Marketing Verde: o Futuro do Mercado

Alguma vez você já ouviu a expressão marketing verde? Trata-se de uma estratégia de marketing muito utilizada atualmente e que vem impulsionando diversas marcas. Quer saber como esse conceito surgiu e como ele pode ajudar a sua marca a atrair parceiros e clientes? Então mergulhe nesta leitura e confira nosso e-book!!

O QUE É O MARKETING VERDE?

marketing verde é uma estratégia de marketing já muito consolidada no mercado atual. Teve sua ascensão no século passado, primordialmente na Europa e nos Estados Unidos na década de 60 e chegando ao Brasil na década de 90. Trata-se da utilização, por parte de empresas, de  artifícios que mostrem ao consumidor que a corporação possui preocupação ambiental. O marketing verde também é conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing e pode ser utilizado por empresas de todos os portes.

É comum ver em embalagens plásticas de produtos em geral palavras como “biodegradável”, “eco-friendly”,  “verde” ou “produto 100% natural”. Essas são algumas formas de marketing verde no dia a dia.

Os consumidores possuem cada vez mais consciência ecológica

POR QUE UTILIZAR O MARKETING VERDE?

Na atualidade, com crescente acesso à informação e o aumento da preocupação ambiental, o mercado vem passando por fortes mudanças. Nesse sentido, a consciência ecológica de uma marca é uma exigência importante para a maioria dos consumidores. Segundo pesquisa da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis.

O resultado é que grande parte dos consumidores prefere pagar um pouco mais por um produto ou serviço por este contribuir para a sociedade e/ou o meio ambiente. É fato que ainda existem consumidores não conscientes, mas a cada dia eles estão mais escassos. Por isso o principal impacto de tornar uma marca sustentável vem a médio e longo prazo;.

Além disso, é uma tendência mundial que as bolsas de valores não aceitem mais empresas que não divulguem informações sobre sua sustentabilidade. A bolsa de Johanesburgo, na África do Sul, já aplica esse critério desde 2010. Na França e na Dinamarca também.

 

COMO IMPLEMENTAR O MARKETING VERDE NA SUA EMPRESA?

É fundamental que as empresas, pequenas, grandes ou médias, tenham consciência ambiental. Dessa maneira serão capazes de acompanhar as tendências globais e garantir um mercado a médio e longo prazo.

Algumas dicas para implementar o marketing verde no seu negócio são:

– Revise os processos: revise o processos do seu negócio, buscando pontos em que podem ser reduzidos os desperdícios, de materiais, água e energia. Também opte por utilizar materiais que sejam ambientalmente amigáveis ou de empresas que efetivamente contribuam para a sociedade e o meio ambiente.

– Utilize embalagens sustentáveis: opte por embalagens e sacolas sustentáveis. Saiba mais em Por que utilizar produtos biodegradáveis?

– Apoie ações sócio-ambientais: contribua com projetos que defendam causas ambientais e sociais, como o Projeto Verde, da Química Júnior.

 Separe o lixo: destine o lixo da forma adequada, um exemplo é separar o lixo reciclável

– Mostre aos consumidores a sua consciência!: é fundamental que o consumidor tenha saiba da ações que a sua empresa toma em favor da sustentabilidade. Utilize selos de sustentabilidade para comunicar suas ações e realize campanhas nas mídias sociais.

Separar o lixo

FORMAS DE MARKETING VERDE

A consciência empresarial somado ao marketing verde são totalmente apreciáveis para o público que se importa com o meio ambiente. Conhecer alguns modos de marketing verde é muito importante. Veja a seguir, 4 formas de marketing verde muito adotados na atualidade por empresas e eventos:

– Reciclagem: a reciclagem é uma técnica de reutilização de resíduos sólidos gerados que, se tratado quimicamente, fisicamente ou biologicamente, pode retornar ao mercado, como matéria prima ou produto. Tal estratégia contribui para a utilização racional de recursos naturais, bem como diminui a emissão de gases poluentes e acúmulo de detritos. Realizar a reciclagem de seus dejetos, bem como fabricar produtos que possam ser reciclados são maneiras de realizar essa forma de marketing verde.

Reutilize seu lixo inorgânico

– Ecocopo: um produto que vem tornando muitos eventos, de todos os tipos, um pouco mais sustentável, a utilização de copos reutilizáveis vem substituindo a utilização massiva de copos descartáveis de plástico, que demoram cerca de 200 anos para decomposição.

– Produtos biodegradáveis: esse tipo de mercadoria como canudos, ou papéis em geral, são materiais que possuem confecção orgânica e, nesse sentido, conseguem ser decompostos facilmente por bactérias.

Produtos não biodegradáveis se acumulam na natureza

– Logística Verde e Logística Reversa: se preocupar com o destino de seus subprodutos e rejeitos é uma forma de logística verde. Realizar a coleta de seus produtos, de suas embalagens ou contribuir para tal, é uma forma de logística reversa. Clique aqui e saiba mais sobre.

– Neutralização de Carbono: a neutralização de carbono é baseada nos créditos de carbono. Ela recebe esse nome porque o principal poluente atmosférico é o gás carbônico. Por meio da quantidade de lixo gerada, energia gasta, gases lançados na atmosfera por uma empresa, são plantadas uma quantidade de árvores para compensar ou “neutralizar” esse impacto ambiental. A Química Júnior realiza a neutralização de carbono de empresas e eventos, além de contribuir para a educação das crianças e jovens brasileiros, por meio do Projeto VerdeClique aqui para saber mais.

Emissão de gás carbônico para atmosfera

O MARKETING VERDE COM O PROJETO VERDE DA QUÍMICA JÚNIOR

Projeto Verde, parceria Química Júnior e Prefeitura de Américo Brasiliense

O Projeto Verde da Química Júnior é um projeto de neutralização de carbono, com enfoque na educação e conscientização dos jovens e crianças do Brasil. Ao realizar o plantio de árvores, em parceria com a prefeitura de Américo Brasiliense – SP, oferecemos para crianças uma aula sobre educação ambiental. Destacamos a necessidade de preocupar-se com o meio ambiente, bem como evidenciamos situações cotidianas nas quais podemos praticar a sustentabilidade, já que todos podemos fazer nossa parte. Nesse sentido, aderir a ideia do projeto verde é investir nos pequeninos que são o futuro da nossa sociedade.

Além disso, optar pela Química Júnior é investir nos jovens acadêmicos do Brasil, que possuem a oportunidade de executar projetos ainda na faculdade e adquirir muitos conhecimentos interdisciplinares que são importantes para vida. Nesse sentido, é investir, a curto prazo, no presente do Brasil que são os jovens universitários.

Com isso, infere-se que trabalhar o marketing verde com a Química Júnior é investir no futuro econômico do país, bem como realizar uma ação socioambiental, algo diferencial no mundo contemporâneo. Saiba mais sobre o Projeto Verde

EMPRESAS QUE UTILIZAM O MARKETING VERDE

Todos anos, a revista canadense Corporate Knights publica a Global 100, a lista das 100 empresas mais sustentáveis do mundo. São analisadas mais de 7,5 mil empresas, com receita anual superior a 1 bilhão de dólares. Os critérios levam em conta a sustentabilidade nos aspectos econômicossociais e ambientais. Em 2020, a lista foi divulgada durante o Fórum Econômico Mundial, na Suíça. Apenas 4 empresas brasileiras apareceram na lista: Natura, Banco do Brasil, CEMIG e ENGIE Brasil Energia. Confira a seguir os motivos pelos quais elas foram escolhidas:

– Natura:  Desde 2000, com o lançamento de sua linha Ekos, a empresa de cosméticos iniciou um novo ciclo em sua história. Passando a incorporar cada vez mais ingredientes da Amazônia em seus produtos. A negociação que antes era feita de maneira indireta com o produtores locais. Todavia, devido ao desmatamento ilegal, era cada vez mais difícil para as comunidades locais produzir em ciclos e cumprir os contratos. A partir daí a empresa decidiu conversar diretamente com os produtores. Definiu regras claras de exploração, respeitando os ciclos da biodiversidade e os limites de extração. Um exemplo é a colheita da ucuuba, árvore sob risco de extinção. Apenas 60% das sementes podem ser recolhidas, o restante deve ser deixado para os animais da região espalhem de forma natural.

Com essas e outras ações, a Natura contribui socialmente e ambientalmente. O produtores locais obtêm sua renda a partir da floresta, explorando-a de forma sustentável e entendendo a importância da preservação. Por esse motivo em janeiro de 2020, durante o Fórum Econômico Mundial, a Natura foi eleita a 15ª empresa mais sustentável do mundo.

Logo Natura

– Banco do Brasil: Um dos maiores motivos para a escolha do banco, foi a alocação de R$ 193 bilhões para o setor da economia verde. A economia verde tem como foco reduzir as emissões de carbono, os riscos ecológicos e a degradação ambiental. Esse setor busca incentivar a redução do uso de recursos naturais. Para tanto, promove crédito para operações com energia renovável, eficiência energética, construções sustentáveis, turismo sustentável, pesca, água e agricultura sustentável. Por esse motivo, o Banco do Brasil foi considerado a instituição mais sustentável do mundo no segmento financeiro.

Banco do Brasil

– CEMIG: A CEMIG é a Companhia Energética de Minas Gerais. Sua aparição no ranking se deu principalmente pela preocupação ambiental da empresa, na sua busca por inovação e pelo reconhecimento dos empregados. Atualmente, 98% de toda a capacidade de geração da empresa corresponde a fontes de energia limpas, como a hidráulica. Assim a CEMIG foi considerada a 19ª empresa mais sustentável do planeta em 2019.

 

Cemig

 

– ENGIE Brasil Energia: A ENGIE Brasil Energia é a maior geradora privada de energia do Brasil. A empresa possui um modelo de crescimento sustentável, que visa a redução das emissões de carbono, redução do uso de recursos naturais e um maior acesso à energias renováveis. No Brasil a empresa investe em energia solar, eólica, hidrelétrica e biomassa. Em suas usinas há monitoramento da qualidade do ar, do solo e da água. Dessa maneira, a ENGIE Brasil foi eleita a 72ª empresa mais sustentável do mundo em 2019.

Engie

O GREENWASHING

Entretanto, não se engane. É preciso, para que a estratégia do marketing verde seja realmente implantada que a empresa, bem como os funcionários, gerentes e gestores estejam alinhados com o ideal. Nesse sentido, é preciso para este modelo de marketing, sempre pensar em projetos centrados em ecologia, economia, melhorias sociais e de acordo com os hábitos da sociedade. Caso a empresa tente utilizar-se do marketing verde, mas não realize de fato ações em prol do meio ambienteela estará praticando o greenwashing.

O greenwashing, é literalmente uma espécie de “lavagem verde”. Trata-se de tentar passar uma imagem de que a empresa é amiga do meio ambiente para mascarar os consumidores, atitude totalmente deplorável. Acontece quando uma empresa vende a ideia de estar alinhada a preocupação ambiental, entretanto desregradamente polui o meio ambiente, contamina rios e lençóis freáticos, maltrata animais dentre tantas outras formas de prejudicar a natureza.

Quando descoberto, o greenwashing pode acabar com toda a reputação de uma marca, sendo muitas vezes fatal.

CONCLUSÃO

Com as mudanças climáticas e a crescente preocupação ambiental, o mercado fatalmente passará por mudanças. Os consumidores, cada vez mais conscientes, exigem e optam por marcas que demonstram preocupação social e ambiental. Por esse motivo, as empresas com esses valores dominarão seus mercados no futuro.

Você possui um negócio e não quer ficar para trás nas tendências da economia mundial? Não se preocupe, a Química Júnior pode te ajudar! Entre em contato ou acesse nosso e-book gratuito!

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