Indústrias que mais geram resíduos

Um dos temas mais abordados na atualidade é a poluição e a geração de resíduos, sendo que grande parte desses tem como origem as indústrias.

As indústrias com a má gestão de resíduos criam um impacto negativo ao meio ambiente como a poluição do ar, aquecimento global, destruição da flora e fauna e contaminação de água.

Por menos óbvio que parece ser a indústria têxtil é uma das grandes poluidoras. Para ter noção do tamanho do impacto, um relatório do Programa da Nações Unidas para o meio ambiente (Pnuma) divulgado em 2020, traz que a  produção de uma calça jeans consome, em média, 3.789 litros de água.

Grande parte da água consumida e contaminada com os resíduos das indústrias, não passa por tratamento e nem descarte em local adequado. Desse modo, como consequência dessa má gestão de resíduos ocorre a poluição de manancias e rios, que portanto afetam diretamente toda a fauna.

As empresas petroquímicas geram resíduos poluentes no ar e liberam vários gases que são responsáveis pelo efeito estufa. Além de contaminarem a água com resíduos orgânicos como óleos e graxas, há também a contaminação do solo devido a inúmeros vazamentos recorrentes.

Óleo vegetal derramado no solo após vazamento de um tanque.

Indústrias alimentícias são grandes responsáveis pela emissão de poluentes, direta e indiretamente. Desde a limpeza dos lugares onde de produção do alimento até os pesticidas e herbicidas usados.

A água de lavagem que pode estar contaminada com laticínios, sangue, gordura de animais e ou restos de alimentos, nem sempre passa por tratamento adequado, decorrendo assim na poluição de rios e córregos.

Cenário atual: Desenvolvimento sustentável 

É importante compreender que toda mudança que a humanidade causa, gera impactos ambientais, algumas em menor grau que outras. Devido ao aumento da poluição desde o século XIX com a Revolução Industrial, a mesma acaba por se dividir em categorias. As indústrias são em grande parte responsáveis pela poluição atmosférica e hídrica, devido a resíduos descartados de forma inadequada.

No entanto, as indústrias são essenciais para a sociedade, pois são a maior fonte de geração de empregos. Mas é possível ajustar a sustentabilidade nesse setor. Uma das formas é o planejamento de resíduos sólidos, em que é feita a coleta dos resíduos de forma seletiva, e até mesmos a sua reutilização.

As indústrias fazem parte do desenvolvimento de uma nação, e esse desenvolvimento pode ser sustentável, um produto que ao ser elaborado de uma forma que causa o menor impacto ambiental, tem maior credibilidade ao ser divulgado.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos