, a satisfação dos nossos colaboradores em trabalhar para trazer as melhores soluções para o mercado é impulsionada e, consequentemente, podemos oferecer aos nossos clientes a melhor experiência em serviços e atendimento.

A partir dessa estrutura geral, os departamentos são desenvolvidos estrategicamente para realizar as atribuições, sendo assim, contamos com 4 departamentos:

Diretoria da Presidência

Visto que a estrutura organizacional da Química Jr é horizontal, temos que o presidente da empresa em conjunto com os coordenadores, de parcerias e institucionais, são responsáveis por cuidar da imagem da empresa e das relações externas da mesma. São eles que estão em constante contato com stakeholders, parceiros e pessoas relacionadas a instituição de ensino.

Deste modo, é possível observar que dentro da empresa não há uma hierarquia em forma de pirâmide, onde o presidente está no topo e abaixo estão o restante dos funcionários de acordo com seus cargos. Na Química Jr há o trabalho das diretorias que em conjunto lideram seus departamentos, procurando sempre traçar estratégias para que a empresa e seus membros sejam alinhados e motivados, e assim incentivar todos a serem sua melhor versão para juntos atingirem as metas estabelecidas.

Diretoria da Vice-Presidência

Composto por um(a) diretor(a), dois coordenadores e três assessores, esse departamento é responsável por todas as operações internas da Química Júnior. Sendo assim, é responsabilidade do diretor o planejamento estratégico, a manutenção da cultura e do clima organizacional, a organização dos processos internos, recrutamento e seleção, entre outras atribuições.

Enquanto a coordenadoria de Administrativo Jurídico Financeiro é responsável pela organização e elaboração de documentos, transparências das finanças e fluxo de caixa, bem como assegurar a sustentabilidade da organização. E a coordenadoria de Gestão de Pessoas se encarrega do auxílio na manutenção do clima organizacional, análises de desempenho, engajamento e motivação dos colaboradores, do desenvolvimento dos mesmos e também pelo endomarketing, atividade fundamental para gerar uma boa imagem da empresa perante nossos colaboradores, culminando em uma maior satisfação e redução de turnover.

Diretoria de Projetos

Composto por um(a) diretor(a), um(a) gerente e 4 assessores, é o departamento responsável por tudo que envolve os projetos da empresa, desde a viabilidade até a execução e precificação. Cada um dos cargos tem suas funções muito bem definidas. Por exemplo, quando recebemos um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o departamento de projetos se organiza para a realização das duas fases, designando um líder de comissão e as pessoas que participarão.

Dessa forma, é dever da diretoria trazer as estratégias e insumos para que o departamento esteja preparado para esse projeto, bem como acompanhar os membros para garantir a alta performance. A gerência se encarrega de coordenar a execução do P&D, desde a montagem da proposta até a coleta de feedbacks para garantir a qualidade, além de auxiliar a diretoria com as estratégias. A partir disso, cabe aos assessores efetuarem todas as etapas, desde a participação na primeira reunião diagnóstica, até a análise da viabilidade e entrega. Além disso, o departamento de projetos, juntamente com o departamento de vendas, é responsável por liderar a comissão de inovação que temos na Química Júnior, estudando as necessidades do mercado e buscando formas de satisfazê-las.

Diretoria Comercial

O departamento comercial da Química Jr tem como principal função cuidar da prospecção passiva e ativa dos produtos da empresa, garantindo assim a venda de nossos serviços.

Até o ano de 2019 a área da Química Jr. que cuidava da parte comercial da empresa era dividida em dois departamentos, um voltado para vendas e outro para marketing, essa divisão provocava algumas problemáticas, como a falta de comunicação e transparência entre os departamentos e o trabalho muito individualizado de cada área sem um alinhamento para planejar estratégias em conjunto.

Pensando em sanar essas dores, através da pesquisa sobre a organização de outras empresas juniores foi decidido unificar esses departamentos, criando assim o atual departamento de comercial que trabalha com as coordenadorias de vendas (prospecção ativa) e comunicação (prospecção passiva). Com essa mudança o trabalho das coordenadorias passou a ter, gradativamente, ações com um foco em comum. Esse maior alinhamento entre ambas as frentes do departamento possibilitou que os membros trabalhassem de forma mais assertiva, buscando sempre os melhores resultados para ajudar nas metas da empresa.

A prospecção de P&D pode ser utilizada como um exemplo da atuação conjunta das coordenadorias de comercial. Enquanto vendas explora a prospecção ativa, analisando a melhor forma de abordar um lead, comunicação trabalha em conteúdos para nutrir as redes sociais e o blog da empresa, ampliando a nossa visibilidade sobre o assunto e fornecendo materiais que podem ser utilizados como follow-up pelos membros de vendas. Dessa forma, ambas as frentes trabalham em conjunto para atingir um mesmo objetivo.

Membros da empresa comemorando, virtualmente, o título de penta alto crescimento

#TeamQJ ????

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