Como motivar sua equipe em home office?

O Home office se tornou um meio de trabalho recorrente, como motivar sua equipe mesmo à distância? Que metodologia utilizar?

Quando se trabalha em escritório ou em uma empresa, manter a equipe motivada pode parecer mais fácil do que no trabalho em regime remoto ou home office. Para listar algumas coisas possíveis de serem feitas em escritórios podemos citar: 

– Pequenas comemorações, sejam de aniversários ou pela equipe ter alcançado a meta;

– Quadro de recados personalizados, com o calendário de aniversário da equipe ou bilhetes que eles mesmos podem colocar uns para os outros;

– Amigo secreto entre os funcionários;

– Decoração do ambiente, com plantas e/ou móveis aconchegantes.

Esses foram apenas alguns exemplos, mas cada empresa deve medir o que é melhor e o que motiva mais os seus funcionários. Você pode conferir aqui outras maneiras de motivar os seus funcionários e como a famosa empresa Coca-Cola faz isso. Manter os funcionários motivados é uma parte essencial da empresa. Com a motivação em alta, as pessoas se sentem melhores para trabalhar e são mais produtivas.

funcionários motivados são mais produtivos em Home office

Mas, e no regime de trabalho remoto ou home office? Como aumentar a produtividade, manter o time engajado e motivado? Não há nenhuma fórmula mágica ou receita de bolo para isso, porém, existem algumas coisas que você pode fazer que podem ajudar:

Conheça seus funcionários: saiba como estão lidando com o home office, com a distância e o que pode ser bom ou ruim para ele. Para isso, tentar criar um relacionamento entre o gestor e a equipe é essencial. Todos passam por dificuldades, e os funcionários podem sentir mais segurança sabendo que a empresa está ali com eles e para eles, e não contra. Dependendo do tamanho da empresa é possível fazer reuniões com cada pessoa do time individualmente.

– Comunicação e transparência: fale com seu time, individual ou coletivamente, seja transparente e aberto a sugestões. Faça um ambiente livre de julgamentos para que possam dialogar e se comunicar. Conversem sobre motivação e o que eles gostariam de receber como bonificação ou o que poderia ser feito para que as condições de trabalho em casa melhorem. Em todas as ocasiões, estejam imersos na conversa, um prestando atenção ao outro, sem distrações.

– Coloque os pensamentos em prática: não basta construir as ideias com o time, devem ser colocadas em prática! Tudo isso deve ser de acordo com a realidade do funcionário, por exemplo, se a pessoa precisa levar o computador da empresa para casa para poder ter um trabalho digno e bem feito, ou então, um horário mais flexível para poder trabalhar e cuidar da casa ou família ou até mesmo bonificações, se estiver de acordo com a realidade da empresa. 

Tenham a cultura do feedback: de e receba feedbacks do seu time! Dessa maneira, vocês podem atuar juntos para criar o melhor cenário possível de trabalho remoto ou home office, saber onde estão os erros e acertos e como melhorar para que os erros não se repitam e os acertos se tornem ações aprimoradas!

Mantenha a equipe organizada: muitos documentos se tornam digitais no home office e podem facilmente se perderem em alguma pasta ou serem corrompidos ou simplesmente sumirem. Além de perder tempo procurando o arquivo, a pessoa pode ficar frustrada e se desmotivar quando algo parecido acontece.

conheça a sua equipe e saiba como agir com cada um para manter a motivação em alta.

E para essas dicas funcionarem adequadamente, duas coisas são fundamentais Cultura e organização

Cultura organizacional

A cultura organizacional é fator chave em qualquer empresa de sucesso, com uma boa cultura é possível aumentar a produtividade e moral dos colaboradores, e melhorar a imagem da empresa.

Durante o Home office a cultura se torna ainda mais importante no papel de motivar os membros. Pois como a rotina de trabalhar em casa ainda é nova para a maioria dos funcionários, os sentimentos de medo e incerteza tornam a aparecer diminuindo a produtividade de toda a equipe.

Os membros podem ficar estressados em home office.

Para começar uma cultura organizacional primeiramente é necessário definir o Por quê sua empresa faz o que faz, como ela faz isso, e o que ela faz, utilizando da metodologia golden circle; por exemplo:

 

Empresa: Química júnior

Por que fazemos soluções personalizadas? Queremos utilizar os conhecimentos adquiridos na Unesp para otimizar e melhorar os processos de empresas e assim mudar para melhor o Brasil.

Como faremos isso? Com muita união e trabalho em equipe, e também como empresa júnior não recebemos salário, sendo assim nossos preços são acessíveis e temos total suporte da nossa instituição para atender os clientes da melhor forma.

O que fazemos? Vendemos soluções personalizadas na área de química e gestão empresarial.

 

O importante dessa metodologia é definir muito bem o por quê, com ele é possível ganhar credibilidade com funcionários e possíveis clientes. A Química Júnior por exemplo não quer só vender projetos ela quer ajudar empresas e mudar o brasil. Certamente há muitos funcionários que se sentem bem em trabalhar em uma empresa com esse objetivo. 

Empresas como a Microsoft e Apple utilizam essa mesma metodologia para motivar clientes e funcionários.

Depois de saber o motivo de existência da empresa é necessário que seus clientes e funcionários estejam cientes dos motivos da empresa para assim serem inspirados, o melhor jeito de fazer isso é com endomarketing.

Equipe motiva devido a cultura

O endomarketing como o nome já diz é o marketing dentro da empresa, que serve para melhorar a imagem da organização e motivar seus funcionários, aqui alguns métodos de utilização:

– Melhoria nos processos de comunicação interna:

Promover a cultura de conectar-se em rede é necessário. Quanto mais próximos e alinhados os processos em uma organização estão, melhores são os resultados.

– Palestras e eventos motivacionais:

Escolher temas que fujam do ambiente de trabalho, seja elas motivações através de dinâmicas e trabalho em grupo. Em eventos busque a essência da sua empresa. Nós da Química Júnior estamos inseridos no Movimento Empresa Júnior, você já ouviu falar?

– Integração:

A Integração trabalho-vida é fundamental. Palestras, workshops, cafés da manhã e outros eventos motivacionais voltados para o público interno costumam trazer ótimos resultados.

– Pesquisa de satisfação com os colaboradores:

Talvez o primeiro passo, antes mesmo de começar a planejar suas ações de endomarketing, é fazer uma pesquisa de clima organizacional com os colaboradores. Além das pesquisas feitas com o consumidor, é necessário sempre fazer as pesquisas internas para se definir as problemáticas a serem trabalhadas na equipe.

– Benefícios para os colaboradores:

A bonificação por resultados também tem sido algo muito trabalhado por empresas que já se atentaram a necessidade de investir em marketing interno.

O endomarketing certamente ajudará muito no desenvolvimento da cultura organizacional, para saber mais de endomarketing clique aqui.

Além da cultura outro meio de aumentar a produtividade em Home Office é a organização.

Como manter a organização?

Para manter uma boa organização, em um ambiente físico, pode-se adotar a metodologia ou programa 5S, que se baseia em 5 sensos: 

Seiri – Senso de utilização

Seiton – Senso de organização

Seiso – Senso de limpeza

Seiketsu – Senso de padronização

Shitsuke – Senso de disciplina

A metodologia foi criada no Japão pós segunda guerra mundial e auxiliou as fábricas na reconstrução das mesmas e do país. Você pode conhecer mais sobre o programa 5S clicando aqui.

Mas e o ambiente virtual, com cada pessoa na sua própria casa e utilizando computadores diferentes, é possível que exista algum tipo de organização? A resposta para essa pergunta é: sim, e também é possível utilizar o programa 5S de maneira virtual.

Os sensos do programa 5S virtual são os mesmos do 5S normal, a diferença se dá na organização e também pelo ambiente virtual: 

Utilização: saber quais arquivos, programas e documentos são usados. Após essa filtragem, destinar os arquivos que não são usados para outro lugar.

Organização: já que os arquivos, programas e documentos foram separados em úteis e não úteis, o próximo passo é organizar todos. Para isso, é possível criar pastas e subpastas, nomeando todas de maneira fácil, para saber onde os arquivos estão.

Limpeza: além de evitar a sujeira virtual, é bom também deixar o ambiente limpo e organizado para focar os pensamentos no trabalho e ser mais produtivo.

Padronização: esse senso é diretamente ligado aos sensos anteriores e também pode ser chamado de senso de saúde. Para colocar esse senso em prática, procure manter o antivírus do seu computador ativo e uma postura ergonômica e confortável, com o monitor na altura dos olhos, os braços e cotovelos na altura do mouse e os pés apoiados no chão. Desse modo você evita uma postura inadequada e futuros problemas na coluna.

Disciplina: o objetivo desse senso é garantir que todos os outros sensos sejam mantidos. Dessa forma, é possível evitar a desorganização e manter a motivação em alta.

Mantenha o ambiente limpo e organizado, mantendo boa postura.

Quer saber mais sobre 5S? baixe nosso Ebook de 5S.

Nós podemos também auxiliar na criação da cultura dentro da sua empresa, entre em contato!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos