Gestão e Desenvolvimento

Conheça 6 motivos para contratar uma consultoria

A consultoria é capaz de solucionar problemas e garantir que a sua empresa cresça

O que é uma consultoria?

 

Muitas vezes uma empresa tem dificuldade em reconhecer problemas que a impeçam de crescer mais e de obter resultados mais rapidamente. Assim, a consultoria surge como uma alternativa de melhoria e resolução de problemas, alavancando os resultados da empresa que contrata esse serviço.

O consultor sempre busca diagnosticar os problemas do seu cliente, propor soluções para melhorar a sua performance e executar aquilo que foi analisado, orientado e proposto. Isso faz com que sejam adquiridos aprendizados, resultados e experiências que encurtarão o tempo de alcance dos objetivos cobiçados.

A consultoria varia de acordo com a área que necessita da orientação profissional de um consultor. Dessa forma, ela pode ser uma Consultoria de Gestão Empresarial, Consultoria de Finanças, Consultoria de Marketing, Consultoria de Recursos Humanos ou Consultoria de Reestruturação de Processos do Negócio.

Além dessas consultorias focadas mais no lado humano, existem outros tipos focalizadas mas na otimização de resultados obtidos por alguns produtos, como produtos de limpeza, por exemplo, na qual é possível identificar possíveis inconsistências ou pontos de melhora em sua fórmula, gerando uma maior eficiência e rentabilidade para o produtor.

Conheça 6 motivos para contratar uma consultoria

 

Além de trazer soluções e ideias para os seus clientes, a consultoria promete diversos benefícios. Abaixo temos alguns deles:

 

1. Rapidez no alcance de resultados

Além do consultor ser uma pessoa a mais para tratar dos problemas da empresa,  também é mais experiente. Ele possui um amplo conhecimento das ferramentas necessárias para preparar uma orientação mais adequada ao seu contratante. Assim, por possuir uma maior bagagem no assunto, é capaz de entregar melhores resultados o mais rápido possível.

 

2. Novos conhecimentos para a empresa

 

Para que os resultados obtidos pela consultoria sejam promissores, é importante que o consultor faça construções, em conjunto, com os contratantes, sócios e gestores. Nessa troca de informações há, naturalmente, um compartilhamento de experiências e conhecimentos atualizados e focados nas problemáticas da empresa. Isso promove um aumento na competência para execução das atividades e na capacitação dos participantes.

 

3. Suporte para a tomada de decisões estratégicas

 

O consultor não é nada mais do que um conselheiro com boas ferramentas, técnicas e informações. Assim, é capaz de orientar o seu cliente durante a tomada de decisões, para que elas sejam as melhores possíveis, além de estarem de acordo com a realidade da empresa. Isso aumenta as chances da empresa evoluir e de obter sucesso nos seus resultados.

 

O serviço de consultoria pode te orientar a tomar melhores decisões.

4. Melhoria do desempenho

 

A partir da realização de um serviço de consultoria bem focalizado nas dores que uma empresa possui, é possível direcionar capacitações assertivas para os funcionários desta. Com isso, os membros da equipe estarão melhores preparados para realizar suas tarefas cotidianas, além de se sentirem mais confiantes para realizá-las. Através dos treinamentos e de uma análise do engajamento dos integrantes do time, tomando as eventuais medidas necessárias para aumentar a motivação destes, um resultado esperado é um desempenho melhor da equipe e, consequentemente, da empresa como um todo.

Visando uma consultoria voltada para a análise de um produto, é possível trazer melhorias em sua formulação que aumentem sua eficiência, como aumentar a capacidade de limpeza de um detergente, por exemplo.

Consultorias são capazes de alavancar os resultados de sua empresa.

5. Atualização da empresa

 

Muitas vezes as empresas e negócios não conseguem evoluir por não colocar na balança os processos que estão acostumadas e ambientadas a realizar, entrando numa certa zona de conforto, e isso pode ser prejudicial para a sustentabilidade empresarial. Dentro desse contexto, a contratação de um consultor traz a possibilidade de implementação das ferramentas, metodologias e processos mais atualizados e eficientes em uso no mercado atual. Isso pode ocasionar numa alavancada na busca por resultados na substituição de coisas simples, como na frequência e duração de reuniões, nos métodos de tomada de decisão ou até na estrutura organizacional da empresa.

 

6. Análise crítica e isenta de vínculos emocionais com a empresa

 

Um fator importante para o diagnóstico do consultor ser assertivo para identificar as dores de seu contratante é a falta de envolvimento dele com os processos e com a empresa em si. Essa perspectiva imparcial do profissional é de extrema importância para que possam ser identificados possíveis causas raízes que impedem a evolução do produto ou da empresa em questão. Por isso, é sempre necessário que, antes de propor melhorias e trabalhar em cima das problemáticas apontadas por seu cliente, o consultor realize uma pesquisa baseada na observação e investigação de como os processos são feitos e de como a empresa funciona num geral. Visto que, muitas vezes, a principal causa do impedimento de melhoria ou da estagnação da empresa não é algo notável pelos envolvidos diariamente no processo produtivo, trazendo uma grande notoriedade para a visão externa trazida a partir de uma consultoria.

 

Como saber se preciso de uma consultoria?

É necessário ficar atento aos sintomas da necessidade de uma consultoria.

Visto todos esses benefícios que este serviço pode gerar, como é possível identificar a necessidade de contratar uma consultoria? Primeiramente é necessário analisar os resultados alcançados por sua empresa ou negócio e avaliar se eles estão satisfatórios. Além de fazer algumas perguntas, como: Sua empresa ou negócio não está evoluindo? Se encontra estagnado? Sente que pode melhorar mas não sabe de qual forma?.

 

Caso isso seja uma realidade, considere investigar possíveis causas para isso estar acontecendo. Encontrar essa problemática enraizada em seu negócio está se tornando algo desgastante e até estressante? Não hesite em procurar um consultor qualificado e preparado para auxiliá-lo no diagnóstico e evidenciação de sua causa primária de estagnação de sua evolução e desenvolvimento.

 

Outra vertente da consultoria pode ser voltada para o anseio de muitos em abrir um negócio próprio, mas não ter o conhecimento de como implementar essa ideia de maneira eficiente. Pensando nisso,, a Química Júnior oferece o serviço de consultoria para auxiliar aos que procuram por alavancar suas vendas, trazer uma maior eficácia de produtos que já fabriquem ou até para os que possuem um sonho de empreender, mas não tem o suporte necessário para iniciá-lo. 

 

Ficou interessado? Entre em contato conosco e peça um diagnóstico!