O impacto do setor químico no Brasil
A indústria química é um dos segmentos de atuação mais amplos do mercado, uma vez que atende a todos os setores de mercado. Esse campo de atuação é tão forte no Brasil que nos coloca entre os 10 maiores do mundo de faturamento líquido de indústrias química mundial, movimentando cerca de US$ 106,7 bilhões em 2018.
Atualmente, o Brasil conta com 961 fábricas de produtos químicos de uso industrial, sendo que dentre elas, 535 estão localizadas no estado de São Paulo, tornando o impacto ainda mais expressivo nesta região.
A atuação do setor químico em diversas áreas e setores, o torna responsável por criar soluções sustentáveis de preservação do planeta, melhora da qualidade de vida e impacto na transformação e inovação do setor industrial brasileiro.
Sendo assim, nosso cotidiano também está diretamente atrelado à indústria química, uma vez que consumimos frequentemente produtos provenientes das segmentações ligadas à esse setor nos nossos alimentos, nossas roupas, casas e meios de locomoção, abrindo cada vez mais possibilidades de crescimento desse mercado e exigindo cada vez mais qualidade e inovação para impulsionar a competitividade no mercado e expandir a variedade de serviços e produtos, além de impactar fortemente com a geração de empregos para o país.
Mas, o que exatamente o setor químico faz?
Como dito anteriormente, a indústria química atua nos mais diversos segmentos, como por exemplo:
- Produtos de usos industriais
- Petroquímica
- Produtos fármacos
- Fertilizantes e pesticidas
- Saúde e higiene pessoal
- Perfumes e cosméticos
- Produtos de limpeza
- Produtos agrícolas
- Tintas, esmaltes e vernizes
- Fibras
- Polímeros
- Setor automobilístico
Entre outros.
Dessa forma, o setor químico pode atuar com inúmeros serviços para atender as demandas de outros setores, entre esses serviços podemos citar:
- Fornecimento de matéria prima
- Análise e controle de qualidade
- Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos
- Sustentabilidade e impacto ecológico
- Desenvolvimento de tecnologia
- Consultorias
- Desenvolvimento de projetos
- Tratamento de resíduos
Com esse vasto campo de atuação, a indústria química vem tomando cada vez mais espaço no mercado, uma vez que a inovação é fator decisivo para elevar a competitividade de uma empresa, a busca constante por tecnologias inovadoras e descobertas de ferramentas e produtos se faz muito presente nesse ramo. Dessa forma, temos como principais fatores a otimização de processos para aumentar a agilidade de produção e solucionar problemas de forma rápida e eficaz.
Por que você deveria investir e ter atenção ao setor químico?
O setor químico brasileiro se caracteriza como uma balança comercial deficitária, ou seja, importamos muito mais insumos químicos do que exportamos. Esse panorama faz com que consigamos enxergar uma ótima área para expansão das atividades química, com um alto potencial de crescimento, uma vez que temos uma alta demanda pelos produtos químicos.
A indústria química pode ser, atualmente, dividida em 2 classificações:
- Commodities: se caracterizam pela grande produção e especificações bem padronizadas. Dentro delas, podemos citar como exemplo: componentes orgânicos básicos e inorgânicos básicos.
- Especialidades: se caracterizam pela produção mais concentrada, onde atende diretamente uma especificidade do cliente. Dentro dessa classificação possuímos os polímeros especiais, catalisadores e aditivos.
Analisando as classificações, percebemos que tanto as commodities como as especialidades tem uma grande demanda, uma vez que são produtos essenciais para a nossa vivência!
Sendo assim, o panorama de alto crescimento se comprova, quando consideramos que em 2017 ocupamos o oitavo lugar no setor mundial de maior faturamento líquido de indústrias químicas do mundo.
Logo, ao investir no setor químico, estaremos não só contribuindo para a balança comercial do nosso país, mas também na qualidade de vida da nossa população, uma vez que a área química se caracteriza pela fabricação de mais de 70 mil produtos químicos, os quais estão presentes constantemente no nosso dia a dia.
Os principais desafios tecnológicos promissores para inovação:
Entretanto, aliado aos benefícios de se investir em um mercado que possui espaço para expansão, as indústrias acabam enfrentando alguns obstáculos tecnológicos quando o assunto é inovação no setor químico. Dentre esses fatores, podemos citar:
- Atração de empresas locais e internacionais, a fim de gerar oportunidades de investimentos;
- Captação de incentivos governamentais para desenvolver produtos e tecnologia para o setor com maior potencial de crescimento nacional;
- Obstáculos com a infraestrutura e logística do nosso país;
- Alto custo para investimentos no Brasil;
- Esvaziamento das cadeias produtivas.
Aliado ao fatores acima citados, temos o desafio do desenvolvimento científico que impacta diretamente o setor químico. Tal desenvolvimento ocorre nas nossas universidades públicas, que atualmente vem sofrendo com a escassez de recursos para gerar ainda mais inovação e impacto social no nosso país. Para saber mais sobre os impactos da nossa universidade, você pode clicar aqui e conferir!
Alguns dos principais desafios tecnológicos podem ser listados a seguir:
- Cosméticos: biodiversidade para obtenção de produtos químicos de origem natural;
- Defensivos: desenvolvimento de defensivos de base natural e com menos impacto ambiental;
- Aditivos alimentícios: para albuminas procurar alternativas operacionais e tecnológicas para superar a fragmentação da matéria prima
Mais exemplos e informações você pode encontrar aqui!
Portanto, percebemos que essa deficiência nos centros tecnológicos impacta diretamente nos desafios que as novas indústrias terão que lidar. Visando ajudar as empresas, nós da Química Júnior oferecemos auxílio na etapa de construção de um novo produto, de alto impacto tecnológico e social. Para saber, como nós podemos te ajudar,é só clicar aqui!