Meio Ambiente e Vida Sustentável

Tendência de Carbono Neutro nas Startups

Capa do texto

Antes de ler, que tal conferir um e-book gratuito sobre o nosso projeto Carbono Neutro? Acesse já o e-book clicando aqui e fique por dentro de um de nossos projetos mais importantes para os objetivos do desenvolvimento sustentável!

O impacto das startups no meio ambiente 

Empresas grandes e pequenas, startups, a população e o governo têm grande impacto no meio ambiente e na sociedade. Neste texto focaremos nas startups. Mas o que é uma startup? Startup é um negócio que está em seu início e possui potencial de ser repetível e escalável. E muitas vezes essas empresas emergentes buscam ter um desenvolvimento sustentável.

O conceito de desenvolvimento sustentável e muitos outros estão presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como ODS. Esses são indicadores brasileiros para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Dentre eles estão presentes ‘cidades e comunidades sustentáveis’ e ‘ação contra a mudança global do clima’, por exemplo. 

Segundo Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global, para que as ODS se concretizem deverá ser fomentada a criação de tecnologias disruptivas. E para alcançar isso, uma das alternativas é investir em startups, justamente por essas crescerem em ritmo acelerado. Um dos focos dessa ação seria atingir um objetivo da ONU, de fazer com que até 2050 o planeta zere suas emissões de carbono. Isso faria com que o aumento de temperatura global fosse de até 1,5°C se comparado a era pré-industrial. Esse foco pode ser resumido no termo compensação de carbono.

Essa compensação de carbono consiste em neutralizar a emissão de gás carbônico. As empresas atuais possuem a missão de seguirem essa compensação de carbono. Isso pode ocorrer de algumas formas, como pelo Programa Brasileiro GHG Protocol. Esse programa busca estimar a emissão de gases do efeito estufa (GEE), estimulando essa cultura de compensação de carbono no mundo corporativo, nas empresas.

Você quer saber mais sobre o Programa Brasileiro GHG Protocol? Se sim, clique aqui.

 

Fundos financeiros para startups ecológicas

Muda de planta dentro de uma lâmpada
Muda de planta dentro de uma lâmpada.

As empresas possuem um papel sustentável essencial para o desenvolvimento sustentável, o que pode ser dado por essa compensação de carbono, por exemplo. Com isso em mente, muitas empresas propõem algumas ações para atingir seus desafios sustentáveis. Este é o caso do programa ‘Aceleradora 100+’ da Ambev, empresa brasileira dedicada à produção de cervejas.

Esse programa busca financiar iniciativas de negócios inovadores e sustentáveis, como as startups, para colaborarem em prol de atingir esses desafios sustentáveis. São esses desafios: mudanças climáticas, embalagem circular, agricultura sustentável, gestão de água, conservação da biodiversidade da Amazônia, e ecossistema empreendedor. Esse programa define bem o conceito de empreendedorismo verde.

Mas o que é empreendedorismo verde?

 Ele ocorre quando uma empresa, como no caso da Ambev, busca implementar ações de conservação ambiental além de gerar lucros. Esse empreendedorismo verde é tendência e é praticamente obrigatório para as empresas atuais. Uma das alternativas para isso é implementar a ISO 14001, um certificado do sistema de gestão ambiental. Esse certificado visa apresentar práticas para diminuir os impactos ambientais da empresa, ou seja, torná-la um empreendedorismo verde.

Voltando ao programa ‘Aceleradora 100+’ da Ambev, três empresas ganharam seu financiamento: Zoomagri, Growpack e Bommera. Zoomagri busca interromper as cadeias de suprimentos agrícolas globais via visão computacional e inteligência artificial. Growpack cria biomateriais que conectam plantas a pessoas. E Bommera transforma resíduos em novos produtos. Todas elas são startups ecológicas que visam alcançar os desafios sustentáveis da Ambev.

Mudas de planta
Mudas de planta.

Dentre outras empresas que buscam realizar o empreendedorismo verde, podemos citar a L’oreal, empresa multinacional francesa de cosméticos, líder em sustentabilidade corporativa. Isso porque, o Grupo L’Oréal, propõe diversas iniciativas de longo prazo, e entre os objetivos estão:

  • Reduzir as emissões de carbono;
  • Combater o desmatamento em sua cadeia de suprimentos;
  • Aprimorar a gestão da água;
  • Se tornar um líder exemplar na nova economia sustentável.

Ademais, a L’Oréal busca investir em startups sustentáveis, a citar o investimento na startup suíça de tecnologia ambiental Gjosa, a qual desenvolve soluções exclusivas para economia de água. Assim, L’Oréal e Gjosa têm trabalhado juntas com foco no desenvolvimento de tecnologias para economizar água no enxágue de shampoo. Em 2018, por exemplo, as empresas anunciaram a criação de um chuveiro capaz de enxaguar o shampoo com 1,5 litro de água (em vez dos 8 normalmente utilizados).

Além disso, com base no compromisso de sustentabilidade, em 2013 foi lançado pela empresa o programa Sharing Beauty With All, o qual é alinhado com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.  No Brasil, o programa possui atuação sobre 3 focos estratégicos: transformação da cadeia de valor, atuação contra mudança climática e protagonismo social. Atualmente a sede da L’Oréal Brasil, no Rio de Janeiro, já é Carbono Neutro.

Mãos segurando um globo terrestre
Mãos segurando um globo terrestre.

Como realizar a compensação de carbono na minha empresa?

E pensando em trazer a sustentabilidade para a sua empresa, a Química Jr. desenvolveu o projeto Carbono Neutro. O Carbono Neutro, baseado na estratégia de compensação de CO2, busca neutralizar todo o gás emitido pela sua empresa e/ou evento. Sendo que essa neutralização ocorre por meio do plantio de árvores que compensam a emissão do dióxido de carbono. Alguns cases de sucesso podem ser conferidos no site da Química Jr.

Dentre os benefícios do projeto Carbono Neutro, podemos citar:

  • Marketing verde para empresa : os consumidores buscam cada vez mais empresas que transparecem uma preocupação com o meio ambiente;
  • A compensação de carbono contribui para a diminuição dos poluentes, e consequentemente para a diminuição do impacto que causam na sociedade e no meio ambiente;
  • O empreendedorismo verde torna a sua empresa mais eco friendly e sustentável;
  • Atualmente, a sustentabilidade é uma das áreas mais está crescendo. 

Ficou interessado nos benefícios e nas mudanças que o projeto Carbono Neutro pode trazer para o seu negócio? Entre em contato com um de nossos especialistas, através do site da Química Jr.

Faça parte da mudança e contribua para um futuro mais sustentável.