Como a Logística Verde se tornou Essencial

Como a Logística Verde se tornou Essencial

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Bora pro texto?

Hoje em dia, adquirir produtos, como roupas, alimentos e eletrônicos é cada vez mais prático. Basta irmos a um supermercado ou shopping, onde encontraremos milhares de prateleiras, abarrotadas com os mais variados produtos. Aliás, a maioria desses produtos também pode ser comprada pela internet e entregue na porta de nossas casas, com ainda mais comodidade. 

A infinidade de produtos nas prateleiras

Com tanta facilidade, nem paramos para pensar em toda a trajetória que essa mercadoria tem que percorrer para chegar até nós. Nem mesmo para onde vai após o seu uso.

Por exemplo, uma sacola de plástico convencional, feita a partir de petróleo. Uma plataforma petrolífera teve de ser construída para a extração do petróleo, em seguida, o petróleo teve de ser transportado e tratado para que a sacola fosse produzida. A sacola foi transportada até um centro de distribuição, para então ser personalizada e transportada até o mercado. Carregarmos as compras até nossas casas e depois de algum tempo a sacola acaba sendo descartada, ou servindo de embalagem para lixo doméstico, permanecendo no meio ambiente por mais 500 anos até se decompor. 

Bem, um produto teve de ser transportado por centenas ou milhares de quilômetros até chegar até nós, nós o usamos algumas vezes, descartamos, e esse produto continua no meio ambiente por mais 500 anos, parece assustador, não? Foi por esse e outros motivos que na década de 80 surgiu o conceito de logística verde.

Logística verde é um conjunto de ações para minimizar o impacto ecológico das atividades envolvendo um produto ou serviço. A logística verde engloba desde o ponto de origem até o ponto de consumo do produto ou serviço, incluindo a produção, transporte, armazenamento e destinação após o uso.

Como ações de logística verde, pode-se citar:

  • Reciclagem
  • Reutilização
  • Utilização de materiais biodegradáveis
  • Redução da geração de resíduos
  • Redução da poluição durante o transporte e produção

4 Vantagens da logística verde

1) Reaproveitamento de matéria-prima: por meio da reciclagem e reutilização de produtos que seriam descartados, a logística verde permite a redução do consumo de recursos naturais, gerando uma cadeia produtiva reversa (logística reversa), e contribuindo para a construção de uma economia circular

2) Redução do impacto ambiental: como dito, com a inserção dos resíduos novamente no processo, esses deixam de serem lançados ao meio ambiente e menos recursos naturais serão consumidos para a produção de novos produtos

3) Atração de clientes com marketing verde: hoje em dia, cada vez mais a sociedade se preocupa com a sustentabilidade. Uma pesquisa realizada pela agência norte-americana Union + Webster e divulgada pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), mostrou que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos de marcas que demonstram preocupação ambiental. Além disso, 70% dos consumidores disseram que pagariam mais por um serviço ou produto sustentável.

É por esse motivo que o marketing verde vem ganhando cada vez mais espaço. Quer saber como utilizar o marketing verde na sua empresa? Confira o nosso texto: Marketing Verde: o Futuro do Mercado

Marketing verde

4) Ganho de credibilidade no mercado: não são apenas os consumidores que passaram a se importar mais com práticas sustentáveis, mas todo o mercado. Empresas com ações sustentáveis têm maior facilidade para atrair parceiros comerciais e investidores. Um exemplo é o conceito de empresas ESG (environmental, social and governance em português, meio ambiente, social e governança), que vem se tornando referência, sendo critério para investimentos e projeções de sucesso.

O Frete Verde

Para que uma entrega seja feita, o produto precisa ser transportado, muitas vezes por longas distâncias, até o seu consumidor. Todo esse transporte consome principalmente combustíveis fósseis (etanol, diesel, gasolina), por meio de aviões, carros, motos, navios, caminhões, trens etc. Dessa forma, todos os dias milhares de toneladas de CO2 e outros combustíveis são lançados na nossa atmosfera por meio de serviços de frete. É aí que surge a necessidade do frete verde.

O frete verde é um transporte realizado com maior eficiência energética, emitindo a menor quantidade de poluentes possível. Como formas de reduzir essa emissão estão:

– melhor planejamento das entregas

– utilização de veículos mais econômicos 

– utilização de combustíveis mais limpos

– adoção de tecnologias limpas

– treinamento de motoristas

Uma prática muito interessante para o frete verde é a neutralização de carbono. Para realizar a neutralização de carbono, a empresa contabiliza o quanto emite para o meio ambiente, em toneladas de gás carbônico (CO2), resultante da queima de combustíveis. Com base nesse cálculo, se sabe quantas árvores teriam que ser plantadas para que esse impacto fosse neutralizado, ou seja, quantas árvores consumiriam essa mesma quantidade de CO2 durante o seu crescimento. É com base nesse mesmo cálculo que a empresa consegue quantificar o quanto outras ações de logística verde contribuíram para a redução do seu impacto ambiental.

Neutralização de Carbono

Um exemplo de empresa que pratica o frete verde é o Ifood, recentemente, a empresa anunciou que a partir de julho de 2021, todos os seus pedidos serão neutros em emissão de carbono. A expectativa é que até o fim de 2021, o iFood preserve uma área de 125 campos de futebol na Floresta Amazônica. Além disso, a empresa tem como meta zerar a produção plástica, neutralizar todas as emissões de CO2 dos seus deliverys e entregar 50% dos pedidos em meios não poluentes até 2025.

Logística Reversa e Logística Verde, qual a diferença?

Quando ouvimos falar da relação entre logística e meio ambiente, é possível encontrar dois temas que se correlacionam com grande facilidade: a logística verde e a logística reversa. Embora eles andem lado a lado, não podemos deixar de evidenciar que os dois termos têm diferenças entre si. É difícil desvencilhar a logística verde da logística reversa, pois uma faz parte da outra, desta forma, é mais fácil compreender o ponto de impacto de cada uma delas.

Embora os termos sejam similares, eles tem suas diferenças

Como dito anteriormente, a logística verde é realizada para reduzir impactos no meio ambiente, conforme produtos são levados para destinos finais. Já a logística reversa, relaciona todas as operações do produto, com o intuito de otimizar produções, reduzir custos e trazer melhor reuso para produtos e embalagens que possam ser reaproveitados, tendo novos propósitos e auxiliando na preservação ambiental, tanto quanto na redução de custos para produzir do zero, embalagens e outros produtos.

Segundo a Valor Econômico, o Brasil se encontra como um dos 10 países com o melhor índice de e-commerce do mundo, sendo visto como um dos maiores incentivadores para grandes marcas constituírem nichos de mercado em nosso solo, porém, também é possível ver outros dados alarmantes: apenas 1,3% do lixo plástico, gerado no Brasil, é reciclado, de acordo com dados extraídos da Folha de São Paulo. 

Resíduos plásticos não reciclados são um problema de alto impacto.

Vendo os dados acima, que se iniciam otimistas e, ao mesmo tempo, também são alarmantes, é possível entender o porquê o consumidor almeja cada vez mais que os produtos tenham reuso consciente de suas embalagens e outras partes secundárias. E é justamente neste ponto, no qual entra a necessidade das empresas atenderem as demandas dos consumidores, que vemos a união da logística com o meio ambiente.

Dessa forma, é possível verificar que, se utilizando de maneiras para neutralizar impactos de resíduos, é possível ter uma ampliação de vantagens competitivas, gerar uma ampla conscientização de consumidores, explicando que o produto final tem um retorno consciente para os fabricantes e com isso, também é possível verificar aumento em credibilidade de marcas, e é por isso que a logística verde tem se ampliado com tanta força em nossos mercados.

Com a logística verde, é possível assegurar o reaproveitamento de resíduos.

E as empresas ouvem seus consumidores, dentro do Brasil, podemos ver como exemplo de empresas que são adeptas da logística verde a Natura, HP, O Boticário, Grupo Pão de Açúcar e não para aí, em escala mundial, temos o McDonald’s, DHL e até mesmo a FeDEX, trazendo práticas que reduzem resíduos gerados de equipamentos eletrônicos, também neutralizam o impacto de carbono da própria cadeia produtiva e entre outras ações.  

Por isso é sempre importante dizer que, ao pensar em um produto, é sempre necessário compreender toda rota produtiva e também o que seus clientes pensam sobre o destino consciente dos resíduos do mesmo. Ficou interessado em como realizar este tipo de análise em seu negócio? Contate um de nossos membros para auxiliarmos!

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