Meio Ambiente e Vida Sustentável

Urgência de cuidar do meio ambiente perante as mudanças climáticas

Mudanças climáticas

O que são mudanças climáticas?

É muito comum ouvirmos falar de mudanças climáticas no nosso dia a dia, seja em jornais ou na própria internet, mas é importante sabermos o que exatamente são mudanças climáticas. Podemos defini-las como transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Assim, é importante destacar que elas podem ser naturais ou originadas de atividades da sociedade.

Se você se interessa pelo assunto e quer saber mais sobre as mudanças climáticas e a vulnerabilidade social, acesse nosso texto.

 

O que é o aquecimento global?

O aquecimento global, muitas vezes relacionado às mudanças climáticas, é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra. A principal causa é o aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, como por exemplo o dióxido de carbono. Os efeitos do aquecimento global são diversos e podem estar relacionados tanto com a atmosfera como com a biosfera. O degelo é um dos fenômenos que vem ganhando atenção, já que tem como consequência direta o aumento dos níveis dos oceanos.

Degelo das calotas polares.
Degelo das calotas polares.

Você quer ler sobre a relação entre mudanças climáticas e seus impactos? Confira nosso texto sobre o assunto.

 

O que é o efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural onde os gases ficam concentrados na atmosfera, permitindo as passagens dos raios solares. Logo, ele é essencial para a manutenção da vida na Terra. Entretanto, a ação humana tem intensificado a concentração desses gases, devido a emissão excessiva, o que tem resultado no aumento da temperatura. Essa situação dá origem ao aquecimento global.

Infográfico sobre o Efeito estufa.
Infográfico sobre o Efeito estufa.

Quais as causas das mudanças climáticas?

As principais causas das mudanças climáticas são consequências da atividade humana. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) há 90% de certeza que o aumento da temperatura na Terra é causado pela ação humana. Devido a Revolução Industrial passamos a emitir mais gases do efeito estufa (GEE), com o aumento da industrialização. As principais ações humanas que causam mudanças climáticas são  a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de resíduos sólidos (lixo) e desmatamento.

 

Quais são as consequências das mudanças climáticas? 

A emissão de dióxido de carbono na atmosfera impacta os seres humanos, segundo pesquisas realizadas pela NASA a temperatura eleva 0,2°C por década. Assim,  as inundações de cidades e ilhas situadas abaixo do nível do mar se originam.

Os dados do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP mostram que a frequência da chuva e intensidade irão aumentar por conta do aquecimento global, o que resultará em inundações e pessoas desabrigadas e mortas.

Inundação em Itapetinga - Bahia
Inundação em Itapetinga – Bahia.

Se nada for feito para diminuir as emissões de dióxido de carbono e metano  as inundações e secas severas decorrentes do efeito estufa causará a escassez de alimentos, afetando os o mundo todo mas principalmente os países Subdesenvolvidos.

O calor intenso das mudanças climáticas afeta a fauna e a flora. Consequentemente há o aumento de muitas doenças como alergias, infecções e doenças cardiorrespiratórias. Isso se dá pelo aumento dos níveis de pólen e de parasitas transmissores.

 

O que podemos fazer para combater o aquecimento global?

Para combater o aquecimento global é necessário diminuir a emissão de gases como o dióxido de carbono e o metano.

Para isso atitudes simples podem ajudar como diminuir o uso de automóveis pegando carona, andando de transporte público, bicicleta patinetes ou a pé, diminuir o uso de eletricidade, apagando as luzes, tirando da tomada o que não está sendo usado e fazendo o uso de lâmpadas LED. Ter preferência por produtos que são carbono zero, ou seja, que realizam a compensação de carbono na sua produção.

 

Como a Química Jr pode te ajudar a conter as mudanças climáticas?

Você pode calcular suas emissões de carbono com a calculadora de carbono e quando tiver a quantidade de dióxido de carbono emitida, isso será convertido para a quantidade de árvores que você tem que plantar.

Através do projeto Carbono Neutro oferecido pela Química Jr., a sua empresa pode conhecer a quantidade de dióxido de carbono que emite e neutralizá-la através do plantio de árvores. Se interessou pelo assunto e gostaria de saber mais? Entre em contato com a gente!