Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Como posso contribuir?

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Como posso contribuir?

Com uma visão ampla a respeito de minimizar os impactos da desigualdade, poluição e assegurar os direitos humanos os Objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela ONU possuem um papel importante na sociedade atual, mas afinal você sabe quais são esses objetivos?

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sustentabilidade e gestão ambiental. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha estratégias para neutralização de carbono em empresas e eventos. Acesse e garanta logo o seu!  

Bora pro texto?

Como surgiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são parte de um projeto mais amplo, a Agenda 2030, adotada em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Eles correspondem a um conjunto mundial de objetivos que seguem e expandem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), acordados pelos Estados membros da ONU em 2000. Os ODM foram objetivos específicos e mensuráveis, propostos para atender às principais necessidades dos países mais pobres.

Entretanto, o prazo dado para os ODM se expirou em 2015, e as Nações Unidas decidiram estipular uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para finalizar o trabalho. Nesse contexto, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável surgiram para substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Os ODS tem a ideia central de absorver, o que não foi cumprido pelos ODM. Integrando temas como consumo sustentável, mudança climática, desigualdade econômica, inovação, diversidade, paz e justiça.

O desenvolvimento sustentável possui três grandes princípios, que são:

  • sustentabilidade econômica;
  • sustentabilidade ambiental;
  • sustentabilidade social.

A divisão desses princípios permeia a importância de cada uma dessas grandes áreas para o alcance do desenvolvimento sustentável e, ainda, a necessidade de que haja um trabalho conjunto, para que os diferentes princípios sejam desenvolvidos de maneira igualitária.

Apesar de terem sido estabelecidos em 2015, os ODS são resultado da Cúpula Rio+20, em 2012, que estipulou o documento “O Futuro que Queremos” e determinou a criação de um grupo de trabalho aberto para preparar um projeto de agenda. Esse grupo de trabalho, com representantes de 70 países, inclusive o Brasil, realizou sua primeira reunião em março de 2013 e publicou sua minuta final, com 17 sugestões, em julho de 2014. As negociações se seguiram e o texto final dos ODS foi acordado em setembro de 2015, na Sede da ONU em Nova York.

A lista contempla 17 objetivos diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável, que entraram oficialmente em vigor em 1 de janeiro de 2016 e serão reavaliados em uma nova conferência mundial do meio ambiente, prevista para 2030. 

Quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? 

 

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

  • Objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;

Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos;

  • Objetivo 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;

  • Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

  • Objetivo 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos (reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima);

Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Gerindo de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

  • Objetivo 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável. Proporcionando o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Qual sua importância no mundo hoje? 

Essencialmente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável servem como um guia para os países que se comprometam com o desenvolvimento global até 2030. As ações previstas estabelecem um caminho nos próximos anos para acabar com a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e proteger nosso planeta.

A importância do desenvolvimento sustentável está atrelada à necessidade de conservação dos recursos naturais para as próximas gerações. Na atualidade, é sabido que há um grande impacto das atividades produtivas no meio ambiente. Desse modo, a importância do desenvolvimento sustentável é justificável pela urgente necessidade de conservação desses recursos.

Resumindo, eles são importantes não apenas porque indicam onde devemos estar em 2030, mas também descrevem novos mercados e oportunidades para empresas em todo o mundo.

Qual é o meu papel como cidadão nessa iniciativa?

É certo que os governos possuem um papel muito importante através da criação de políticas e diretrizes que tragam resultados positivos para uma maior sustentabilidade de suas respectivas nações.

A administração e os órgãos públicos de um país, porém, não são as únicas instituições que devem se atentar à preservação e revitalização do meio ambiente. Empresas, de todos os tipos e tamanhos, e os cidadãos também precisam contribuir para o alcance da Agenda 2030, por mais que não pareça, possuem papéis de protagonistas nessa caminhada.

Se cada cidadão se conscientizar e passar a tomar medidas mais sustentáveis em prol da conservação de nosso meio ambiente, os prejuízos causados ao nosso planeta serão reduzidos de forma drástica. Isso acontece pois a partir do momento que um indivíduo começa a entender a sua responsabilidade social e ambiental para com o seu lar, ele incentiva outros a seguirem o mesmo caminho, levando à uma disseminação de práticas sustentáveis e de benefícios para a população terrestre. 

Um cidadão conscientizado ao se tornar um empreendedor, leva seus princípios para si, para sua empresa e para seus funcionários. Dentro disso, ele contribui diretamente para a implementação de uma política socioambiental em sua empresa, além do alcance dos ODS’s, já que pode enquadrar seus negócios em padrões internacionais de sustentabilidade, comumente denominados de ISO. Tal atitude contribui diretamente para o avanço dos países e do planeta para os objetivos pré-estipulados nas conferências mundiais sobre o meio ambiente anteriores. 

Além disso, ao entender melhor suas responsabilidades, levando em consideração os princípios do desenvolvimento sustentável, o cidadão está apto a tomar decisões mais sensatas e mais orientadas para a preservação ecológica de nosso planeta. Sendo alguns exemplos de atitudes que contribuem para isso a preferência pela utilização de materiais biodegradáveis, a redução de consumo desnecessário para evitar o desperdício e a procura e apoio à instituições que tenham medidas de reparação dos prejuízos já gerados pelo ser humano.

 Qual o papel da Química Jr nesse cenário?

O Movimento Empresa Júnior tem como um dos focos contribuir para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU. Tendo como objetivo a realização de projetos de impacto, que possui como uma de suas exigências o atendimento à pelo menos um dos ODS’s listados no texto acima.

A Química Jr, visando assumir sua responsabilidade de disseminar e contribuir para as metas estipuladas pela ONU e os demais signatários da Agenda 2030, tem como um de seus valores a sustentabilidade. Dentro disso, a empresa possui como uma de suas soluções o Projeto Verde, que traz a neutralização de carbono gerado por empresas ou eventos, através da contabilização do gás carbônico (CO2) emitido através dos recursos utilizados e resíduos gerados por estes.

Além da contabilização, são feitas sugestões e direcionamentos de atitudes e medidas que os contratantes podem tomar para tornar seus estabelecimentos e eventos mais sustentáveis e responsáveis pela preservação meio ambiente. Dessa forma, além da ação direcionada para a redução de impactos causados ao meio ambiente, a responsabilidade socioambiental é repassada para os clientes que recorrem à empresa.

Ficou interessado no nosso Projeto Verde? Não perca tempo e entre em contato conosco para agendar uma reunião para saber mais a respeito dessa iniciativa e contribuir diretamente para um planeta mais sustentável e verde!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos