Case de Sucesso: Breton

Você sabia que o nosso Projeto Verde pode auxiliar sua empresa a compensar carbono? Confira já nosso Case de Sucesso com a empresa Breton que se tornou mais sustentável e consciente!

Sobre o Projeto

Executado no ano de 2021 em meio a pandemia, esse case de sucesso marcou um importante passo para a Breton em sua caminhada para se tornar uma empresa mais sustentável. O projeto realizado pela Química Júnior foi o projeto verde, que consistiu na contabilização de gases do efeito estufa emitidos no ano de 2020 e a conversão desse valor em um número de mudas necessárias para compensar essa emissão. Devido a sua complexidade e ao porte da Breton, esse projeto foi realizado em parceria com a EJEAmb, uma empresa júnior da área de engenharia ambiental.

Qual foi o desafio

Contando com 10 lojas espalhadas pelo Brasil, a Breton atua no ramo de móveis há mais de cinco décadas e tem o desenvolvimento sustentável como um de seus valores, realizando projetos no âmbito social e ambiental.

Mesmo com essa preocupação socioambiental, a Breton tinha consciência de que seu processo produtivo causava impactos, e foi através da necessidade de neutralizar esses impactos ambientais que a empresa chegou até a Química Júnior por intermédio da The Planet, uma empresa que atua no desenvolvimento de soluções sustentáveis. 

A solução

Com uma duração de oito meses, o projeto foi executado por uma equipe de oito membros, sendo quatro da Química Júnior e quatro da EJEAmb, trabalhando de forma semanal. A primeira etapa foi a elaboração de formulários para coleta de dados englobando três escopos, emissões diretas, indiretas e outros tipos de emissões. Os formulários foram enviados e os funcionários de todas as unidades da Breton responderam com os dados referentes a sua unidade.

Nesse momento, surgiu a primeira dificuldade, devido ao grande número de unidades não foi fácil lidar com a grande quantidade de dados que foi coletada, porém com uma organização e divisão de tarefas entre os oito membros os dados foram adequadamente tratados e o relatório contendo todas as informações necessárias para realizar a Compensação de carbono foi finalizado.

Ação compartilhada

A Química Jr. realizou esse grande Projeto Verde em conjunto com a EJEAmb que, para o Movimento Empresa Júnior, se chama ação compartilhada e são muito importantes tanto para o desenvolvimento de uma empresa quanto para o resultado entregue ao cliente. Visto que a realização de um projeto em parceria com outra empresa júnior desenvolve uma solução mais personalizada e complexa para o cliente, além de estabelecer um maior vínculo entre empresários juniores ao redor do Brasil. 

Dessa forma, a colaboração da Ejeamb no Inventário de Gases do Efeito Estufa (IGEE), corroborou para que tivesse dados mais assertivos sobre as emissões de gases das 10 lojas da Breton. Ademais, essa ação em conjunto trouxe um crescimento imenso para os membros da Química Jr, já que aprenderam mais sobre o IGEE e conseguiram ter maior contato com outra empresa júnior do Estado de São Paulo.

Como isso impactou a Breton?

A decisão da empresa em investir em um desenvolvimento sustentável e saber o quanto suas lojas emitem de Gases do Efeito Estufa para remediar os efeitos com a compensação de carbono, através do plantio de árvores, já é um grande passo à frente no setor moveleiro no Brasil. 

O ótimo trabalho da Química Jr. na realização desse projeto só mostra o quão mais sustentável a Breton está e por isso já têm um projeto de impacto mundial, visto que faz parte de uma das ODS da ONU, ou seja, é um dos Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

arvore

Devido a entrega de um projeto muito bem executado e atendendo as necessidades da empresa a Química Jr. conseguiu um NPS Promotor igual a 10, marcando assim um case de sucesso para nós. Isto apenas foi possível graças a uma equipe muito alinhada com os valores da nossa empresa que desenvolveu um excelente trabalho  e que contribuiu muito ao meio ambiente.

Como realizar a compensação de carbono na minha empresa?

Além da Breton, a Química Jr. já trabalha com outras empresas para diminuir os impactos das emissões de Carbono. O setor de Indústrias Plásticas e Indústria de purificação de óleos lubrificantes, já se interessaram por entender sua emissão de Gases do efeito estufa e diminuir os impactos disso conosco.

O Projeto Verde é de suma importância no primeiro passo para o desenvolvimento sustentável das empresas, uma vez que para começar a ter ações voltadas para o meio ambiente, como a compensação de carbono, é relevante entender o quanto seu empreendimento está poluindo o mundo e o que fazer para reverter isso, para depois tomarem outras ações.

tablet mostrando imagem de indústria emitindo carbono

Além disso, você já imaginou o impacto que seria para sua empresa ter processos mais sustentáveis? No ramo em que você atua seria um diferencial ter políticas sustentáveis e isso traria mais clientes para o seu negócio, ainda estimula seus atuais compradores a serem mais atentos ao meio ambiente.

A Química Jr. pode te ajudar nisso, entre em contato com a gente!

 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos