PRODUTOS VERDES, SUSTENTÁVEIS E ECOLÓGICOS

PRODUTOS VERDES, SUSTENTÁVEIS E ECOLÓGICOS

O que são produtos verdes, sustentáveis e/ou ecológicos?

Hoje, para possuir um estilo de vida sustentável, não basta buscar meios de economizar água e energia elétrica, também é preciso pensar nos produtos que consumimos no dia a dia, e se esses são feitos de forma sustentável. A fim de suprir a necessidade de um desenvolvimento mais sustentável, uma grande variedade de produtos surgiu, com diferentes nomenclaturas. Você sabe o que cada uma delas significa? Confira abaixo suas principais diferenças e como cada um contribui para o meio ambiente.

Exemplo de Ecobag sustentável

Produtos ecológicos

A principal preocupação dos produtos ecológicos é a preservação da biodiversidade. Isso é alcançado utilizando matérias primas cuja obtenção, e posterior descarte, não afete a fauna nem a flora local. Produtos ecológicos podem ser identificados facilmente, já que normalmente são compostos por materiais recicláveis, renováveis e/ou biodegradáveis. No entanto, produtos ecológicos não são necessariamente produzidos com questões como economia energética em mente.

Produtos verdes

A segunda categoria é a de produtos verdes. Eles se diferenciam do tipo anterior principalmente devido a preocupação mais abrangente com o meio ambiente. Além da questão de preservação da biodiversidade, produtos verdes também são produzidos com preservação de recursos, como energia e água, como pilares.

Produtos sustentáveis

A última categoria de produtos diz respeito a produtos sustentáveis. Além das características anteriores, produtos sustentáveis também têm como preocupação sua durabilidade e resistência, visto que um produto que tem maior tempo de uso é substituído menos vezes, diminuindo seu descarte, consumo e, consequentemente, impacto ambiental.

Mas qual a importância desses produtos?

Desenvolver produtos e meios de produção mais sustentáveis tornou- se uma grande tendência em empresas nas últimas décadas. Por esse motivo, hoje é muito mais comum nos depararmos com produtos rotulados como ecológicos, verdes e sustentáveis no nosso cotidiano.

O principal fator para esse crescimento é que desenvolver práticas de sustentabilidade está se tornando cada vez mais benéfico para companhias (entramos em maiores detalhes nesta postagem), devido a crescente preocupação do público em geral com questões de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e de seus recursos, e dos impactos do desenvolvimento humano sobre a natureza, como mudanças climáticas.

Dessa forma, adotando essas práticas para desenvolver seus produtos, empresas ganham muita visibilidade e atraem público para seus serviços. Natura, Cemig, Siemens e Philips são exemplos de empresas que atuam no Brasil e são constantemente lembradas devido a seus esforços em sustentabilidade.

Além disso, a adoção de práticas verdes também traz outros benefícios para as empresas, trazendo ainda outra razão para o aumento da disponibilidade de produtos sustentáveis.

·         atração de um público com o marketing verde confere maior competitividade no mercado, potencializando a venda de produtos e serviços

·         redução de custos a curto prazo utilizando materiais reciclados ou a longo prazo ao investir em fontes de energia renováveis, visto que a alternativa está se esgotando e gera maior carga de poluição

Um grande exemplo de energia renovável, a energia eólica

Importância de saber como diferenciar esses produtos para o consumidor

Nesse contexto, uma vez que os conceitos de produtos verdes, sustentáveis e ecológicos estão diferenciados, e a importância destes esclarecida, é ainda de responsabilidade da empresa desenvolver maneiras de diferenciar esses produtos para o consumidor.

Além de evitar a propagação de informações equivocadas de grandes alcances, tal diferenciação é importante para que o público não se sinta lesado de alguma forma por consumir algo do qual não sabe a origem de fato, o que impactaria negativamente a imagem da empresa. 

Ademais, um marketing realizado da maneira correta pode alavancar o negócio, mostrar de fato como a produção dos produtos é pensada e com qual objetivo, pode vir a ser um diferencial, já que muitas empresas utilizam os termos verde, sustentável e ecológico para os seus produtos, sem seguir de fato tal postura.

Portanto, é importante que tanto a postura do consumidor quanto do fornecedor estejam alinhadas, pois a produção de cada tipo de produto exige diferentes condições e gera impactos distintos, e a partir destas características cabe ao público fazer suas escolhas, de maneira consciente. 

A diferenciação entre os produtos irá afetar diretamente as escolhas do consumidor.

Como o P&D oferecido pela QJ pode ajudar nessa questão

Após a leitura fica claro que cada vez mais a sustentabilidade passa a moldar os perfis de consumo, dessa forma, as empresas que desejam permanecer competitivas necessitam adquirir uma postura ambientalmente correta. 

Assim, inovações em produtos e pesquisas devem ser realizadas objetivando a adequação no novo tipo de mercado. Mas, calma! A Química Jr pode te ajudar nisso, quer saber como? 

Sabendo que nossa missão é transformar realidades por meio de soluções personalizadas, um de nossos serviços se refere ao desenvolvimento de produtos – P&D. 

Realizamos no Instituto de Química da UNESP Araraquara – referência em tecnologias químicas, a análise de viabilidade do mercado para o produto, identificamos uma metodologia para o seu desenvolvimento e por fim, acompanhamos seu desempenho. 

Ficou interessado? Entre em contato com a gente! Contato Química Jr.

Ideias inovadoras são o futuro.
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