Gestão e Desenvolvimento

Clima organizacional: as percepções que levam ao sucesso

Homem trabalhando em um escritório

Você já parou para pensar se a sua rotina é organizada? E seu negócio é organizado? Como sua equipe vê a sua empresa hoje? A Química Júnior convida a você a um bate papo sobre clima organizacional que hoje vem ganhando cada vez mais visibilidade dentro de empresas. Mergulhe nesta leitura.

Contextualização Histórica

O conceito de clima organizacional vem ganhando força dentro de empresas na atualidade, todavia nem todos sabem que as primeiros práticas referente a esta estratégia foram adotadas a partir de 1930 e ganharam mais força em 1960 quando se propôs uma nova perspectiva de administração de empresas.

Ao buscar explicações para o desempenho do trabalho humano dentro das empresas, construiu-se uma metodologia que se baseia nos aspectos relevantes do cotidiano, como liderança, satisfação, ética e motivação para identificar pontos positivos e negativos. Com base nesta “pesquisa”  foi possível buscar o aperfeiçoamento para manter um bom nível de produtividade e corrigir os erros. Você pode também medir o desempenho do seu negócio aplicando outros métodos e criar hábitos com o seu time para que ele se desenvolva.

Equipe de trabalho discutindo ideias

Com o passar dos anos, esta técnica foi aprimorada e vários métodos de coletas destas percepções foram desenvolvidos. Em conjunto, na prática, o que se observou foi que existe relação clara e direta entre a organização do ambiente de trabalho em aspectos físicos e psicológicos com a capacidade de inovação,a produtividade, a sustentabilidade e de modo consequente, influência diretamente no lucro. Ou seja, o quão mais saudável e organizado o negócio maior a garantia do sucesso.

O que é Clima Organizacional?

As tarefas que acontecem no dia a dia das organizações, envolvem a tomada de decisões, execução das funções de cada colaborador ou equipe, que consequentemente envolve conversas entre os membros da empresa e também diferentes comportamentos de cada pessoa envolvida. Esses são fatores que constituem uma atmosfera psicológica denominada clima organizacional. Esse ambiente psicológico consiste em uma percepção coletiva sobre a organização, essa impressão define padrões de estados da organização, caracterizando a organização com um bom ambiente de trabalho ou não.

Dessa forma, define-se clima organizacional como sendo as percepções dos colaboradores de uma empresa a respeito do ambiente psicológico dela.

Arte ressalta os problemas envolvendo o psicológico do homem

No cotidiano das empresas, algumas atividades servem como métricas para estabelecimento de um clima organizacional satisfatório ou não, como por exemplo: os comportamentos dos colaboradores entre si, as conversas que acontecem no ambiente de trabalho e principalmente a relação que a instituição estabelece com seus funcionários. Dessa forma, as percepções coletadas são baseadas no ambiente psicológico criado principalmente por essas atividades.

Quais são as vantagens de se aplicar essa metodologia?

O clima organizacional atua como indicador de satisfação das pessoas que compõem o quadro de membros da empresa com o ambiente de trabalho gerado pela organização. É importante coletar essa percepção devido a grande influência que pode exercer.

Dentre os fatores importantes que o clima organizacional pode afetar, estão listados abaixo os principais:

– Melhora a produtividade;

– Desperta e promove líderes;

– Reduz custos;

– Promove o Feedback;

– Permite o Planejamento de Carreira dos membros.

Como o clima organizacional afeta em cada um desses fatores?

Esse conceito diz respeito a percepções do time da empresa relacionadas à satisfação, dessa forma, quando possui um ambiente de trabalho positivo e favorável para os colaboradores, o rendimento desses aumenta.

Isso acontece porque o motivo de satisfação e engajamento é alto, portanto os colaboradores produzem mais e de uma melhor forma. Impactando também na redução de custos, já que a produção tende a acontecer de maneira otimizada.

Um clima organizacional favorável traz um maior conforto e melhor relacionamento entre os colaboradores, favorecendo o ambiente de feedback, visto que cria-se um ambiente de colaboração maior entre os funcionários.

A partir desse clima favorável entre os membros da empresa, amplia-se o desejo e a vontade de crescimento de cada um, inspirando novos líderes a continuarem no local onde se agrega tanto positivamente a eles.

Como saber como está o clima organizacional da minha empresa?

Como saber se o clima está agradável, se necessita de melhorias e quais melhorias devem ser feitas?

Para se obter todas essas respostas, uma ferramenta poderosa pode auxiliar muito: a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO).

Essa pesquisa consiste numa série de perguntas a serem feitas para cada um dos membros da empresa, diagnosticando a empresa através de uma coleta das percepções dos membros sobre o próprio quadro de membros (se os comportamentos ou falas estão impactando de forma positiva), e também da gestão da empresa para os membros.

Através dessa ferramenta, o aplicador dela pode sentir o ambiente psicológico da empresa através de outros olhares, facilitando o diagnóstico de problemas causadores de uma atmosfera não tão boa para o trabalho, bem como coletando possíveis sugestões de melhorias.

Clima Organizacional x Cultura Organizacional

Apesar de serem conceitos que dizem respeito ao interno da organização, possuem grande diferença, e é fundamental conhecer a diferença entre eles. A partir do entendimento desses pode-se construir um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Ambos os conceitos confundem-se devido a influência que exercem entre si, além de impactarem diretamente na produtividade da empresa e no desempenho dos colaboradores.

Clima organizacional fundamenta-se como a atmosfera psicológica da empresa, sendo essa formada principalmente pela relação e do comportamento dos colaboradores entre si no ambiente de trabalho, já cultura organizacional consiste num conjunto de diretrizesvalores e comportamentos que representam o funcionamento da organização em questão através da vivência dos seus colaboradores.

A cultura consiste em uma das coisas mais poderosas e importantes dentro de uma empresa, visto que influencia nos comportamentosfalas e reações, pensamentos dos membros daquela determinada instituição. Uma cultura organizacional bem estabelecida é composta por artefatos que representam ela, bem como comportamentos e ideologias vividos dentro da empresa pelas pessoas que nela trabalham.

No entanto, algumas culturas são definidas através de padrões de comportamentos e falas pelos membros das equipes daquela empresa. Dessa forma, observa-se que quando novos colaboradores tentam se afastar desses padrões, se torna evidente que eles não se enquadram para compor o quadro de membros daquela organização.

Reunião empresarial de alinhamento de ideias

Quando algum colaborador, ou um grupo deles, não está alinhado a cultura da empresa, podem haver conflitos decorrentes desse desalinhamento, podendo ser conflitos ideológicos ou comportamentais. De qualquer maneira, o desalinhamento com a cultura é visto como fato que afeta diretamente o clima organizacional, devido às divergências que podem causar insatisfação nos demais integrantes da empresa.

O clima organizacional gera uma série de sensações, podendo ser positivas ou negativas, e pode ser usado como métrica para averiguar a eficácia da cultura na empresa. Como por exemplo, uma cultura que não faça sentido para aquela organização pode ser percebida como inadequada quando o clima organizacional dessa instituição não tiver como percepções coisas boas.

A diferença cultura e clima organizacional se dá com os focos de trabalho que possuem. A cultura se conecta diretamente com o propósito da empresa, moldando comportamentos, falas, crenças e valores de todas as pessoas que constituem aquela organização. Já o clima se liga inteiramente aos sentimentos e percepções que os colaboradores têm do ambiente de trabalho no qual estão inseridos.

Exemplos de Clima Organizacional

Como já citado, hoje muitas empresas investem na sustentabilidade no ambiente de trabalho. A Google é um exemplo de clima organizacional a ser seguido. Através das pesquisas, a multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos, conseguiu se destacar nos seguintes feitos:

– Construção de ambientes mais agradáveis.

– Cultivaram o senso de liderança, autonomia e liberdade.

– Proporcionaram espaços e horários flexíveis de trabalho.

– Proporcionam treinamentos e formas de lazer.

Mulher segurando um tablet com o campo de busca da Google)

Baseando-se nos métodos da pesquisa de clima, certamente após diversas análises os gestores perceberam a necessidade de adaptar o ambiente para o sucesso, no entanto, tal fato não se limita apenas em mudanças no espaço físico por exemplo.  A prática da cultura organizacional está alinhada também a área de cultura organizacional. Alinhado também com a prática da cultura organizacional temos o endomarketing.

O Endomarketing é uma estratégia de marketing que consiste em investir nas ações internas da empresa. Também chamado de Marketing Interno, é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a imagem da empresa em meio aos seus colaboradores através do investimento nos mesmos. Logo, conclui-se que é fundamental esta estratégia visto que eles possuem contato diário com todos os processos e isso os qualifica para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

Você já ouviu em falar em 5S? O cinco sensos hoje são uma das maiores ferramentas para alavancar o seu negócio. Entre outros benefícios, o que vemos nesta metodologia é a organização. Através deste senso cria-se uma cultura de organização que proporciona resultados como diminuição do estresse, tempo para cuidar devidamente da saúde, uma flexibilidade nos horários e o principal: a sustentabilidade do ambiente.

Gostou? A Química Júnior oferece esse serviço e agora te presenteia com um e-book sobre os 5 sensos: E-book GRÁTIS sobre o 5S e caso você queira saber um pouco mais, entre em contato conosco.

12 comentários sobre “Clima organizacional: as percepções que levam ao sucesso

  1. I like the valuable information you provide in your articles.
    I’ll bookmark your weblog and check again here frequently. I am quite sure I’ll learn plenty of new
    stuff right here! Good luck for the next!

  2. My programmer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on various websites for about
    a year and am concerned about switching to another platform.

    I have heard excellent things about blogengine.net.
    Is there a way I can transfer all my wordpress
    content into it? Any kind of help would
    be really appreciated!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *