Meio Ambiente e Vida Sustentável

Impactos do descarte errado do lixo

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sustentabilidade e estratégias para reduzir a emissão de carbono no planeta. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha a neutralização de carbono. Acesse e garanta logo o seu!

O planeta e a sustentabilidade

O planeta é constituído por diversos biomas, microclimas e organismos vivos. Para seres humanos conviverem em harmonia com a natureza, necessita-se da Sustentabilidade, uma vez que ela une a ética e responsabilidade em diversas atividades. Ela é transdisciplinar, ou seja, afeta muitas áreas simultaneamente. Assim, focando mais na ecológica, ela ajuda a preservar os recursos naturais, de forma a evitar o seu esgotamento. Sendo assim, um dos atos que devemos repensar, no nosso dia a dia, é como se realiza o descarte do lixo corretamente. 

Impactos do descarte incorreto

A química verde busca recuperar a qualidade do meio ambiente, e para isso tem como um de seus pilares o descarte adequado dos resíduos. Dessa forma, ao não se ter conhecimento de como realizar o descarte correto dos resíduos temos como consequência diversos impactos negativos que interferem diretamente na biosfera e na qualidade de vida do homem.

Ao considerarmos o descarte incorreto do plástico e do papel temos os seguintes impactos:

  • Alagamentos e inundações

Quando esses resíduos são jogados em vias públicas e em cursos da água o escoamento rápido das água pluviais é impedido, fazendo com que aumentem as chances de que ocorram enchentes.

  • Aumento da poluição

O descarte incorreto do em vias públicas, em áreas particulares ou em aterros clandestinos podem poluir o solo e os lençóis freáticos, o que afeta a biodiversidade local. Além disso, a saúde pública também pode ficar em risco dependendo do grau de contaminação e do tipo de contaminantes presente no resíduo.

  • Desperdício de dinheiro público

A prefeitura é responsável pelos gastos com a coleta e a destinação final dos resíduos. Assim, o descarte incorreto dos resíduos aumenta a necessidade de limpeza urbana e, consequentemente, os gastos nesse setor também aumentam devido à necessidade de realocar mais verba para realizar a coleta desses resíduos.

  • Desvalorização de imóveis

Locais em que a limpeza urbana não é valorizada perdem valor imobiliário, uma vez que o descarte incorreto favorece a proliferação de doenças e de roedores e insetos e favorecem a formação de enchentes, o que prejudica a saúde e a qualidade de vida de quem habita e frequenta a região.

  • Obstrução de vias públicas

Vias públicas que são alvo do descarte incorreto dos resíduos prejudicam o trânsito de pedestres, ciclistas e veículos. Assim, nessas vias, há o risco de acidentes de trânsito e de quedas ao tropeçar nos resíduos.

  • Prejuízos ao turismo

A limpeza pública é um grande fator na hora de exaltar e vender a imagem da cidade, assim os viajantes mais exigentes preferem viajar para destinos em que a limpeza urbana é valorizada. Dessa forma, cidades que não realizam o descarte correto do lixo tendem a perder visitantes e, consequentemente, a oportunidade de alavancar a própria economia.

  • Saúde pública

Como já foi relatado anteriormente o descarte inadequado de lixo afeta a qualidade de vida da população, uma vez que os resíduos podem contaminar o solo e a água, além de favorecerem a proliferação de insetos e animais peçonhentos. Dessa forma, alguns recipientes são suficientes para formar um criadouro de, por exemplo, mosquitos da dengue, chikungunya e zika.

Outra grande preocupação é o lixo eletrônico. Devido à frequentes inovações tecnológicas, aparelhos eletrônicos considerados obsoletos são rapidamente substituídos por aparelhos novos, gerando um grande volume de resíduos eletrônicos. 

Esses aparelhos são compostos por substâncias tóxicas, como chumbo e mercúrio, e por uma grande quantidade de plástico, metais e vidro, assim eles têm uma forma de descarte especial, sendo diferente do lixo convencional. No entanto, nem todas as pessoas têm conhecimento sobre como realizar o seu descarte corretamente, fazendo com que o seu descarte seja  incorreto e o meio ambiente seja prejudicado.

Assim como os resíduos eletrônicos, os resíduos químicos, aqueles provenientes, principalmente, de indústrias e estabelecimentos de saúde também tem uma forma de descarte específica uma vez que também pode envolver substâncias tóxicas. Desse modo, quando esse descarte não é feito da forma correta esses resíduos podem prejudicar os lençóis freáticos e solo, ocasionando a contaminação e poluição da da terra e de rios.

Qual a importância da sustentabilidade e como aplicá-la? 

Sabe-se que a sustentabilidade é de extrema importância para garantir a sobrevivência dos recursos naturais que estão disponíveis em nosso planeta.

Além disso, ela é responsável por oferecer uma melhor qualidade de vida para a humanidade. Alguns tópicos como a logística reversa e os assuntos mais urgentes para o Meio Ambiente são de extrema importância para ajudar a sociedade adquirir mais conhecimento sobre.

→ Mas como aplicar? 

Existem diversos conceitos que são capazes de auxiliar na execução de ações mais sustentáveis, um exemplo para um descarte do lixo corretamente e mais sustentável socialmente e ecologicamente é o Gerenciamento de Resíduos Sólidos, definido como conjunto de ações que trazem uma solução para o descarte incorreto do lixo, tanto para condomínios, pequenas empresas & grandes corporações. 

Outra alternativa para um mundo mais sustentável, é o Projeto Verde, que possui um enfoque principal na contabilização de carbono emitida pelas indústrias/ empresas e suas filiais. Após a realização dos cálculos, reverte-se as emissões através de plantio de árvores

Vem fazer o seu Projeto Verde com a gente!! Com ele a sua empresa será mais verde e eco friendly. 

E aí, ficou interessada(o) em contribuir com o mundo e deixá-lo mais sustentável?? É só entrar em contato com a gente!!