Você sabe o que é uma pesquisa de mercado e qual a importância dela para o desenvolvimento de novos produtos? Se a resposta para essa pergunta é não, esse artigo é para você. Saiba o que é e qual a importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento de novos produtos.
O que é uma Pesquisa de Mercado?
Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. A partir dos objetivos, entende-se a melhor metodologia a ser utilizada: Pesquisa de Mercado Qualitativa ou Quantitativa.
O objetivo de uma pesquisa de mercado é embasar e orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores.
Por que fazer uma Pesquisa de Mercado?
Sua importância é devido à necessidade de verificar a validade e a viabilidade de uma hipótese ou responder questões-chave do negócio. Ela deve ser entendida como um meio para obter informações e consequentemente dar base a decisões melhores no âmbito do marketing da empresa ou futura empresa. Sendo uma das principais chaves do sucesso para as empresas.
O que uma Pesquisa de Mercado para o desenvolvimento de novos produtos busca entender?
O foco principal é sair com resposta assertivas para as seguintes perguntas:
- O produto que será lançado agrega valor (as pessoas comprariam)? Se sim, quais são os diferenciais e o valor agregado?
- Existe mercado para esse novo produto? Se sim, quais serão os concorrentes, como ele(s) se comporta(m) e quais serão as estratégias para conquistar uma parcela do mercado?
Para te ajudar a responder essas perguntas você pode usar o Business Model Canvas (BMC), que consiste em 9 blocos com perguntas e pontos-chaves para ajudar a pensar como o seu produto irá atuar e gerar valor aos clientes. Baixe o material e tenha acesso ao Business Model Canvas para traçar um planejamento estratégico do seu novo produto.
Benefícios de usar o BMC:
- Análise visual das estratégias;
- Auxílio na geração de insights/ideias;
- Gere informações de forma rápida e simples.
Benefícios da Pesquisa de Mercado para o desenvolvimento de novos produtos
- Corrigir a falta de planejamento:A falta de planejamento é o principal problema enfrentado atualmente pelas empresas, sendo a principal causa de falência. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existiam cerca de 8,5 milhões de microempresas no Brasil em 2018. Porém, apenas 30% desses negócios se mantiveram por apenas dois anos.
- Estudo de concorrentes: A análise de concorrentes para o desenvolvimento de novos produtos é fundamental para entender como os seus futuros concorrentes estão se posicionando no mercado atual. Assim, consegue se planejar e antecipar a metodologia de abordagem para lançar diferenciais em relação a concorrência, ganhando parcelas do mercado.
- Estudo de viabilidade: A análise de viabilidade é uma pesquisa de mercado fundamental para identificar se o seu novo produto terá um valor para o tipo de cliente que você busca.
Além disso, é possível realizar estudos de viabilidade financeira capazes de entender o custos de lançamento de um novo produto, o taxa de retorno do investimento financeiro realizado.
Quem somos e como iremos te ajudar?
A UFABC jr. é um Empresa Júnior de Consultoria em Gestão Empresarial. Acreditamos em um Brasil mais empreendedor. Por isso, buscamos transformar e impactar positivamente a realidade de empresas através de soluções personalizadas.
Há mais de 7 anos no mercado, temos apoio de uma das instituições mais empreendedoras do país, a Universidade Federal do ABC. Em parceria com professores Doutores, alinhamos conhecimento acadêmico com práticas e vivências do mundo empresarial.
Se você gostou e se interessou pelo assunto, agende uma conversa rápida e sem compromisso com nossos consultores especialistas para saber mais sobre o assunto e receber dicas exclusivas e persanalizadas, iremos ajudar no lançamento do seu produto e fazer com que com que atinja maiores e melhores resultados.
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