Como criar um produto que não existe?

Os desafios do mercado

O desenvolvimento tecnológico impacta a vida de qualquer pessoa e a forma como interagimos com o mundo. Tem cada vez mais transformando e facilitando a nossa vida cotidiana, basta olharmos ao redor que nos deparamos com produtos como smartphones, tablets etc.

Atualmente, as relações de consumo geram aumento na disputa por mercado consumidor e, consequentemente, para destacar-se há a necessidade por investimento em diferenciais competitivos. Intensificar a cultura de inovação e desenvolvimento de tecnologias em novos produtos, serviços e processos significa ter vantagem no mercado.   

Primeiro passo: tenha uma ideia

Na hora de desenvolver um novo produto, a ideia é o começo de tudo. Pense sobre o que mais te incomoda no dia a dia, ouça as necessidades e reclamações de pessoas ao seu redor, considere suas próprias experiências. Todos esses contextos trarão para você ideias diversas, que muitas vezes em primeiro momento parecem não fazer sentido algum.

Mas ao invés de descartá-las e guardá-las na gaveta, as amadureça. Quando se pensa em produtos inovadores e as mais variadas possibilidades de inovação no mercado, muitos associam isso unicamente ao desenvolvimento de produtos complexos.

E na verdade subestimar o papel das coisas simples é um erro, inovar é suprir uma necessidade do mercado consumidor, trazendo junto um melhor desempenho.  Acredite na sua ideia e lembre-se, é hora de arriscar.

A ideia é a primeira etapa para o processo de pesquisa e desenvolvimento.
A ideia é a primeira etapa para o processo de pesquisa e desenvolvimento.

Procure validar essa ideia

Com a ideia em mente, o próximo passo é validar essa ideia. Verificar se realmente faz sentido, se já existem produtos assim no mercado e planejar. Pode parecer complicado mas a melhor forma de aplicar isso é através de uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado nada mais é do que uma ferramenta que possibilita o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento. Com o objetivo de gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas. 

pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado.

Para essa etapa é importante iniciar a procura por profissionais qualificados que irão te ajudar a fazer isso de maneira qualificada, empresas de consultoria como nós a Química Jr. ou empresas de pesquisa de mercado podem ser bem úteis nesta etapa, já que todo o restante do processo dependerá do sucesso da pesquisa, afinal um bom produto inovador deve iniciar com um bom planejamento estruturado e totalmente baseado em fatos.

Estudos estatísticos também podem ajudar!

Busque por profissionais capacitados

Como dito anteriormente, a ajuda profissional será bem vinda e é exatamente esse o passo mais importante para o sucesso do seu produto ou ideia, pois, dependendo da área que o envolve, ele só poderá ser executado por profissionais.

profissional qualificada
Profissional qualificada.

O processo de pesquisa e desenvolvimento pode parecer longo e complicado, mas o fato é que com a ajuda de profissionais especializados ele pode se tornar bem simples.

Exemplificando… 

Imagine que você tem uma super ideia, totalmente inovadora como por exemplo um creme para cabelos 10 em 1, que suprirá todas as necessidades do seu público alvo e com isso você quer investir nessa ideia.

produto de inovação
Produto de inovação.

 

O primeiro passo já foi dado e depois de concluir que é uma excelente ideia o passo mais importante é procurar por profissionais da área que possam aplicar.

Como nesse exemplo o mais interessante é contratar uma empresa química/ farmacêutica de consultoria que irá realizar todo o processo de desenvolvimento, pois como sabemos produtos como esses devem passar por uma série de testes químicos e farmacológicos que só podem ser realizados por profissionais capacitados seguindo as leis e os padrões estabelecidos.

Por isso é tão importante a busca por alguém da área, seja ela qual for, pois somente o profissional irá executá-la com qualidade garantindo o sucesso da sua ideia.

E como ocorre esse processo? A pesquisa e desenvolvimento pode levar de 3 meses a 1 ano dependendo da dificuldade do seu produto/ ideia, isso porque envolve uma série de fatores como por exemplo:

  • Pesquisa na literatura recomendada
  • Testes do seu produto
  • Validação dos resultados
  • Estudo estatístico
  • Apresentação dos resultados

Mas saiba que se for realizada por profissionais qualificados e de excelência, esse  processo pode ser um pouco mais rápido e com toda certeza terá ótimos resultados para você. 

Equipamentos modernos para desenvolvimento de novos produtos
Equipamentos modernos para desenvolvimento de novos produtos.

A Química Jr. e o P&D 

Tem uma ideia de desenvolvimento de um novo produto e não sabe por onde começar? A Química Jr., com 27 anos de atuação no mercado, vem ajudando micro e pequenos empreendedores a transformar ideias de novos produtos em realidades. De forma a torná-los competitivos no mercado. 

O serviço de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Química Jr. conta com auxílio de professores do Instituto de Química da UNESP que possuem experiência e vasto conhecimento no assunto. Ficou interessado em conhecer o nosso serviço de P&D, entre em contato com a gente! Para saber mais sobre a etapa do desenvolvimento em um serviço de pesquisa e desenvolvimento, clique aqui.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos