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Bora pro texto?
Com certeza você já viu alguma empresa expondo seu relatório de sustentabilidade ou realizando uma ação concreta em prol do meio ambiente. O marketing verde é uma excelente estratégia impulsionadora de reconhecimento de marca e de atração de novos mercados. Dada a alta relevância dessa temática, comentaremos sobre grandes sucessos de marcas por conta de sua sustentabilidade empresarial!
Em contrapartida, de antemão, quero comentar um pouco sobre respostas neutras comuns à sustentabilidade e tentar dialogar com você. Frases como “isso não faz sentido para minha empresa” ou “meus clientes não achariam um diferencial” permeiam a cabeça de muitos.
Entretanto, sabe-se que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis, segundo uma pesquisa divulgada pela Fiep. Com isso, quero dizer que você pode, com poucas alterações, atrair e engajar muito mais clientes do que os que já tem hoje – e por favor, não estou querendo dizer que os atuais clientes são descartáveis, ok? Por sinal, até os mais satisfeitos atualmente teriam a confiança dobrada se você acrescentasse sustentabilidade empresarial na relação.
Pois bem, conversamos um pouco sobre marketing verde e questões ambientais, mas o que de fato é a sustentabilidade empresarial?
Sustentabilidade Empresarial
Sustentabilidade empresarial é definido como o conjunto de ações de uma empresa que demonstrem sua responsabilidade com a natureza e com a sociedade como um todo. Tudo isso é muito importante e extremamente possível na sociedade atual que cada vez mais caminha para uma economia circular. Tal termo é basicamente a relação de harmonia entre crescimento econômico e cuidado ambiental.
As principais vantagens da sustentabilidade empresarial são :
- Redução de custos de produção;
- Aumento da satisfação dos colaboradores;
- Maior valorização da empresa perante seus stakeholders (investidores e clientes principalmente) – Marketing verde.
Diversas medidas são adotadas pelas empresas a caminho da sustentabilidade. Não precisa instaurar uma revolução sustentável na empresa, contudo atente-se a dar os primeiros passos e adotar indicadores relevantes para a sustentabilidade. Algumas práticas totalmente correlacionadas a sustentabilidade empresarial são:
- Reaproveitamento da água;
- Reciclagem de resíduos sólidos;
- Promoção de projetos socioeducacionais sobre a preservação da natureza;
- Contabilização e mitigação de emissões de carbono;
- Utilização de energias renováveis;
Estar de acordo com as ISO 14.000.
Essas e inúmeras outras práticas auxiliam empresas a serem realmente sustentáveis e abrem portas para a utilização de um marketing verde fidedigno.
Agora, já ambientados com os aspectos iniciais da sustentabilidade em empresas, é muito relevante conhecer as ações tomadas por algumas delas para o cuidado ambiental.
6 Cases de Marketing Verde para você se inspirar
Natura
A Natura desde 2007 é referência no Brasil em sustentabilidade. A partir dessa época, adotou a prática de ser carbono neutro, diminuindo, controlando e neutralizando todas as suas emissões de carbono. Além de ter abolido ainda nessa época a utilização de testagem em animais na sua linha de produtos.
Em 2019, uma pesquisa realizada pela Corporate Knights, apontou a empresa como a 15º no ranking global de sustentabilidade, e medalhista de prata no Brasil.
No mesmo ano, a empresa lançou o “Movimento Refil” que promove a utilização de sachês e reutilização dos frascos, poupando em até 80% o uso de plástico.
Em 2021, a marca alcançou um objetivo de sustentabilidade muito especial e simbólico pois chegou à marca de 2 milhões de hectares de floresta amazônica conservados. Belo marco para o marketing verde, concorda?
Suzano
A Suzano é a maior empresa produtora de celulose de eucalipto do mundo. Desde 2012, vem com a mentalidade de sustentabilidade empresarial restaurando florestas nos biomas Amazônico, Cerrado e Mata Atlântica. O CEO da empresa, Walter Schalka, instaurou na empresa a “inovabilidade” com muita assertividade, visto que inovação e sustentabilidade são muito importantes para a atualidade.
No último mês a marca fez uma postagem muito provocativa no linkedin relacionada ao marketing verde. Na publicação a empresa faz uma referência ao Acordo de Paris, uma das conferências do clima, o qual o mundo almeja alcançar ser carbono neutro. Em contraponto a isso, a empresa ressalta que foi mais longe e já é carbono negativo, ou seja, retira CO2 da atmosfera a partir dos seus processos. Confira:
Não só fez uma postagem, mas enfatizou seus números. A empresa preserva mais de 960 mil hectares de mata nativa. Ressalto a importância dos números pois o greenwashing é inadmissível.
Nestlé
Com mais de 150 anos de mercado, completando 100 anos no Brasil, a Nestlé é considerada a maior multinacional no setor de alimentos e bebidas, ela aparece entre as empresas mais sustentáveis no mundo.
Inúmeras ações da Nestlé ao longo dos anos indicam o comprometimento da empresa com a sustentabilidade. Algumas dessas ações são:
– Fábricas que dispensam zero de resíduos sólidos na natureza;
– Fábricas com a utilização total ou parcial de água de reuso;
– Iniciativas em prol do meio ambiente como a #oOceanoComeçaAqui, que teve como objetivo recolher o lixo das ruas para evitar que seu destino final fossem bueiros, rios ou mares.
Além disso, a empresa apresenta diversas metas futuras relacionadas a neutralização dos gases do efeito estufa (GHG), embalagens reutilizáveis ou recicláveis e sustentabilidade hídrica. Essas metas tem como objetivo fazer a Nestlé alcançar o impacto ambiental neutro.
Coca-Cola
Conhecida mundialmente, a The Coca-Cola Company é uma empresa fabricante de bebidas não alcoólicas. Procurando fazer sua parte, a Coca-Cola visa garantir um mundo com a produção de embalagens mais sustentáveis, visto que essas são um dos materiais que mais contribuem para a geração de resíduos sólidos. A seguir algumas iniciativas da empresa relacionadas com a sustentabilidade.
– Produção de garrafas retornáveis, evitando o descarte dessas embalagens e a produção de mais resíduos sólidos;
– Utilização de fontes renováveis de energia, contribuindo para a diminuição da pegada de carbono;
– Aumento da eficiência hidráulica, promovendo a redução do volume de água necessário para a produção de cada bebida;
Em 2018, a The Coca-Cola Company promoveu a visão “Mundo sem Resíduos”, com o grande enfoque em atingir metas em escala mundial que contribuam para a economia circular.
Algumas iniciativas que agregam para essa sustentabilidade empresarial incluem continuar com as ações já realizadas, além de tornar as embalagens 100% recicláveis até 2025 e realizar a coleta e reciclagem de cada garrafa ou lata vendida até 2030.
Campo Largo
Outro case incrível aqui no Brasil é a Campo Largo, uma empresa que trabalha na produção de sucos e chás saudáveis. Pensando de um modo sustentável, a Campo Largo visa realizar seus processos de forma a não prejudicar o meio ambiente, além disso, também procura impactar a sociedade através de projetos sociais. Muito legal, não? Vamos dar uma olhada em alguns comportamentos adotados pela empresa.
– Realizam processo de compostagem dos resíduos orgânicos utilizados, transformando-os em adubo ou alimento para animais;
– Estimulam a agricultura familiar e a valorização da economia local, com isso mais de 2 mil famílias são envolvidas na produção da empresa;
– Possuem parceria com a EuReciclo, que certifica a compensação ambiental de todas as embalagens colocadas no mercado;
– Também apoiam um projeto de conscientização e saúde para as crianças.
Com isso, podemos perceber a responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade em geral que a Campo Largo demonstra em cada uma de suas ações.
Samsung
Como último case, mas não menos importante, temos a Samsung, uma multinacional conhecida, principalmente, por seus smartphones e pela grande utilização de tecnologia em seus produtos.
A empresa sul-coreana tem um sistema de valor de gestão ecológica, assim eles procuram oferecer a seus clientes soluções ecologicamente corretas. Com o slogan “PlanetFirst” eles expressam o comprometimento com a responsabilidade social e sustentável com o planeta.
Visando uma ação climática, a empresa tem como objetivo reduzir os gases de efeito estufa (GEE) através de iniciativas como o desenvolvimento de produtos de alta eficiência energética, utilização de equipamentos com mínima emissão de GEE e também o uso de energia renovável.
Além das ações voltadas para a pegada de carbono, a Samsung também apresenta iniciativas voltadas para a produção de produtos ecologicamente conscientes, eficiência de recursos entre outros. Tudo isso afirma ainda mais o comprometimento ambiental da empresa.
Inspirador esses cases, não acha? É incrível ver como tantas empresas demonstram que é possível ser bem sucedida e continuar crescendo enquanto apresenta uma preocupação e uma responsabilidade perante a sociedade e a sustentabilidade do planeta.
Agora que você já sabe muito mais sobre sustentabilidade empresarial e as diversas iniciativas que empresas ao redor do mundo possuem não vai querer ficar de fora, né?
Além de contribuir para o meio ambiente você também pode fazer uso do verdadeiro marketing verde, divulgando suas iniciativas de modo a crescer perante seus clientes e expandir seu mercado. Afinal, a relação de uma empresa com a natureza é um assunto cada vez mais abordado e de grande influência na escolha de um produto.
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