Gestão e Desenvolvimento

Endomarketing: compromisso com sua empresa

Compromisso com sua empresa

Ter colaboradores motivados, engajados bem informados é um dos maiores diferenciais que qualquer empresa pode ter para seu crescimento. Você sabe o que é Endomarketing? Com a modernização, essa estratégia de marketing vem crescendo cada vez mais no ambiente empresarial, uma vez que, hoje as empresas entendem que um dos pilares para gestão de sucesso é a criação de um ambiente de trabalho saudável onde a equipe é unida e motivada. Ficou curioso? Mergulhe nessa leitura.

Endomarketing é uma estratégia de marketing que consiste em investir nas ações internas da empresa. Também chamado de Marketing Interno, é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a imagem da empresa em meio aos seus colaboradores, resultando assim em um trabalho de uma equipe mais motivada.

Investir nos colaboradores da empresa empresa é fundamental visto que eles possuem contato diário com todos os processos e isso os qualifica para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

Por exemplo: Imagina uma empresa de cosméticos. Quanto mais satisfeitos com as condições de trabalhos, mais os colaboradores tendem a falar sobre os benefícios, as qualidades e as vantagens da sua empresa para as pessoas que estão a sua volta (familiares, amigos). Dessa forma, sua empresa estará criando uma cultura de respeito e compromisso com o colaborador e alcançando novos públicos com essa disseminação de ideias: começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio.

Time unido
Time unido

Quando se fala em Marketing Interno têm-se que este é das maneiras mais eficazes para reduzir o turnover. O turnover é uma razão de proporção entre o desligamento de funcionários e as novas contratações em determinado período na empresa, resumidamente índice de rotatividade. Mas como reduzir esse índice com esta estratégia de marketing?

A estratégia proporciona a criação e desenvolvimento de uma imagem de bom lugar para se trabalhar, desta forma, acaba se tornando o emprego dos sonhos para muita gente. Logo, realizado esses passos, um dos objetivos é atrair profissionais altamente qualificados para a empresa.

Um exemplo, é a Brandili uma empresa de roupas infantis, que através de um programa intitulado “Valeu!” o fabricante estimulou a troca de elogios por boas ações. Como resultado, este projeto melhorou o clima organizacional e diminuiu o número de demissões em 20%. Neste projeto outras estratégias como votação para melhores funcionários e criação de um uniforme de trabalho personalizado também foram adotadas.

Para se trabalhar o endomarketing é necessário uma ação conjunta com o departamento de Recursos Humanos. É o RH que irá perceber as necessidades dos colaboradores, transformando problemas em possibilidades de melhora e trabalhando para garantir o melhor ambiente de trabalho para eles. A partir desse momento ambos precisam trabalhar com interação do colaborador com a empresa, desenvolvendo atividades no dia a dia que resultem em uma maior motivação da equipe.

Isso pode ser traduzido como ações que estimulam a participação da família junto à empresa, treinamentos para capacitar os funcionários e os tornarem cada vez mais hábeis e preparados para encarar as atividades do dia a dia, troca de experiências entre os colaboradores, valorização do desempenho individual e da equipe, mostrando a percepção positiva da empresa a respeito do bom trabalho desenvolvido pelo time.

 

Por que trabalhar o endomarketing?

Para deixar mais claro o quão é importante trabalhar essa tática, abaixo estão 6 motivos para aplicar na empresa.

1) Motivação dos colaboradores

O endomarketing colabora diretamente, como já citado, na motivação dos colaboradores, visto que a empresa se mostra mais aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer.

Ou seja, a motivação dos funcionários aumenta consideravelmente a medida que eles percebem perceberem que estão inseridos em um ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar – quando percebem que fazem parte de um “time”, não somente de um painel de funcionários.

 

2) Melhora a produtividade

Assim como o tópico anterior, a produtividade também se torna uma realidade dentro de empresas com boas estratégias de endomarketing. De que forma? O membros executam de uma forma melhor, com atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o negócio.

 

3) Reduz o Turnover

Ao perceber que está inserido em um ambiente de trabalho que preza pela qualidade e bem-estar dos colaboradores, poucos se mostram dispostos a deixar a empresa — não pensando apenas no salário, mas pela importância que a empresa dá para todos os seus funcionários.

Colaboradores felizes e engajados

 

4) Compromisso com a empresa

Coloque-se no lugar do colaborador: você também se sentiria mais acolhido por uma empresa que se preocupa com as suas necessidades e sugestões para melhorar o dia a dia da empresa. Isso impacta diretamente na lealdade e compromisso que os funcionários desenvolvem com o lugar onde trabalham.

Colaboradores felizes e engajados
Colaboradores felizes e engajados

5) Clima organizacional mais saudável e agradável

Quando a empresa se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar dos seus colaboradores, o fluxo de atividades se ajusta e os processos passam a ser seguidos de forma mais precisa.  Isso influencia no desempenho do time e do aumento de resultados positivos, pois impacta diretamente na produtividade, como citado no tópico 2 e nos resultados da empresa.

 

7) Qualidade de trabalho e bem-estar

Algumas atividades no dia a dia são estressantes. Muitos colaboradores acabam deixando que esse tipo de momento no trabalho afete seu bem-estar. Quando a empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e notamos uma melhora considerável na saúde mental da equipe e diminuição do stress nos escritórios, uma vez que são implementadas atividades que envolvem bonificação e a família, por exemplo.

 

O que é preciso para implementar o endomarketing?

Como devo aplicar o endomarketing? O próprio nome já diz. A mudança deve acontecer de dentro para a fora. A implementação de uma base sólida é fundamental nesse processo. Estudar e compreender as estratégias propostas, bem com alinhar as necessidades da empresa é fundamental para essa estratégia ser um sucesso.

 

Estratégias de endomarketing para implementar na sua empresa

Algumas estratégias de endomarketing que podem mudar a sua forma de conversar e lidar com seus colaboradores, aumentando a satisfação da sua equipe e tornando-os verdadeiros amantes da marca.

– Melhoria nos processos de comunicação interna:
Promover a cultura de conectar-se em rede é necessário. Quanto mais próximos e alinhados os processos em uma organização estão, melhores são os resultados.

– Palestras e eventos motivacionais:
Escolher temas que fujam do ambiente de trabalho, seja elas motivações através de dinâmicas e trabalho em grupo. Em eventos busque a essência da sua empresa. Nós da Química Júnior estamos inseridos no Movimento Empresa Júnior, você já ouviu falar?

– Integração:
A Integração trabalho-vida é fundamental. Palestras, workshops, cafés da manhã e outros eventos motivacionais voltados para o público interno costumam trazer ótimos resultados.

– Pesquisa de satisfação com os colaboradores:
Talvez o primeiro passo, antes mesmo de começar a planejar suas ações de endomarketing, é fazer uma pesquisa de clima organizacional com os colaboradores. Além das pesquisas feitas com o consumidor, é necessário sempre fazer as pesquisas internas para se definir as problemáticas a serem trabalhadas na equipe.

– Benefícios para os colaboradores:
A bonificação por resultados também tem sido algo muito trabalhado por empresas que já se atentaram a necessidade de investir em marketing interno.

Aqui na Química Júnior já adotamos esse sistema de bonificação em duas formas: a primeira são os membros destaque durante um determinado período, por exemplo, os destaques do “Prospect Month” – membros bonificados e reconhecidos pela empresa toda pela alta performance na atividade realizada.

Essa bonificação acontece de acordo com o desempenho de cada integrante da equipe, e é uma forma de mostrar que a empresa realmente reconhece os esforços diários dos colaboradores a fim de decolar os negócios

A outra é o nosso Tridente. O tridente funciona como uma forma de incentivar os membros das pequenas coisas que são realizadas por ele que promove um impacto internamento. Movidos pela nossa cultura, representada por um tridente, este é repassado semanalmente entre os membros. Também é divulgado nas mídias sociais e assim também colaborando para a imagem de uma empresa “humana”

Modelo de publicação com Membro da Química Júnior com o tridente.
Modelo de publicação com Membro da Química Júnior com o tridente.

Outras estratégias para a implementação são:

– Divulgue os bons exemplos
– Faça vídeos institucionais
– Promova relações públicas.
– Ofereça cursos e palestras a comunidade
– Participe de workshops
– Organize eventos comerciais

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