Os 4 assuntos urgentes para o Meio Ambiente

Os 4 assuntos urgentes para o Meio Ambiente

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sustentabilidade e estratégias para reduzir a emissão de carbono no planeta. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha a neutralização de carbono. Acesse e garanta logo o seu!

Bora pro texto?

A necessidade do pensamento sustentável

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre as mudanças climáticas, extinção de algumas espécies de animais e problemas de saúde na população gerados pela poluição no planeta, não é mesmo? Estes assuntos são recorrentes e a discussão de qual o impacto que a humanidade e seu estilo de vida causam no planeta não é novidade para ninguém, diversas pesquisas relatam o quanto o planeta se transformou desde o início da 1° revolução industrial.

Com isso, diversas medidas protetivas e acordos em relação ao meio ambiente foram tomadas e a forma mais eficaz de reduzir o dano causado ao ecossistema é pensando em sustentabilidade.

Pensamento Sustentável

O que é sustentabilidade?

Quando falamos nesse assunto, pensar de maneira sustentável é ter conhecimento de que os recursos naturais são escassos, que necessitamos dele e é nosso dever preservar o meio ambiente.

Portanto, nossa responsabilidade atualmente é utilizar os recursos disponíveis de maneira eficaz, visando minimizar desperdícios (Já ouviu falar na metodologia 5S?) para que as gerações futuras não sejam afetadas. Porém, sustentabilidade não é só isso, para resolver esse problema iminente não basta apenas plantar árvores ou reciclar o lixo de sua residência ou empresa, é preciso repensar as ações em nosso dia a dia e nos colocarmos como protagonistas da luta pela preservação ambiental.

Os 4 assuntos urgentes

 A transição energética e as energias renováveis:

Os gases de efeito estufa (GEE) são os responsáveis pelo aquecimento da temperatura média da Terra, favorecendo de maneira exponencial as mudanças climáticas já citadas, mas você sabia que 60% da emissão desses gases é devida a demanda energética mundial? Isso exige cada vez mais entendimento de nossas fontes de energia e os danos que elas causam no meio ambiente.

Portanto, é notável o alto crescimento de estudos sobre modelos mais sustentáveis, limpos e com maior eficiência de geração de energia com intuito de construir uma sociedade mais verde.

 A poluição e o impacto na saúde da vida humana:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem dados de que cerca de 90% da população global respira diariamente ar poluído, causando diversas doenças respiratórias, que estão em alta como nunca, chegando a quase 7 milhões de óbitos por ano.

Além disso, a industrialização e globalização contribuíram com as emissões de carbono à atmosfera, principalmente por meio de combustão, que é um tipo de reação comumente utilizado em linhas produtivas ao redor do mundo. Portanto, atualmente a redução da emissão desses gases é tida como meta dentro de diversas organizações privadas e públicas ao redor do globo, visando tornar os meios produtivos mais eficientes e mais sustentáveis.

  Alteração dos oceanos:

Não é apenas a vida terrestre que foi afetada por conta do aumento de emissão dos GEE e resíduos sólidos no mundo. Os oceanos também são impactados por conta das atitudes humanas, por exemplo:

  1.   Enormes quantidades de plásticos no fundo dos mares;
  2.   Águas contaminadas com resíduos líquidos de esgotos;
  3.   Acidificação da água dos oceanos;
  4.   Aumento do nível do mar.

Estes são apenas alguns exemplos de como a vida marinha é afetada pelo desperdício, consumismo e alta emissão de poluentes à atmosfera terrestre. Mais uma vez um sinal vermelho para refletirmos e mudarmos nossas atitudes com o planeta e inclusive tomar medidas protetivas com os oceanos.

Os assuntos trazidos à tona são apenas alguns dos impactos que geramos ao meio ambiente. No entanto, servem como aviso para que nós nos sintamos responsáveis pelo planeta onde vivemos. Assim, devemos tomar atitudes mais sustentáveis para preservar nossos recursos e a vida terrestre.

A escassez de água

A água é a substância fundamental para a existência na vida na Terra, porém é um recurso escasso e que em algumas regiões do planeta é de difícil acesso, com diversos países pelo mundo com dificuldade em obtê-la em sua forma potável, que nós humanos conseguimos consumir.

No entanto, segundo pesquisas a agricultura consome cerca de 70% da água utilizada nesses países com dificuldades em acesso, o que mostra a necessidade do controle e consciência do uso dela hoje e principalmente no futuro.

Uma boa administração dos recursos hídricos significam maior eficiência na produção de energia, menor desperdício, desaceleração das mudanças climáticas e um passo a mais ao caminho da sustentabilidade.

Mas, por quê a sustentabilidade é tão importante no meio empresarial?

Como foi falado até aqui, muitos são os desafios que a humanidade enfrenta quando se trata de meio ambiente. 

Esses desafios afetam diretamente a qualidade de vida da humanidade. Portanto, é um problema de todos. E, apesar de ser uma questão que afeta a todos, existem pessoas, ou melhor, instituições, que têm mais poder de ação que outras.

Não entendeu? Continue ligado que explicamos no próximo tópico!

Explicando a importância do marketing verde 

A maioria das pessoas que estão cientes da situação de colapso do planeta quer fazer algo para mudar isso. Como basicamente a causa primeira dos problemas é o consumo, a maneira mais prática que elas veem em ajudar é mudando sua forma de consumir.

E de quem você acha que elas preferem consumir? Isso mesmo: de empresas que se comprometem, assim como elas, com o futuro do planeta. Acha que estamos mentindo? Segundo pesquisa realizada pela Union+Webster, 87% dos brasileiros preferem consumir de empresas sustentáveis.

Por que todas se vestem de forma parecida? Prova social!

Isso é um comportamento baseado em um gatilho chamado prova social, em que você opta por comportamentos seguidos pela maioria, como a defesa do meio ambiente. Afinal, qualquer pessoa sabe que é importante preservá-lo, não é mesmo?

A boa notícia é que não são todas as empresas que se importam, de fato, com o meio ambiente. Por isso, um jeito interessante de se destacar no mercado é investindo em iniciativas verdes. 

Mas, como fazer isso? É difícil adequar os processos da sua empresa para torná-los mais sustentáveis? Se você pensa assim, calma. A Química Jr. tem a solução perfeita para você!

O problema da emissão de CO2

Antes de falar sobre nossa solução, é preciso falar sobre o seu problema. Você pode até não saber qual o seu problema, mas tenho certeza que você contribui com ele. E sabemos disso porque toda empresa tem impacto nisso!

Sim, sua empresa emite gás carbônico para a atmosfera. Isso porque, para manter um ambiente funcionando, é gasto muito CO2. E o gás carbônico é o principal gás poluente da atmosfera, já que ele gera inúmeros problemas, sendo o principal deles a intensificação do fenômeno do aquecimento global.

Enfim, acho que você já sabe que não é tão legal emitir gases poluentes. Mas relaxa, não estamos aqui para falar do seu problema. Mas sim, em como transformar ele em uma solução.

O que a Química Jr. pode fazer por você?

Já imaginou se uma empresa concorrente da sua começar a divulgar que agora todos os seus processos são mais sustentáveis? Já parou para pensar no impacto disso no seu negócio?

Se não pensou, posso te ajudar. Muito provavelmente, os consumidores do produto que você e a outra empresa fabricam vão saber da notícia e começar a divulgar a iniciativa do seu concorrente. No final, além da chance de perder atuais compradores, você ainda pode perder novos clientes para seu concorrente. 

Não queremos que isso aconteça com você! Por isso, por que não se  antecipar ao seu concorrente e investir em soluções verdes? 

A Química Jr. pode e quer muito ajudar você com isso. Visite a página do nosso projeto sobre compensação de carbono para entender mais sobre uma solução que vai te colocar em um outro patamar no mercado!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos