Entenda de uma vez a etapa do desenvolvimento em um P&D

Entenda de uma vez a etapa do desenvolvimento em um P&D

O que é o Desenvolvimento?

Ao pensar na palavra desenvolvimento, temos como definição “crescimento e progresso”. Sendo assim, o conceito de desenvolvimento científico é algo mais completo, coordenado e sustentável baseado nos interesses do ser humano.

P&D é a sigla para Pesquisa e Desenvolvimento, resumidamente, a pesquisa é uma parte extensa, onde encontra-se a teoria e todas as análises necessárias( regulamentação nacional, bibliografias, patentes, conceitos iniciais e consulta a professores especialistas) para a próxima etapa. A segunda parte é o desenvolvimento do projeto em si, que consiste em colocar em prática todo o conhecimento adquirido e estratégias traçadas durante a pesquisa.

Saiba mais sobre pesquisa científica aqui.

Por que sua empresa ou seu negócio deveriam investir em P&D?

Falamos anteriormente sobre o significado de desenvolvimento e resumidamente sobre cada uma das etapas. Agora, a palavra é inovação, indispensável nos tempos atuais, e isso é exatamente o que a pesquisa e desenvolvimento proporciona. Não é uma atividade de lucro imediato, porém é um investimento importantíssimo e que traz o diferencial necessário para sua empresa e/ou negócio.

Você sabe a diferença entre P&D e consultoria? A Química Jr sabe explicar : P&D X Consultoria

São exemplos de possibilidades com pesquisa e desenvolvimento:

  • Desenvolvimento de um novo produto;
  • Adicionar mais produtos no seu portfólio;
  • Melhorias em um ou mais produtos já existentes ;

As empresas e negócios que entendem a importância do P&D estão em constante inovação, por isso, sempre no topo da competitividade do mercado.

investir em desenvolvimento é muito importante para seu negócio

Visto isso, diante de toda a parte teórica pesquisada, formulada e raciocinada na etapa de Pesquisa (você pode conhecer a pesquisa científica da Química Júnior aqui), por que é tão importante que ocorra posteriormente a etapa de desenvolvimento científico?

É na parte do desenvolvimento que colocamos todo o conhecimento adquirido na etapa anterior em prática, a fim de observar e analisar se o que foi pensado em teoria corresponde e se concretiza no desenvolvimento do produto. Desse modo, conseguimos observar possíveis problemas que possam aparecer durante a produção, a fim de estudá-los e consertá-los antes de ser entregue ao cliente.

É nessa etapa também que averiguamos se a qualidade do produto final supre as nossas expectativas e condiz com o que foi proposto pelo cliente, para que ele possa ter o melhor produto possível em mãos.

A partir disso, conseguimos ter a certeza de que estaremos entregando uma formulação e composição de qualidade e eficiência aos nossos clientes, para que assim eles possam utilizar dessas informações para fabricar seu produto sem medo de que haja problemas antes, durante e após o processo de confecção.

Como funciona o processo de desenvolvimento científico da Química Jr.?

Na nossa empresa, nós contamos sempre com o auxílio de professores, técnicos de laboratório e pós-graduandos do Instituto de Química da UNESP. Na etapa de desenvolvimento dos nossos projetos, por eles possuírem uma maior experiência no assunto e um maior conhecimento técnico, eles nos acompanham, em espécie de mentoria, para que realizemos os procedimentos de maneira mais assertiva. Assim, eles nos ajudam a realizar:

  • Experimentos e procedimentos em laboratórios do Instituto de Química, seguindo sempre as normas de segurança e uso, nos auxiliando em como melhor manusear os equipamentos, onde conseguir os reagentes necessários para a tarefa e como realizar o desenvolvimento científico do produto almejado de maneira mais fácil, ágil e assertiva;
  • Testes de eficácia e qualidade do produto final adquirido;
  • Scale up para que o produto possa ser produzido em escala industrial.

realizamos o desenvolvimento científico nos laboratórios do Instituto de Química

Dessa maneira, conseguimos desenvolver um relatório com todos os procedimentos usados no desenvolvimento do produto. O relatório ainda contêm seus parâmetros químicos e possíveis observações feitas durante a tarefa, para que o cliente possa aplicá-los sozinho para a produção do produto. Ademais, é entregue ao cliente uma amostra do produto final, para que seja possível uma validação de suas expectativas acerca do projeto.

Com isso, junto aos procedimentos de pesquisas feitos anteriormente, a etapa de desenvolvimento científico completa o nosso projeto P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), que oferece aos nossos clientes uma solução personalizada e completa, que conta com a ajuda de profissionais renomados do Instituto de Química da UNESP, para que assim você possa seguir adiante com suas ambições acerca do produto em questão. Ficou interessado? Venha conversar com a gente! Para saber mais sobre nosso serviço de P&D, basta clicar aqui! Obrigado pela leitura!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos