Aprenda métodos para reduzir a contaminação em empresas!!!

Aprenda métodos para reduzir a contaminação em empresas!!!

Preocupado com sua saúde dentro da Empresa? E preocupado com a saúde de seus clientes? Quer saber como se precaver de futuros acidentes? Então dê uma mergulhada nessa leitura que aborda casos de contaminação e soluções envolvendo 5S.

Contextualização sobre contaminação em empresas 

Certamente o assunto mais comentado no brasil desde fevereiro foi a pandemia causada pelo novo Coronavírus. Ela vem matando e amedrontando muitos brasileiros, os quais não se sentem seguros ao perambular em meio social. Portanto é dever das empresas dar segurança aos trabalhadores diminuindo ao máximo a chance de contaminação dos mesmos.

Mas vale lembrar que existem outros tipos de contaminação em empresas como:

-A contaminação dos consumidores decorrentes de problemas na produção, como no caso Backer que será abordado a ainda nesse post;

-A má utilização de produtos químicos que podem apresentar  risco à saúde dos funcionários devido , que acontece normalmente em máquinas com pouca manutenção;

Esses e outros tipos de contaminação são causados devido a má gestão da empresa e podem ser evitados em métodos simples como o 5S.

microorganismos prontos para o contágio

Por que esse assunto é recorrente e por que ter cuidado com isso?

No cenário atual de quarentena, no qual funcionários de serviços essenciais precisam ir trabalhar e com a perspectiva de reabertura do mercado nos próximos meses, é essencial buscar formas de diminuir a contaminação dos funcionários dentro de empresas. Além disso, é fundamental tornar públicas as boas ações feitas por sua empresa para motivar mais os funcionários e aumentar a chance de venda de produtos. Afinal, ninguém vai querer um escândalo envolvendo contaminação de funcionários ou de consumidores no meio de uma pandemia. E ganhar um marketing investindo nos funcionários não é nada mau.

Todos os casos de contaminação vão prejudicar a imagem de uma empresa como nos casos mostrados abaixo:

a segurança promove confiança maior na marca

Caso Backer

Entre os muitos casos de contaminação, o mais atual é o da Cervejaria Backer, situada em Minas Gerais. Tudo começou no final de 2019 e início do ano de 2020. Pessoas começaram a ser internadas com sintomas parecidos e uma causa misteriosa. Durante investigações, foi descrito que as vítimas haviam consumido cervejas da Cervejaria Backer, a maior cervejaria artesanal em produção no país. Durante a investigação, apurou-se que lotes da cervejaria Backer estavam contaminados por dietilenoglicol.

cerveja artesanal

Essa substância é altamente tóxica para os humanos. Entre as vítimas, há casos de morte. Tal composto é usado em indústrias nos processos de resfriamento, por conta de suas propriedades anticongelantes. Segundo a Backer, o dietilenoglicol não faz parte do processo de produção da cerveja.

Atualmente, a cervejaria Backer encontra-se interditada e foi autorizado o descarte dos produtos não contaminados. Estes serão destinados para a fabricação do álcool 70%.

Caso lenços umedecidos

Em 2019, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a venda de dois lotes de lenços umedecidos de duas diferentes marcas. Tais lotes estavam contaminados com a bactéria Enterobacter gergoviae. Essa bactéria é gram-negativa e se encontra naturalmente no organismo humano. Pode ser encontrada em solos, esgotos, grãos de café e  intestino de insetos. A bactéria em si não faz mal ao organismo, pois ela é encontrada naturalmente nos humanos.

O perigo se encontra quando há uma infecção dessa bactéria vinda de fatores externos, como o caso de lenços umedecidos. A infecção por Enterobacter gergoviae  pode causar problemas respiratórios e urinários. Tais problemas podem atingir pessoas com o sistema imunológico mais enfraquecido.

Assim, bebês poderiam desenvolver problemas ao serem limpos pelos lenços umedecidos da empresa Kimberly Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda. A própria empresa notificou a ANVISA sobre os lotes contaminados e que o problema foi identificado pelo controle de qualidade interno e o recolhimento voluntário dos produtos.

lenços contaminados por bactérias

Como atuar na sua empresa

imagem da empresa pode sofrer muito com casos de contaminação, mesmo que não sejam letais ou que não causem sérios danos a saúde, como o caso do lenços umedecidos. Logo, atuar no controle de contaminação é algo de suma importância e necessária, ainda mais nos dias atuais com a pandemia do COVID-19.

Para evitar a contaminação em empresas, a limpeza é uma das principais aliadas, mas não a única. São importantes também a limpeza do local de trabalho e até instruções sobre como se portar dentro e fora da empresa para se prevenir contra o novo coronavírus. Para isso, pode ser realizada a metodologia 5S. Essa metodologia se baseia na filosofia do lean manufacturing, em inglês, ou manufatura enxuta, em português. No pensamento lean, se evitam desperdícios, enquanto que na metodologia 5S mudam-se as atitudes.

A metodologia 5S foi desenvolvida no Japão, pós II Guerra Mundial para a reconstrução do país. Por isso o nome da metodologia, já que os sensos tem o nome original em japonês:

– Seiri: senso de utilização;
– Seiton: senso de organização;
– Seisou: senso de limpeza;
– Seiketsu: senso de padronização;
– Shitsuke: senso de autodisciplina.

Você pode conferir mais sobre o 5S em empresas clicando aqui.

No quesito contaminação os principais Sensos a serem focados são o Seiton e o Seisou. Os outros sensos ainda são essenciais, mas eles terão uma menor importância nesse caso.

Seiton – Aumento da produtividade em tempos de pandemia

reuniao de planejamento

Seiton é o segundo senso do 5S, focado na redução do tempo e na otimização do espaço. Durante a pandemia o Seiton pode ajudar empresas que empregam home office melhorando a disposição de artigos no computador. Como consequência a produtividade dos funcionários é aumentada podendo ultrapassar até mesmo sua antiga produtividade quando não havia home office e nem 5S, variando bastante dependendo do trabalho.

Empresas que não podem se dar ao luxo de um home office também podem se beneficiar, aplicando o senso de organização. Sendo que mesmo com o constante fluxo de funcionários dentro da empresa, a contaminação de funcionários pode ser reduzida drasticamente com algumas medidas, por exemplo:

– Reorganização do ambiente, para funcionários ficarem a distâncias mínimas;

– Planejamento de disposição de máquinas, a fim de economizar tempo e diminuir o fluxo de funcionários não necessários perto do maquinário;

– Organizar o armazenamento de produtos de modo a diminuir o tempo dos funcionários dentro de um armazém.;

É possível também reduzir drasticamente uma futura contaminação de clientes por produtos químicos, só de organizar melhor a empresa e os funcionários. Com a melhor otimização dos espaços da empresa os funcionários poderão focar mais no seu próprio trabalho diminuindo assim a chance de qualquer acidente.

Seisou – Qualidade de vida e saúde no local de trabalho

utilize corretamente EPIs

No momento atual, o senso de limpeza é um dos principais aliados no combate ao novo coronavírus, não somente no sentido literal de deixar o ambiente limpo, como criar uma cultura de limpeza na vivência dos funcionários. Para isso, podem ser tomadas algumas medidas como:

– Horários específicos para lavagem das mãos;

– Aumentar a ventilação de ambientes;

– Utilizar todas as EPIs necessárias para o manuseio de produtos alimentícios a risca;

– Sempre lavar as mãos quando chegar ao local de trabalho;

– Evitar a comunicação com outros funcionários sem a utilização de mascaras;

– Higienizar as mão com álcool em gel, quando água e sabão não estiverem disponíveis;

– Sempre lavar as mãos antes de sair do local de trabalho;

– Esterilizar constantemente o local de trabalho.

Essas são somente algumas das ideias que podem ser criadas para serem implementadas na cultura de limpeza. Você pode conferir um pouco mais sobre a limpeza da metodologia 5S clicando aqui.

FICOU INTERESSADO?

Quer saber mais sobre a metodologia 5S e como ela pode melhorar a eficiência da sua empresa? Entre em contato e solicite um diagnóstico, é rápido e grátis!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos