Município VerdeAzul: sua cidade é amiga do meio ambiente?

Município VerdeAzul: sua cidade é amiga do meio ambiente?

Você sabe quais são as cidades que mais contribuem para a preservação do meio ambiente no estado de São Paulo? Neste texto será abordado um pouco sobre o Programa Município VerdeAzul e seus impactos ambientais. Mergulhe nessa leitura!

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sustentabilidade e estratégias para reduzir a emissão de carbono no planeta. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha a neutralização de carbono. Acesse e garanta logo o seu!

Por que existe o Programa Município VerdeAzul?

Com o advento da industrialização, o ritmo da produção se deu cada vez mais intensamente, proporcionando um aumento exponencial da densidade demográfica mundial aliado a um descuidado descontrole dos resíduos gerados no processo.

Poluição da indústria no meio ambiente

 

Para contornar o panorama catastrófico, a maior parte dos países se reuniu em Conferências Mundiais do Clima, espaços de discussão nos quais as nações se dispuseram a adotar políticas de redução de emissão de gases poluentes, incentivo a implantação de áreas arborizadas e outros comprometimentos que, embora desrespeitados por alguns países, contribuíram muito para uma visão mais esperançosa do futuro mundial. Quer saber mais sobre as Conferências do Clima? Clique aqui. 

Nesse sentido, não foram só as instituições de âmbito nacional que tomaram providências. Pelo contrário, a preocupação com o meio ambiente também se fez presente nos discursos e medidas adotados por importantes autoridades estaduais. Nesse contexto, pode-se destacar o estado de São Paulo, o estado mais populoso e urbanizado do país, que estabeleceu algumas políticas para tornar suas cidades arborizadas e outras formas de preservação do meio ambiente. Dentre essas políticas, é  importante destacar o Programa Município VerdeAzul, lançado em 2007.

Sobre o Programa Município VerdeAzul

Como já mencionado, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) foi lançado no ano de 2007, pela antiga Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Governo de São Paulo- atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Seu principal intuito é incentivar e dar amparo às prefeituras dos municípios do estado na missão de adotar estratégias que aliem desenvolvimento ao respeito com o meio ambiente: um crescimento sustentável.

Para tanto, são indicados pelo Prefeito, por um ofício à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, um interlocutor e um suplente para cada município e estes representantes recebem capacitação técnica do Programa, de forma a alcançarem sucesso nas ações propostas pelo PMVA.

As ações a serem tomadas são chamadas de Diretivas norteadoras do Programa Município VerdeAzul, constatadas na agenda local que trata do meio ambiente. Tais diretrizes têm de incluir tópicos sobre Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos- que são cruciais para alcançar com coerência um desenvolvimento sustentável.

Valorização do meio ambiente no contexto urbano

 

Ao fim de cada ciclo anual, é publicado pelo Programa um “Ranking Ambiental” dos municípios paulistas, resultante da avaliação dos dados enviados pelos próprios municípios a respeito do cumprimento das obrigações que constam nas Diretivas norteadoras. Para quantificar a funcionalidade das políticas adotadas, é criado um medidor a partir dos dados enviados, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA), que também é útil na identificação dos rumos a serem tomados pelas Prefeituras, bem como novas possíveis estratégias para avançar no propósito do PMVA.

É importante enfatizar que a participação no Programa Município VerdeAzul é facultativa, contudo, existem alguns benefícios que estimulam a adesão. O Ranking Ambiental determina algumas premiações padrão:

– Certificado Município VerdeAzul: aos municípios – e seus respectivos Interlocutores – que atingirem oitenta pontos ou mais, bem como completar as obrigações presentes em cada Ciclo. Este documento garante à Prefeitura prioridade na captação de recursos do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

– Prêmio Governador André Franco Montoro: aos municípios melhores colocados no Ranking em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI’s). O título homenageia o criador do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA).

Confira agora o top 5 municípios no Ranking de 2019 e suas respectivas pontuações:

1. São José do Rio Preto (97)
2. Bragança Paulista (94,74)
3. Novo Horizonte (94,23)
4. Salto (93,96)
5. Itu (93,39)

A partir do Ranking de 2019, é possível ter uma noção dos municípios que andam fazendo a diferença no estado de São Paulo, contribuindo para deixá-lo cada vez mais verde. A princípio, não podemos deixar de citar São José do Rio Preto, que se destacou por conquistar o primeiro lugar no ranking do projeto Município VerdeAzul pelo segundo ano consecutivo, desta vez com uma pontuação de 97 pontos.

A cidade tem obtido reconhecimento devido ao seu significativo progresso ao longos dos anos: em 2016, o município se encontrava em 32º no ranking do programa, avançando 18 posições no seguinte, e posteriormente, mais 13 posições, alcançando o primeiro lugar em 2018, o que demonstra que as cidades que estão em posições consideravelmente baixas podem crescer de maneira a conseguir posições mais elevadas, contribuindo cada vez mais com o programa Município VerdeAzul, e consequentemente, com a arborização do estado de São Paulo.

Pensando na região onde está inserida a cidade de Araraquara, na qual se localiza o Instituto de Química da UNESP, uma cidade que merece reconhecimento por sua contribuição com a missão de tornar o território paulista cada vez mais verde é a cidade de Américo Brasiliense, que em 2017, subiu 297 posições no ranking do programa. Ademais, o município vem adotando cada vez mais medidas para tornar-se ainda mais arborizada. Uma dessas ações é a sua parceria com a Química Júnior, em que o município de Américo Brasiliense contribui para que a empresa realize o Projeto Verde, um projeto que tem como objetivo promover a sustentabilidade e a arborização por meio da neutralização do carbono consumido por empresas e eventos, convertendo-o no plantio de árvores no território da cidade de Américo Brasiliense.

Plantio de árvores no Município de Américo Brasiliense realizado pela Química Júnior a partir do Projeto Verde

 

Como contribuir para que minha cidade se torne cada vez mais sustentável?

Mas afinal, o que uma cidade pode fazer para conseguir um avanço significativo no ranking do município VerdeAzul, como fizeram as cidades de São José do Rio Preto e de Américo Brasiliense? Nós separamos algumas dicas que podem auxiliar nesse desafio:

1. Fazer um planejamento de arborização, considerando o tipo de plantio e as características fisiológicas da árvore, como tipo de tronco, de raíz, de folhagem, entre outras. Para saber mais, clique aqui!

2. Implementar nas escolas a educação ambiental, conscientizando as crianças da importância de preservar o meio ambiente e aderir a uma vida mais sustentável (aliás, você sabia que o Projeto Verde da Química Júnior realiza essa educação em escolas de Américo Brasiliense?).

3. Buscar parcerias com empresas que realizam projetos e ações voltadas à sustentabilidade, para que assim o desenvolvimento verde seja realizado de maneira efetiva e organizada.

E aí? Que tal contribuir para que a sua cidade fique ainda mais verde e avance significativamente no ranking do programa Município VerdeAzul? Se estiver em dúvida sobre como começar, a Química Júnior pode te ajudar a partir do nosso Projeto Verde, deixando assim a sua cidade ainda mais arborizada e incrementando consciência ambiental a educação das crianças, com um orçamento abaixo do mercado e com a garantia qualidade UNESP! Você pode conhecer mais sobre o projeto clicando aqui.

Ficou interessado? Deseja realizar uma parceria? Entre em contato com a gente! Muito obrigado pela leitura!

Para saber mais sobre o Projeto Verde e como ele funciona, acesse nosso ebook gratuito sobre o tema.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos