Senso de Limpeza (Seisou): Benefícios da metodologia 5S

Senso de Limpeza (Seisou): Benefícios da metodologia 5S

Em nosso texto anterior, buscamos entender a importância da aplicação do senso de organização (Seiton), o segundo senso da Metodologia 5S. Para dar continuidade, apresentaremos agora o terceiro senso, chamado de Seisou, ou então, senso de limpeza

A partir do momento em que o senso de organização é aplicado, é necessário estabelecer um ambiente de trabalho mais limpo, o que inclui retirar as sujeiras já existentes, não sujar novamente o ambiente e buscar deixá-lo sempre limpo e agradável. Isso não significa apenas “limpar por limpar”, mas sim deixar o local de trabalho nas melhores condições possíveis, o que inclui não desperdiçar, não utilizar matéria prima além do necessário e não utilizar o equipamento de trabalho acima das especificações.

Seguindo todas essas indicações, é mais fácil criar um ambiente amigável e, também, que seja agradável para todos.

Desde crianças aprendemos que lugar de lixo é no lixo. Por que deixamos esse ensinamento tão importante para trás? Devemos aprender constantemente e deixar para trás o que nos foi ensinado nos faz regredir ao invés de progredir e evoluir como pessoas.

Desse mesmo modo, o senso de limpeza diz que não somente é importante jogar o lixo no lixo e deixar o ambiente limpo, mas também que se faz necessário deixar o ambiente organizado, você pode conferir mais sobre organização clicando aqui.

Com a aplicação deste terceiro senso, é possível manter o senso da organização e da utilização já abordados em textos anteriores, pois somente em um ambiente limpo e agradável é possível manter a organização e o não acúmulo presente. Além disso, um ambiente limpo permite uma melhor relação interpessoal com os trabalhadores de sua empresa, incentivando a transparência e a honestidade, uma vez que o clima empresarial se torna mais leve. Você pode conferir mais sobre o senso de utilização clicando aqui.

Além de organizado, o ambiente está sendo limpo
Além de organizado, o ambiente está sendo limpo

Benefícios da aplicação do Senso de Limpeza

A aplicação do senso de limpeza na sua empresa não só traz benefícios a curto prazo mas também a longo prazo. De fato, quando pensamos em limpeza, pensamos em um ambiente de trabalho limpo e organizado, porém, há muitos outros benefícios quando relacionamos a produtividade com a organização e limpeza.

Um ambiente mais limpo facilita a realização das tarefas e aumenta a produtividade, eliminando desperdícios e trazendo não só maior segurança e controle sobre os equipamentos, máquinas e ferramentas, mas também proteção e saúde aos funcionários. Com o Seisou, a qualidade de vida no trabalho aumenta e consequentemente o engajamento dos membros dentro do espaço de trabalho.

Tendo isso em vista, é muito importante a aplicação não só do Seisou mas também de todos os outros sensos do 5s pois assim é possível garantir uma solução completa para sua empresa, consolidando a aplicação de tais sensos com a autodisciplina de todos os funcionários.

Um exemplo extremo do que pode acontecer quando o ambiente não está limpo é a disseminação de doenças, como foi a peste negra, cujo auge se deu entre 1346 e 1353. Naquela época, não haviam tantas noções de higiene como temos atualmente. Esse doença era transmitida por pulgas de ratos. Nesse caso mais extremo, a limpeza, ou melhor, a falta dela teve uma consequência a longo prazo (mais de um ano).

No cotidiano de uma fábrica, podemos citar que alguma graxa ou óleo pingue no chão e se acumule por falta de limpeza. O resultado pode ser que algum funcionário escorregue e caia, se ferindo leve ou gravemente. Ou até mesmo a máquina parar de funcionar e dar prejuízo material ao dono da fábrica e causar risco para a vida de todos os funcionários ali presentes. Nesse caso mais próximo do nosso cotidiano, a falta de limpeza do óleo no chão acarretou uma consequência a curto prazo, somente o tempo necessário para que o óleo pingasse e alguém escorregasse.

Manutenção de equipamento

Com a aplicação do senso de limpeza, é possível notar em quais locais a limpeza é falha e em quais locais a limpeza é realizada com o devido cuidado. Nos locais onde ela é falha, deve-se melhorar a limpeza e manter a organização. Já nos locais onde a limpeza é feita com sucesso, deve-se manter limpo e, também, manter a organização. Isso deve continuar até que tudo esteja dentro dos padrões.

Além disso, mesmo dentro do cotidiano das fábricas, podem existir consequências da falta de limpeza que causem doenças aos trabalhadores, algo relacionado ao senso de saúde.

Podemos citar também a tranquilidade que se tem ao trabalhar num ambiente limpo. Por exemplo, em casa, quando a louça começa a se acumular muito tempo na pia. Começam a faltar talheres e pratos limpos, como também não há espaço para utilização da pia, uma vez que ela está cheia de louça. Além disso há a questão da sujeira e do mau cheiro. Quando a louça acumulada é lavada o ambiente se transforma totalmente.

Quais os sinais de que sua empresa precisa do 5S?

Já parou para pensar na necessidade do 5s em sua empresa? Muitas pessoas acreditam que o treinamento 5S não seja necessário, mas a eficiência dele em seu processo produtivo só acarreta em melhorias contínuas. Isso porque, aplicar o treinamento na sua empresa de forma aprofundada faz com que os hábitos e lições aprendidos com o 5s se tornem parte da cultura empresarial, sendo assim tais ações se tornam rotinas diárias.

O treinamento 5S está ligado ao lean manufacturing, ou seja, manufatura enxuta. Nessa filosofia, deve-se evitar os principais desperdícios, trabalhando com o necessário. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui. Alguns desses desperdícios são:

– Produtos defeituosos;

– Produção excessiva;

– Etapas desnecessárias na produção;

– Ideias não aproveitadas.

Existem outros tipos de desperdícios, que não serão abordados nesse texto, mas que você pode conferir no link acima.

Dessa forma, o treinamento 5S é uma maneira prática de se trabalhar com o lean manufacturing. Sobre o senso de limpeza, em especial, podemos dizer que se relaciona a metodologia da manufatura enxuta através da limpeza do local, acarretando diversas consequências positivas e evitando as negativas.

Pequenos desperdícios ao longo do tempo geram um grande impacto

Se sua empresa perde muito dinheiro com desperdícios, produtos se perdem pela planta empresarial, ou até mesmo se há certa demora para localizar suas ferramentas de trabalho, talvez seja um sinal de que sua empresa necessite de um treinamento 5S. Por mais simples que algumas ações pareçam ser, muitas vezes não nos damos conta de que precisamos mudar nossa cultura nas pequenas atividades.

Separar ferramentas de acordo com sua função, por exemplo, pode otimizar o tempo de produção de seu produto final. Além disso, melhorar as condições do ambiente de trabalho não só aumenta a produtividade na empresa como também promove o bem estar dos funcionários.

Outro fator que pode ser importante para entender se sua empresa necessita de um treinamento 5s é buscar entender como ela foi estruturada e se tornou a empresa que é hoje em dia. Em muitos casos, empresas que cresceram muito rápido em tão pouco tempo acabam necessitando de um programa de treinamento como o 5s, uma vez que precisam aprender a lidar com tamanha capacidade produtiva, bem como a grande estrutura, ferramentas e equipamentos.

FICOU INTERESSADO?

Quer saber mais sobre a metodologia 5S e como ela pode melhorar a eficiência da sua empresa? Baixe nosso E-book Entre em contato e solicite um diagnóstico, é rápido e grátis!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos