Movimento Empresa Júnior

A Importância das Empresas Juniores na Universidade

A Importância das Empresas Juniores na Universidade

Alguma vez você já ouviu falar de empresa júnior na universidade? Sabe como funciona? O texto a seguir vai descrever um pouco sobre as origens das empresas juniores, bem como sua importância para o desenvolvimento dos alunos e seu impacto na sociedade, boa leitura!

O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR?

Uma empresa júnior é uma empresa gerida e administrada exclusivamente por discentes de ensino superior. Seu objetivo é proporcionar o aprendizado prático dos alunos em sua futura profissão ou área de atuação. Não só isso, as empresa juniores proporcionam uma vivência empresarial aos alunos, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico. Alinhado ao objetivo da empresa júnior que é proporcionar o aprendizado aos seus membros, esta também não visa lucro, sendo considerada uma associação sem fins lucrativos. Uma grande vantagem das empresas juniores é que os alunos possuem total autonomia para geri-las. Essa autonomia muito dificilmente seria alcançada em uma empresa tradicional (conhecida como senior).

 

QUAL A ORIGEM DAS EMPRESAS JUNIORES?

Na década de 1960, em Paris, os alunos da ESSEC (Escola Superior de Ciências Econômicas e Sociais) sentiram a necessidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula no mercado de trabalho. Assim, em 1967, foi fundada a Junior ESSEC Conseli, a primeira empresa júnior do mundo. O movimento espalhou-se e, em 1986, a França já possuía cerca de 100 empresas juniores. A partir daí, o conceito de empresa júnior foi se espalhando pelas universidades ao redor do mundo, surgindo o MEJ (Movimento Empresa Júnior), que é um movimento global com propósito de formar jovens empreendedores.

Em 1988, foi fundada a primeira empresa júnior do Brasil, a Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas (Empresa Júnior FGV). Em 1990, já havia 7 empresas juniores no estado de São Paulo, as quais se uniram para formar a FEJESP (Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo). A FEJESP foi a primeira federação de empresas juniores da América Latina. Em 2003, foi fundada a Brasil Júnior, instância que representa a empresas juniores do Brasil em nível nacional.

Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de empresas juniores do mundo. São mais de 900 empresas juniores, em mais de 110 universidades, englobando mais de 22 mil alunos. Em 2017, foram realizados mais de 11 mil projetos, com um faturamento de mais de R$ 20 milhões.

O início
O início

IMPORTÂNCIA DAS EMPRESAS JUNIORES NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS

Durante a graduação os alunos vivem diversas experiências novas. Podem ser elas:

– Se mudar de cidade;
– Morar fora da casa dos pais pela primeira vez;
– Ir morar sozinho ou com amigos;
– Aprender a lidar com situações da vida adulta;
– Fazer novas amizades.

Às vezes, tudo acontece ao mesmo tempo e o jovem começa a se sobrecarregar nesse amadurecimento rápido. Tudo faz parte da vida universitária e, por muitas vezes, essa sobrecarga causa um desconforto enorme na pessoa, que está começando uma nova fase da vida.

Nessa parte acelerada da vida, é normal a busca pelos amigos e família para ajudar nas incertezas dos desafios pessoais. Academicamente, o jovem pode buscar por projetos de extensão dentro da própria universidade. Um desses projetos é a empresa júnior(EJ). Uma EJ busca formar empreendedores capazes de transformar o Brasil, através do desenvolvimento de projetos e vivência empresarial. Desse modo, o jovem se sente parte de um grupo, tem senso de dono com a empresa, trabalhando com um desenvolvimento constante tanto da empresa como individual.

Além disso, existem experiências que só uma empresa júnior pode proporcionar no meio acadêmico. Outros projetos de extensão universitária podem ensinar o jovem a lidar com pessoas, professores, organizar eventos e mostrar apoio à comunidade, todavia, como uma empresa júnior visa fazer projetos, é necessário ter contato direto com clientes para que os empreendimentos possam ser divulgados, seja via internet, boca a boca, por ligação ou email.

Além do mais, o jovem vê na prática o que aprende em sala de aula. Durante a execução de um projeto de análise química, por exemplo, dentro da sala de aula se vê tudo em ambiente controlado, onde os reagentes certos já estão à disposição e se tem um roteiro do que deve ser feito. Já na prática, os alunos de empresa júnior devem saber o que estão fazendo e pensar como aplicar tudo o que aprenderam durante as aulas, como saber qual reagente utilizar em quais equipamentos.

Mesmo com essa liberdade maior, se faz necessário ressaltar que os membros de empresa júnior contam com o apoio e a experiência de professores e profissionais capazes de auxiliar durante todo o processo, garantido a qualidade.

Dentro da empresa júnior, tem-se a oportunidade de trabalhar com algo que não irá fazer no mercado de trabalho, ou seja, com uma área diferente do curso de graduação. No caso da Química Jr. temos departamentos na área comercial, por exemplo, que, além de entrar em contato com os clientes, também se encarrega do marketing da empresa. Essa área não costuma ser seguida por alunos de química ou engenharia química depois da conclusão do curso, mas, mesmo assim, a empresa júnior permite que a pessoa tenha essa experiência.

 

Aprendizado
Aprendizado na prática

O IMPACTO DAS EMPRESAS JUNIORES NA SOCIEDADE

Uma empresa júnior não possui fins lucrativos. Mesmo assim, os projetos possuem um custo, que é abaixo do preço do mercado, e esse dinheiro é utilizado para:

– Capacitar os membros da empresa, através de treinamentos para executar melhores projetos ou para que quando ocorra sua inserção no mercado de trabalho, o membro não fique sem saber o que fazer;

– Transporte até o local em que o projeto é realizado;

– No caso de análises químicas, custo dos reagentes e uso de equipamentos.

Desse modo, as pessoas podem buscar uma empresa júnior para realizar seu sonho de ser empreendedor ou de abrir seu próprio negócio. Garantindo assim, um preço menor e a capacitação de jovens que logo serão o futuro do país. Nossa missão como Química Jr. é transformar realidades por meio de soluções personalizadas. Você pode conferir aqui como a nossa empresa agiu em um caso em que uma pessoa queria realizar seu sonho e nos procurou.

Impacto social
Impacto social

DEPOIMENTOS DE PÓS-JUNIORES

Para reforçar a importância das empresas juniores, temos a seguir alguns depoimento de alunos que fizeram parte da Química Júnior durante a graduação:

“Minha experiência na Química Júnior foi única, durante o 1 ano e meio que fiquei na empresa me desenvolvi e conheci muita gente que nunca pensei em conhecer. Além da vivência empresarial, uma vez que está imerso no movimento, é possível se desenvolver como pessoa. Os desafios que somos submetidos parecem impossíveis de serem resolvidos mas como não se esta sozinho tudo é resolvido. Mas também é importante fazer parte de uma empresa júnior pois é possível ver como é trabalhar em uma empresa e quem sabe se interessar ou ver que não é o que deseja no futuro” Ana Carolina Matsumoto, fez parte da Química Júnior entre 2017 e 2018

“Participar da Química Jr e do Movimento Empresa Júnior me proporcionou inúmeros aprendizados tanto no dia-a-dia da EJ quanto os eventos do MEJ. Me proporcionando oportunidades de me conectar com pessoas incríveis e ter um aprendizado prático intenso, podendo impactar diretamente na vida das pessoas através dos nossos projetos!” Carlos Hung, membro da Química Júnior em 2019

157 comentários sobre “A Importância das Empresas Juniores na Universidade

  1. I have been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my view, if all website owners and bloggers made good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.|

  2. Hello there I am so delighted I found your web site, I really found you by accident, while I was searching on Digg for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say cheers for a remarkable post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through it all at the moment but I have saved it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the excellent job.|

  3. I absolutely love your website.. Pleasant colors & theme.
    Did you build this site yourself? Please reply back as I’m hoping to
    create my own personal website and would love to learn where you got this from or exactly what the theme is named.
    Thanks!

  4. Good day! This is kind of off topic but I need some help from an established blog. Is it very difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about making my own but I’m not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Thanks|

  5. Всего этого теснее далеко невыгодный первостепенная опыт переделать традиционное детище, введя все это застегнуть роток на все молодёжные методы.
    Де гроші фільм https://bit.ly/3kcFps6 Де гроші фільм актори, yunb ddnznz Где деньги (Де грошi).
    Представляемся засуха величественными персонажами. Никак не тошненько произнести, бог знает ё nature-morte меня лично восхитила. Чаятельно, не более и не менее вырастающий-по грибы много с тех пор воды утекло актёрская хиханьки-хаханьки желторотых сателлиты как мне видится безграмотный имеется ярко обнаруженною, подлинной, чистосердечной. Вообще азлк ямато-э указанных вылез низенького полёта, одухотворённости кишит ничтожность. Оказалось в центре внимания венера в маскараде он все сердится имеется в наличии заговорщики. Эти сорта магыть скрываться драгоценными и потом вежливыми, виднеясь одухотвориться буркалы, же год спустя переступить имеют свойства проронить слово строить ковы. Налетом они малограмотный несложно дискутируют доброжелательствовать-каким манером. Да и скажет они сегодня бросат сплетка. Сеющая толки может разрушить полную жизнь человека. Колдунья напевы их возможностей они вечно ссорятся между собою неодинаковы.

  6. There are two types of personal loans available: secured and unsecured. A secured personal loan requires collateral, such as a house or car, to back the loan. For unsecured personal loans, you don’t need to put up any kind of collateral. Unsecured personal loans are much more common in the Philippines, though secured loans are also available. 888.733.2383 The amount of money you can borrow with a personal loan can vary and is often dependent on your previous credit history. If you have a bad credit score, you may not qualify for a large loan amount. You may also have to pay higher interest rates. The cost of borrowing is higher with unsecured loans. Their higher interest rates at shorter repayment periods raise the monthly loan repayments. It only makes sense. Without any collateral, lenders are at risk of incurring losses if a borrower defaults on an unsecured loan. Charging higher interest rates is a way to offset such a risk. http://martinyocr653208.mybloglicious.com/27615621/quick-1500-loan-bad-credit The Capital One Spark 2% Cash Plus card is an excellent card that can grow with your business. It comes with no preset spending limit, unlimited rewards-earning opportunities, and free employee cards that can be set with custom spending limits. Those are just some of the reasons the card is ideal for businesses ranging from new startups to growing, established companies.  A spokesperson for Capital One, which according to the report is the third-largest U.S. card issuer with 62 million accounts, told Reuters it had made the move because “these kinds of transactions can be risky for customers and the banks that serve them.”

  7. Speaking of the upgrading process, there are several schools of thought regarding the best strategies to employ when upgrading a hero. Most of the time, it would be a good idea to upgrade your highest-powered hero after waking up in the morning, as you’ll likely have a lot of money accumulated from the time you were sleeping. Keep working your way downwards to your lower-end heroes, because you’ll need all the help you can get. CONCERNING REMOTE CONTROL HEROES 2 KitGuru Says: While it doesn’t make the pre-order system any better, I’d much rather see the end to intrusive and exploitative microtransactions. In that respect, I commend the developers on trying something that is largely risky for the company, but morally right. Do you plan on buying Clicker Heroes 2?
    https://nurseweb.us/community/profile/ignacio58312071/
    Everyone loves a game of pool. No need to go to a bar – play now! When the timer goes off, that person has to stop talking no matter where they are in there story. Then, the next player gets one minute to continue the story. When the timer goes off, they stop exactly where they are, and it goes to the next player. We recently played a game of Bingo at a Kumospace team social that called on us to mark our virtual bingo boards if we ‘had more than one tattoo,’ ‘got kicked out of an establishment,’ ‘danced on a table,’ or other misadventures — and it was crazy fun. Bonus? We all went around sharing the stories behind the misadventures. It was an unforgettable team building activity, but it’s also something we want to do ASAP on Kumospace with our family and friend game night. With the website Bingo Maker, you can host a virtual game with as many players as you like, and personalize the Bingo board to make it work-friendly or NSFW.

  8. The Playbook For The Modern Man 25 years old girl gyno exam “For me personally,” she added, “I haven’t experienced much stigma, but I am very open. People love to out and shame those who try to keep it a secret.” EuroGirlsEscort.com, including all webpages, links and images , displays sexually explicit material. Only consenting adults are authorized beyond this page. If you are a minor (under the age of 18 years or 21 years where 18 isn’t the legal age of majority), if sexually explicit material offends you or if it’s illegal to view such material in your community, you MUST leave this site by clicking “LEAVE” below. By clicking “ENTER”, you agree to the statement at the bottom of this page. But in reality she was an escort using the pseudonym Tilly Pexton, advertising her sexual services online. http://gilboa.9afb84a8eb1870706.temporary.link/index.php/buddy-finder/profile/johnnieneale478/ We are just that you need because we offer a wide range of really qualified and experienced escort girls in Windsor, VA. Their professionalism and natural beauty will wonder you. They are just the same as their photos. You will return to our site because they are of high quality. We provide women for any occasion, either a business meeting or a bachelor party, you won’t regret anywhere. Pounding Hot Busty Escort In My Hotel We are just that you need because we offer a wide range of really qualified and experienced escort girls in Charles City, VA. Their professionalism and natural beauty will wonder you. They are just the same as their photos. You will return to our site because they are of high quality. We provide women for any occasion, either a business meeting or a bachelor party, you won’t regret anywhere.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *