Logística reversa: Por que tão importante?

Logística reversa: Por que tão importante?

Quer saber mais sobre o Projeto Verde? Confira nosso e-book!

Muito discutida por grandes empresas, atualmente, a logística reversa vem se tornando cada vez mais necessária, entender seus objetivos e aplicá-la pode ser a chave para um negócio mais viável e sustentável. Confira já nesse texto sua importância e aplicações!

O que é a logística reversa?

Logística reversa é o termo utilizado para falar sobre o direcionamento sustentável de diversos materiais como pilhas, garrafas e pneus após a utilização.

Assim, os materiais que podem gerar poluição e danos ao meio ambiente recebem a melhor destinação por meio de cooperativas de reciclagem, que analisam o resíduo e fazem uma espécie de triagem para o destino adequado, que podem ser voltados para a geração de energia ou retorno para a fábrica de origem.

Por isso, para que a logística reversa funcione corretamente, todos os envolvidos na cadeia de consumo devem cumprir seu papel e realizar os procedimentos adequados em relação a esses materiais, desde a obtenção da matéria prima até o descarte do produto pelo consumidor final.

Além disso, a prática da logística reversa pelas empresas cumpre com a Lei 12.305/10, que dispõe sobre os resíduos sólidos no setor empresarial, os quais devem ser destinados para o reaproveitamento, seja no ciclo produtivo da própria empresa, da empresa de origem, entre outros.

Existem, inclusive, parâmetros para essa reciclagem. Atualmente, as empresas precisam comprovar que 22% da massa de embalagens durante o ano passem pela logística reversa para reaproveitamento, para que, de acordo com a PNRS, até 2031, a quantidade de materiais que podem ser reciclados e vão para aterros sem necessidade diminua em 45%.

Qual o principal objetivo da logística reversa?

A prática da logística reversa tem como principal objetivo a gestão e destinação correta dos materiais de consumo que foram descartados devolvendo-os ao ciclo produtivo para que os impactos causados ao meio ambiente sejam reduzidos, pensando em um planeta mais limpo e sustentável para a elevação da qualidade de vida por meio do consumo sustentável.

Além disso, cumprindo os requisitos da logística reversa, são acrescentados diversos benefícios para as empresas, tais como:

  •         Fortalecimento da marca da empresa
  •         Economia nas operações de produção (reaproveitamento de materiais)
  •         Cumprimeito de deveres legais
  •         Redução do impacto ecológico

Entre outros, que impactam diretamente no valor agregado ao produto, sendo um diferencial competitivo no mercado e que tem se tornado cada vez mais importante do ponto de vista dos consumidores.

Dessa forma, a logística reversa é tida como uma das principais práticas de sustentabilidade adotadas pelas empresas e indústrias, visto que o impacto e benefícios que ela traz são fundamentais não só para o meio ambiente, mas também para a economia.

planeta

Logística reversa na prática

Como a logística reversa busca viabilizar o reaproveitamento ou a destinação final ambientalmente correta dos resíduos sólidos, fica claro que o seu processo deve ser simples. 

Dessa forma, a sua aplicação envolve sistemas que proporcionam a coleta, reaproveitamento, reciclagem, tratamento e/ou disposição final dos resíduos gerados (pode ser tanto o próprio produto já utilizado quanto embalagens) e, portanto, demanda o envolvimento e a responsabilidade de muitas partes.

Assim, a logística reversa envolve, em geral, 3 partes:

  • Cidadão (consumidor)

Responsabiliza-se por manter os resíduos nas condições requisitadas pelo estabelecimento e entregá-los em locais estabelecidos pelos sistemas de logística reversa.

  • Setor privado

Responsabiliza-se por realizar o gerenciamento e destinação dos resíduos sólidos de forma ambientalmente correta, reincorporá-lo na cadeia produtiva, permitir que por meio da inovação esses produtos tragam benefícios socioambientais, usar os seus materiais de forma racional e prevenir a poluição.

  • Poder Público

Responsabiliza-se pela fiscalização do processo de conscientização e educação do consumidor, incentivando e reiterando a importância da logística reversa.

Abaixo temos um esquema simplificado de como se dá o funcionamento da logística reversa:

É importante ressaltar que todas as partes devem ser movidas pelo propósito de, por meio do gerenciamento adequado do descarte dos resíduos, promover a sustentabilidade e minimizar os impactos ambientais que podem ser gerados por eles.

Diversas empresas empregam a logística reversa, dentre elas a Natura, HP, Pão de Açúcar, O  Boticário, FedEx, McDonald’s e Coca-cola. Desse modo, ao analisar o sistema de logística reversa dessas empresas, observa-se que, em geral, opta-se pela retirada de embalagens da circulação para a sua posterior reciclagem.

Contudo, outras empresas inovam na logística reversa, como é o caso do McDonald’s. Assim, os seus caminhões que abastecem o restaurante com alimentos também recolhem o óleo já utilizado, sendo ele reutilizado e transformado em biocombustível, o qual abastece os próprios caminhões da empresa.

Quem deve se preocupar com ela?

Os resíduos sólidos estão presentes em todos os estabelecimentos. Assim, tanto grandes quanto pequenas empresas devem se preocupar em aplicar a logística reversa em seus empreendimentos. 

Dessa forma, além dessa prática promover a economia dos processos produtivos da empresa, ela também contribui para um ambiente mais sustentável, reafirmando a sua preocupação diante dessa questão. 

No entanto, a fim de firmar o seu posicionamento ambientalmente correto, é importante que essas empresas não se preocupem somente com a logística reversa, mas também estejam envolvidas em outros projetos que visem realizar ações sustentáveis, como o projeto verde.

Dessa forma, por meio da contabilização de gases do efeito estufa, o projeto verde busca remediar as emissões de CO2 das empresas através do plantio de mudas de árvores.

Como exemplo de empresas que focalizam as suas práticas sustentáveis nesses dois tipos de programas de logística verde temos a Natura. Além de preocupar-se em investir em um sistema de logística reversa, a empresa também dedica-se ao programa de Carbono Neutro, reduzindo as suas emissões de gases do efeito estufa envolvidos nos seus processos de produção até os seus transportes.

E ai? Ficou interessado em realizar o projeto verde em seu negócio? Contate um de nossos membros para auxiliarmos!

Adquira também nosso E-book grátis sobre o projeto verde.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos