Tem ideia de um produto novo? Saiba o que é P&D e como isso pode te ajudar!

Tem ideia de um produto novo? Saiba o que é P&D e como isso pode te ajudar!

Em tempos onde a inovação é essencial para um maior crescimento, as empresas apostam no setor da Pesquisa & Desenvolvimento, uma área que visa articular novos produtos ou até mesmo aperfeiçoá-los para aumentar a competitividade no mercado. O P&D ou I&D (Investigação & Desenvolvimento) como também é conhecido é dividido em 2 etapas importantes: a Pesquisa e o Desenvolvimento.

O que é um P&D?

Mais pesquisa é igual a mais lucro

Pesquisa e desenvolvimento (P&D) são processos que levam uma empresa a inovar e adicionar novos produtos/serviços no mercado ou melhorar os já existentes. O P&D é uma atividade de lucro não imediato entretanto a longo prazo pode gerar patentes e direitos autorais a medida que descobertas vão sendo feitas.

O processo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) é responsável por interligar diversas funções, dentre elas: 

    • Levantamento de informações e viabilidade do projeto
    • Levantamento sobre o mercado no qual o produto desenvolvido irá atuar
    • Tecnologias necessárias
    • Equipe de Inovação

Por juntar áreas tão distintas é necessário uma equipe diversificada e especializada,  e um local adequado de testes para realizar um P&D. Esses são os principais motivos para empresas de pequeno e médio porte terceirizarem o trabalho de pesquisa e/ou desenvolvimento. Pois manter um departamento de P&D dentro da empresa pode ser muito custoso.

Por vezes a Pesquisa & Desenvolvimento é confundida com outro produto, a Consultoria, que é também é oferecido pela Química Júnior. Para saber mais sobre a diferença entre eles, nós recomendamos a leitura do seguinte texto: P&D x Consultoria: qual a diferença? – Site

Mulher aplicando um P&D

O que é feito na parte de Pesquisa??

Durante a etapa de Pesquisa, é realizado uma busca intensiva por bases teóricas. Para tal, utiliza-se de diversos métodos: bibliografias, acervos online, patentes. Para complementar todo o sistema de busca realizado pelos integrantes da Química Júnior, nós contamos com professores doutores que auxiliam e confirmam a veracidade de todas as informações obtidas. Esse reconhecimento, faz com que a parte da pesquisa do P&D ganhe maior reconhecimento e confiabilidade para o cliente.

Dessa forma, a parte da Pesquisa é utilizada como uma ferramenta para descobrir novos conhecimentos para serem aplicados na etapa sucessora, o Desenvolvimento. Além do mais, é nessa etapa que ocorre o levantamento das informações necessárias.

Reunião para definir estrategias e planos de inovação

Como funciona o Desenvolvimento

Depois de serem feitas todas as viabilidades e traçadas todas as estratégias entramos na fase de desenvolvimento do P&D. Nessa etapa colocamos em prática todos os conhecimentos acumulados na parte de pesquisa, e para isso é necessário uma equipe e laboratórios especializados. A falta de uma equipe e laboratórios adequados são a principal causa para uma empresa terceirizar um processo de P&D.

Química júnior referencia

Depois de providenciar todos os equipamentos, materiais e profissionais necessários, é iniciado o desenvolvimento. Durante o mesmo a parte de pesquisas continua funcionando para servir de auxílio durante todo o processo, para por exemplo contornar imprevistos ou documentar uma descoberta.

Por que iniciar um projeto P&D?

Investimentos em P&D valem a pena

Todas as grandes empresas têm um departamento só de P&D, e dedicam uma parcela considerável do seu lucro para desenvolvimento e pesquisas como mostrado a seguir:

Investimentos na área de P&D

Amazon $ 22,6 bilhões

Alphabet, Inc . $ 16,2 bilhões

Volkswagen $ 15,8 bilhões 

Samsung $ 15,3 bilhões 

Intel $ 13,1 bilhões 

Microsoft $ 12,3 bilhões 

Apple $ 11,6 bilhões

Roche $ 10,8 bilhões

Johnson & Johnson $ 10,6 bilhões

Merck $ 10,2 bilhões

(Fonte: investopedia)

Essas empresas conhecem o verdadeiro potencial da pesquisa e desenvolvimento, pois quando falamos em P&D conseguimos englobar várias categorias, como:

  • Desenvolvimento de um produto que irá revolucionar o mercado
  • Criação de uma nova categoria para uma determinada marca; 
  • Expansão do mercado adicionando-se novos produtos à uma linha já existente;
  • Melhoria e incrementos de um produto já existente; 
  • Reposicionamento da marca pelo lançamento de um produto, capaz de fazer a empresa atuar em um novo nicho no mercado.

Devido a grande flexibilidade de resultados a serem obtidos por um P&D, ele é muito valorizado e é um ponto crucial para uma empresa se manter constantemente inovando e se mantendo no topo da competitividade do mercado.

“Para a empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente.”

(Peters, Tom)

Tem ideia de algum projeto? conte pra gente!

Nós somos uma empresa júnior da Unesp na área de química, trabalhamos com preços abaixo do mercado em um dos melhores laboratórios da América latina com o apoio de professores renomados, não perca essa chance! A ideia de hoje pode ser um produto amanhã.

Está com uma ideia revolucionária, inovadora ou quer melhorar seu produto? Entre em contato! Marque uma reunião diagnóstico gratuita agora mesmo, clicando aqui!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos