O que é a Flare?
A flare é uma estrutura fina e alta, presente em locais industriais, que libera vapor ou chama em seu topo. Ela é um dispositivo de combustão de gás que realiza queima controlada de resíduos. Com isso, são encontradas principalmente em refinarias, plantas químicas e petroquímicas, plantas de processamento de gás natural, plataformas de exploração offshore, cabeças de poços e aterros sanitários.
Esse incêndio pode ocorrer por alguns motivos:
- parte do teste para estabilizar a pressão e fluxo do poço
- gerenciar o gás residual que não é capturado ou processado
- por questão de segurança liberando a pressão
A importância da queima
O principal intuito da flare é queimar o gás de ventilação sendo, geralmente, o gás metano. Quando queimado, ele produz gás carbônico e água. Apesar da nocividade do dióxido de carbono ao ambiente, o metano é 25 vezes mais prejudicial do que ele quando se trata de aquecer o planeta em um período de 100 anos. Isso explica a importância dessa chama.
É muito comum que a flare, por ser associada a fogo, seja vista como perigosa. Mas a realidade é que quanto maior e mais brilhosa a chama, menos impactos ela causa ao meio ambiente por representar uma maior liberação de dióxido de carbono e menor de metano.
O lado prejudicial dessa prática
Ainda que a liberação de CO2 é menos agravante do que a de metano, a sua acumulação é a causadora do efeito estufa.
Esse efeito é um fenômeno natural, no qual gases ficam concentrados na atmosfera, não permitindo a passagem dos raios solares. Logo, é essencial para a manutenção da vida na Terra!
Porém, a concentração desses gases cada vez é mais intensificada, através da ação humana, devido a emissão excessiva. Isso resulta no aumento da temperatura. Essa situação dá origem ao aquecimento global. Você conhece o aquecimento global?
A emissão de dióxido de carbono na atmosfera impacta os seres humanos, segundo pesquisas realizadas pela NASA, a temperatura eleva 0,2°C por década. Tais mudanças climáticas desencadeiam uma série de problemas ambientais e sociais.
A raiz do problema deve ser atacada para quebrar essa cadeia de poluição. Reinjetar o gás natural no processo de extração e o uso do flare diminuem o impacto ambiental ao se comparar a liberação direta do gás. Entretanto, a queima do CO2 ainda é um dos meios para tal. Dessa maneira, a criação de tecnologias e metodologias para a utilização do dióxido de carbono a fim de não poluir o meio ambiente são de extrema importância.
Um plano de Descarbonização
O plano de descarbonização conta com a implementação da flare fechada, com a captura e armazenamento do dióxido de carbono,
A Petrobrás é uma organização que está investindo milhões de dólares nesse plano, já que conter essa emissão na flare dos sistemas de produção é um dos principais desafios para a indústria de petróleo.
As tecnologias para captura e armazenamento de CO2 são as mais avançadas na empresa. A Petrobras tem um projeto para separar o contaminante nos FPSOs (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência) e reinjetar nos reservatórios.Estudam como utilizar o CO2 em estado supercrítico, quando apresenta propriedades físicas entre os estados líquido e gasoso, para gerar energia elétrica em combinação com a turbina a gás, tanto no onshore quanto offshore.
Começar a se preocupar com o meio ambiente aplicando planos de ação para melhorias ambientais pode ser um passo inicial. Contabilizar emissões e gastos energéticos já se torna fundamental.
Com o nosso Projeto Carbono Neutro, suas emissões são todas quantificadas com a garantia de um relatório sobre os gases do efeito estufa além do custo baixo por ser uma empresa júnior dentro de uma Instituição de Ensino pública.
Ficou interessado(a) e quer conhecer mais sobre o nosso projeto? Acesse já nossa página de serviço!