Consumo Sustentável: Você ensina seu cliente?

Consumo Sustentável: Você ensina seu cliente?

Caracterizado pelo consumo consciente, redução de desperdícios e o uso somente do necessário, o consumo sustentável se mostra um ponto muito importante para a economia de recursos. Esta maneira de vida vem ganhando grande visibilidade em nosso contexto atual. Não só pelo fato da sociedade estar cada vez mais preocupada com a escassez de nossos recursos, mas também pelo impacto no meio ambiente. Ficou interessado em saber como você pode adotar um consumo sustentável? Mergulhe nessa leitura e confira nosso e-book!!

O que é consumo sustentável?

O consumo sustentável é uma forma de consumo de produtos que preza pelo seu uso correto e consequentemente pela sua economia. É um modo racional de usar nossos recursos, pensando na sustentabilidade e no impacto que estamos gerando para nosso planeta.  Assim, esta forma de consumo é caracterizada por um tripé composto por três fatores:

  • Ambiental
  • Social
  • Econômico 

O fator ambiental corresponde a nossa preocupação com a preservação dos recursos naturais e da natureza que nos cerca. Já o fator social e econômico, ao fato de pensarmos nas futuras gerações e na economia de nossos produtos e bens, respectivamente. 

Por conta disso, o consumo sustentável pode ser facilmente relacionado com outro importante conceito que vem sendo discutido nos dias de hoje: a pegada ecológica. Esta, por sua vez, consiste em saber o impacto nos recursos naturais causado pelo consumo humano. Para saber mais sobre pegada ecológica, você pode clicar aqui e desfrutar de nosso texto.  

Menina com placa "Save the Future"

Como adotar um consumo sustentável?

Você deve estar se perguntando como adotar o consumo sustentável no dia a dia. O primeiro passo, o mais simples, é buscar conhecer quais produtos você consome de maneira errada. Isso porque, devido à correria de nossa rotina, muitas vezes não acabamos dando a devida atenção aos rótulos e embalagens dos produtos que compramos. 

Um exemplo disso é um produto presente em todos os momentos do nosso dia: o creme dental. Você sabia que pode estar usando o creme dental de forma incorreta? Por mais simples que pareça, muitas pessoas não fazem o uso correto deste produto na hora de escovar os dentes, e o grande erro está na quantidade utilizada. escovas de dente com creme dental

Ao contrário do que muitos comerciais nos mostram, a forma ideal de usar este produto é utilizando uma quantidade bem pequena de creme dental. O recomendado é que seja do tamanho de uma ervilha, e não depositada por todas as cerdas da escova, como já estamos habituados. Dessa forma, você poderá economizar e não correrá o risco de prejudicar a saúde de seus dentes e gengiva. 

Outro produto que provavelmente você utiliza de maneira errada e não sabe é o desodorante para os pés, mais conhecido como “tenys pé”. Isso porque, o próprio nome do produto pode induzir ao erro, visto que o recomendado é o uso direto no sapato e não nos pés. 

Além disso, há muitos produtos que usamos de forma correta, mas não sabemos de todos os seus usos. Um exemplo é a água sanitária, popularmente usada para lavar pisos e banheiros. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é de que também podemos usar este produto para tirar manchas de roupas, cerâmicas e louças. 

Por conta disso, para evitar desperdícios e usar os produtos corretamente é muito importante nos atentarmos aos rótulos do produto. Mesmo não sendo uma leitura extremamente rápida, criar esse hábito pode nos ajudar na economia de produto e dinheiro, além de um consumo consciente que preza pela sustentabilidade

Mão segurando lâmpada de dinheiro

Mas, por que temos o costume de consumir erroneamente esses produtos?

Vamos tomar como exemplo o detergente que usamos em casa. Quando lavamos as louças, temos a sensação de que a limpeza só será efetiva se a esponja estiver espumando. Porém, a quantidade de espuma não diz nada a respeito da limpeza, uma vez que a sujeira é retirada das superfícies pelas micelas presentes no produto, ou seja, pequenas estruturas que prendem a gordura, removendo-a. Portanto, basta algumas gotas para realizar a limpeza. O mesmo acontece com os shampoos e outros produtos, e por isso, é importante que tenhamos o senso de utilização, ou Seiri. Você pode conhecer mais sobre este senso clicando aqui.

Pessoa colocando detergente em uma esponja

O consumo incorreto tem várias consequências, entre elas:

  • a poluição dos rios pelas espumas que impedem a oxigenação da água
  • morte de plantas aquáticas e peixes
  • retirada da cera que protege as penas das aves aquáticas
  • a poluição do solo pelo descarte incorreto das embalagens plásticas
  • desperdício de dinheiro

O que as empresas pensam em relação ao consumo sustentável?

Muitas empresas não têm essa consciência e não incentivam o consumo sustentável, afinal, a compra frequente dos produtos gera lucros. Ou então, ainda não sabe do impacto positivo que sua empresa poderá ter ao demonstrar essa preocupação com o meio ambiente e com seu consumidor. Empresas que prezam pela sustentabilidade e demonstram preocupação com o planeta e com as pessoas podem utilizar esse fato como marketing, atraindo cada vez mais consumidores e alavancando suas vendas.

Dessa forma, os movimentos de consumo sustentável estão ganhando espaço no mercado, como por exemplo, shampoos e condicionadores em barra, que prometem maior durabilidade (valorizando o dinheiro do consumidor), economia de água (visto que shampoos líquidos possuem uma grande porcentagem de água) e redução do consumo de plástico, já que suas embalagens são de papéis biodegradáveis.

A importância de começar a praticar o consumo sustentável

Para utilizar seus produtos e gastar seu dinheiro de forma consciente, preste atenção nesses passos:

  • Sempre leia o rótulo da mercadoria e entenda sua finalidade antes de adquiri-la
  • Leia as instruções de uso, que especificam a quantidade necessária para um uso correto
  • Busque por produtos que sejam ou tenham embalagens biodegradáveis, isso estará escrito no rótulo
  • Recicle todas as embalagens possíveis
  • Não faça o descarte em locais inapropriados 

Prateleiras de uma venda

Assim você estará fazendo um melhor uso dos produtos, do seu dinheiro e prezando pelo nosso ecossistema para as gerações futuras, além de extrair o melhor que as mercadorias têm a oferecer em termos de qualidade e rendimento.

Com a adesão dos consumidores ao consumo sustentável, as empresas também passam a aderir ao movimento e a repensar os seus produtos para encaixá-los nas demandas do mercado, abrindo espaço para a inovação e conscientização sobre os recursos dos clientes.

Além disso, agregando esse valor aos produtos, a visão dos consumidores sobre a empresa será mais positiva e esta garantirá mais força competitiva no mercado, gerando mais vendas, mais lucro e, consequentemente, mais oportunidades para o mercado de trabalho. 

Como a Química Júnior contribui com o consumo sustentável?

Oferecemos sempre produtos de qualidade e personalizados de acordo com a realidade de cada cliente, sempre preocupados e no anseio de que nossos clientes tirem o máximo do oceano de soluções que temos a oferecer. Quer saber mais? Agende um diagnóstico clicando aqui. ou acesse nosso ebook gratuito!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos