Política Socioambiental para Empresas: Conheça as Vantagens

Política Socioambiental para Empresas: Conheça as Vantagens

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sustentabilidade e estratégias para reduzir a emissão de carbono no planeta. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha a neutralização de carbono. Acesse e garanta logo o seu!

Não é de hoje que a responsabilidade social empresarial faz a diferença no dia a dia das empresas. Desde a década de 90, as causas sociais são tratadas por este setor com tanta importância quanto as causas econômicas. Além disso, com a evolução do mercado, é nítida a exigência de ética, transparência e responsabilidade ambiental nos negócios. Neste cenário, as empresas que não se adequam a essas exigências já se encontram atrasadas no mercado competitivo, enquanto as que as incentivam se veem diante de grandes crescimentos e progressos.

O que é Responsabilidade Social Empresarial (RSE)? 

O conceito de Responsabilidade Social Empresarial tem sido bastante difundido no mercado desde as últimas décadas. Trata-se de um conjunto de ações que objetivam a conduta ética, considerando aspectos culturais, de saúde, economia e educação.

É uma forma de a empresa beneficiar a sociedade em que está inserida. Isso inclui tanto os agentes externos (clientes, cidade, bairros) quanto agentes internos (funcionários e famílias, visitantes).

Dessa forma, passa a ser um compromisso que se assume para afirmar seus valores e metas, visando não apenas o crescimento da empresa no âmbito financeiro, mas especialmente um crescimento social. Trata-se de uma iniciativa voluntária e de um processo contínuo. Não está ligado somente a doações de caridade temporárias (filantropia), mas um trabalho que preza pela redução constante de impactos negativos no meio ambiente e comunidades.

Ter uma Política Ambiental garante a sustentabilidade da sua empresa

Mais recentemente, esse termo vem sofrendo diversas atualizações e passou a considerar também questões ligadas à sustentabilidade e convivência social. Assim, surgiu o termo “Responsabilidade Socioambiental Empresarial”, que tem sido cada vez mais incentivada em empresas de diversas áreas.

Fomento à Responsabilidade Socioambiental

Existem três fatores marcantes na atualidade que fomentam essa prática dentro de empresas:

1. O avanço tecnológico

Com o uso mais difundido de telefone, internet, televisão, redes sociais, etc., as telecomunicações possibilitaram a redução das distâncias globais. Assim, permitiram uma maior troca de informações entre pessoas e empresas.

2. O avanço educacional

Quer dizer, o número crescente de pessoas frequentando escolas, oportunidades de diferentes formas de ensino e a busca por aprendizado, que geraram novas exigências e formas inovadoras de empreender.

3. A criação de ONG’s e Associações

Hoje, milhões de pessoas estão organizadas pelo mundo, reunidas em associações e organizações não-governamentais (ONGs). Muitas estão mobilizadas pela defesa de seus direitos e interesses, tanto no âmbito social quanto no âmbito ambiental, e pressionando a sociedade a agir de forma mais justa e responsável.

O surgimento de ONG’s tem incentivado a RSE ao redor do mundo

E por que é importante exercer a Responsabilidade Socioambiental Empresarial?

 

Hoje, vivemos em um cenário em que a concentração de renda se tornou um problema gritante no mundo e no Brasil, principalmente. Dessa forma, as empresas, como grandes agentes do desenvolvimento econômico atual, tornam-se componentes essenciais para implantar mudanças satisfatórias na sociedade.

Justamente por terem tanta influência no cenário econômico, elas influenciam muito no comportamento de uma sociedade. Portanto, têm um papel fundamental na criação de uma Consciência Global, combatendo a injustiça social, auxiliando na garantia de uma sociedade mais igualitária, no acesso de todos aos Direitos Humanos, e na preservação do meio ambiente e patrimônio cultural.

A tendência agora é que o crescimento econômico não consiga se sustentar sem uma equivalência social e ambiental, assim como programas socioambientais não se mantêm sem o devido equilíbrio econômico da empresa.

Mas o que minha empresa ganha com isso?

A Responsabilidade Social Empresarial é, sim, um grande agente de promoção de benefícios para a sociedade. Porém, é também uma ferramenta que traz várias vantagens para a empresa que a realiza. Aqui, podemos citar 8 motivos para se aplicar a RSE na sua empresa.

1. Criação de um bom relacionamento com a comunidade

Uma empresa que preza não só pela promoção dos seus produtos, mas se preocupa com a comunidade afetada, acaba conquistando a atenção e simpatia daquela população, aumentando a satisfação de seus clientes.

2. Valorização do produto/serviço

A partir do momento que um produto ou serviço vem de uma empresa com Responsabilidade Social bem estruturada e divulgada, o mesmo passa mais credibilidade e confiança ao cliente. Assim, é altamente valorizado perante uma grande parcela dos consumidores e até tornando-os mais fiel à marca, ganhando vantagens competitivas perante seus concorrentes.

3. Garantia da não escassez dos próprios recursos

A Responsabilidade Socioambiental também inclui uma gestão interna responsável e sustentável. Uma vez aplicada corretamente, permite um planejamento melhor dos insumos necessários. Garante, ainda, que a utilização dos mesmos ocorra de forma a não esgotá-los rapidamente.

4. Motivação dos funcionários

Trabalhar para uma empresa com visão fora da caixa, que pensa no próximo e em seus empregados e realiza ações fora de sua atividade comum que impactem positivamente a sociedade é muito mais interessante, não é mesmo?

A melhoria do clima interno da empresa reflete no aumento das vendas

5. Amadurecimento da empresa

Uma empresa que desenvolve a capacidade de pensar num conjunto social em que ela se insere, ao invés de pensar apenas nela própria, é uma empresa já mais amadurecida organizacionalmente.

6. Ganho de incentivos governamentais através da Responsabilidade Social

Empresas que promovem o desenvolvimento sustentável e apoiam a sociedade estão mais dispostas a ganhar incentivos oferecidos pelo governo. Por exemplo, diminuição dos encargos fiscais, imunidades ou isenções tributárias. Além disso, se for o caso de adoção de um Sistema de Gestão Ambiental, a adequação à NBR ISO 14.001 garantirá também a regularização da empresa.

7. Sujeito a menos processos judiciais

Justamente pelo melhor relacionamento com a comunidade e com o governo, empresas socialmente responsáveis são menos propícias a litígios ou problemas judiciais.

8. Ganhos de imagem para a empresa através da Responsabilidade Social

A sociedade em geral é consciente sobre os impactos de suas ações no meio em que vive. Porém, a maior parte não está engajada para tentar reverter ou minimizar a situação. As empresas também caminham nesse sentido. Afinal, geram alterações no meio ambiente e muitas vezes não se responsabilizam por isso. Assim, se sua empresa é uma que quer fazer diferente e tem ações de RSE, você chama atenção do seu cliente e da mídia, transparecendo uma imagem positiva.

Por onde começar?

Diante da necessidade de se adaptar às exigências da sociedade e, consequentemente, dos consumidores, muitas empresas optaram por formas de incentivar ações voltadas à responsabilidade socioambiental. Abaixo, apresentaremos as principais ideias.

1. Núcleo de Responsabilidade Socioambiental

Ter uma equipe focada na estruturação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da empresa pode facilitar bastante sua aplicação. É importante que essa equipe seja multidisciplinar, contando com profissionais dos mais diversos setores, e que tenha reuniões regulares, a fim de tornar essas ações intrínsecas ao dia a dia da empresa.

Além disso, é importante que a equipe responsável por pensar nas ações tenha experiências na área para garantir que as ações vão, de fato, gerar impacto na sociedade.

2. Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Tão importante quanto ter um propósito socioambiental é, também, garantir que ele seja cumprido. Assim, o Sistema de Gestão Ambiental atua como um guia para o cumprimento das ações.

Trata-se de uma estrutura organizacional que atende à NBR ISO 14.001 e visa ao controle e à redução dos impactos ambientais gerados. Ele engloba não só a criação de uma política ambiental (com metas e compromissos definidos), mas também todo seu planejamento, implementação e monitoramento. Dessa forma, permite à empresa uma melhoria contínua dos seus processos sem agredir o meio ambiente e a sociedade.

O Sistema de Gestão Ambiental garante o cumprimento da Política Ambiental

Quem pode ajudar?

Há mais de 15 anos no mercado e atuando nas áreas de Engenharia Ambiental e Civil, a EMAS Jr. Consultoria – Empresa Júnior de Meio Ambiente e Saneamento/UFMG – possui experiência de mercado em Responsabilidade Socioambiental Empresarial.

A empresa conta com respaldo técnico de professores da Universidade Federal de Minas Gerais e possui núcleo de RSE difundido entre mais de 40 membros. É referência em Belo Horizonte por oferecer diversas Soluções em Consultoria Ambiental, Tratamento de Água e Efluentes, além de Soluções Construtivas e de Regularização.

Agende uma conversa e entenda melhor como a EMAS Jr. pode te ajudar a alavancar os resultados da sua empresa e, claro, chegar ainda mais perto da sua realização pessoal e profissional.

EMAS Jr. Consultoria
Telefone: (31) 3409-1929 | (31) 7177-0281
E-mail: contato@emasjr.com.br

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos

Gestão e Desenvolvimento

5 Motivos para contratar uma consultoria

O que é uma consultoria? Uma consultoria tem como principal objetivo oferecer uma orientação estratégica e soluções personalizadas para os