Como a Química Júnior pode ajudar no desenvolvimento de produtos de limpeza sustentáveis?

Como a Química Júnior pode ajudar no desenvolvimento de produtos de limpeza sustentáveis?

Os produtos de limpeza, atualmente, consagram-se como um dos mercados mais promissores mundialmente e no Brasil não é diferente. No ano de 2022, o Brasil ocupou a posição de quarto maior mercado global de produtos de limpeza, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Imagem ilustrativa de lavagem de roupas

Além disso, segundo o Euromonitor International, as vendas desse tipo de produto totalizaram US$ 6,9 bilhões em 2022 e prevê-se que até 2027 haja um crescimento de 35% nesse consumo.

Por que houve um aumento no consumo de produtos de limpeza?

O motivo para o aumento de interesse nesse setor foi principalmente a pandemia do Covid-19, que fez com que mais pessoas começassem a usufruir desses produtos para combater a doença. Porém, dentro dessa área, um nicho com alto crescimento é o de produtos para lavagem de roupas (sabão em pó e amaciante), uma vez que houve um aumento de gastos com vestuários caros e mais sensíveis. Portanto, as empresas desse ramo estão em vantagem, uma vez que a demanda por esses produtos está alta.

Entretanto, é de suma importância entender o que os consumidores esperam ao comprar esses produtos para satisfazer as necessidades deles.

Ao comprarem produtos de limpeza, uma pesquisa realizada indicou que existem alguns fatores que impulsionam na hora do cliente escolher um item. Entre esses fatores, destacam-se as fragrâncias e as embalagens sustentáveis.

Em relação as fragrâncias, os consumidores optam por cheiros com quais possuem uma conexão emocional, geralmente sendo preferidos cheiros mais suaves e florais de lavanda, e mais especificamente, no mercado de produtos para lavagem de roupas, há uma maior procura por mercadorias com uma maior durabilidade das fragrâncias.

Também é levado em conta a sustentabilidade, ou seja, se a empresa demonstra ter preocupação com o meio ambiente e se o produto possui agentes químicos que não prejudicam a natureza. Isso se deve ao fato de que, hoje em dia, há um maior interesse da comunidade em relação ao cuidado com o meio ambiente e em como realizar pequenas mudanças para ajudar nessa causa, como a compra de produtos sustentáveis.

Impacto das embalagens dos produtos de limpeza no meio ambiente

Contudo, os consumidores também se deparam com alguns problemas com esses produtos. Em relação aos amaciantes de roupas, as principais reclamações referem-se ao impacto na saúde e no meio ambiente, além de algumas fragrâncias não fixarem.

Quanto à saúde, existem alguns amaciantes que contém ingredientes que são nocivos, como os quaternários de amônio, que podem causar reações alérgicas e irritações de pele. Ademais, outros compostos como os alquilfenóis etoxilados são tóxicos tanto para a água quanto para a vida aquática. Por isso, os clientes optam por amaciantes que não possuem esses ingredientes.

Por conseguinte, outra reclamação comum é o fato de que alguns amaciantes não deixam aquele cheiro agradável por muito tempo nas roupas, fazendo com que as pessoas deixem de usar esse produto por não sentirem muita diferença. Diante disso, não atendendo o terceiro tópico do texto “4 Características de um produto de limpeza de sucesso”.

Toxidade dos produtos de limpeza

Como a Química Jr pode ajudar?

Como dito acima, os amaciantes de roupa são produtos de limpeza de uso domiciliar, cuja função é amenizar a desordem das fibras dos tecidos causadas pelo sabão. Além de proporcionar a sensação de maciez, provocam os sentidos olfativos, trazendo frescor e cheiro agradável às roupas. A utilização do sabão para lavagem das roupas, reduz as fibras das superfícies do tecido a um estado de desordem, produzindo a sensação de rispidez. Durante a secagem em temperatura ambiente, as fibras tendem a se tornar ainda mais ásperas.

Portanto, considerando os componentes químicos dos sabões e dos amaciantes e seus propósitos individuais, e após feita uma pesquisa, é possível formular um produto que limpe e amacie ao mesmo tempo.

Sendo assim, a Química Jr. possui projetos de P&D (pesquisa e desenvolvimento), que faz análises nos melhores laboratórios do Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Elaboramos métodos para deixar os produtos mais verdes. Agende uma conversa conosco para que possamos identificar problemas que sua empresa possa estar vivenciando e ajudá-la a superá-los de forma totalmente personalizada para o seu negócio.

Entre em contato conosco.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos

Meio Ambiente e Vida Sustentável

Indústrias que mais geram resíduos

Um dos temas mais abordados na atualidade é a poluição e a geração de resíduos, sendo que grande parte desses