Projeto Verde: Interodonto

Consumidores exigentes

No mundo atual, a preocupação com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais tem cada vez mais importância. Não é a toa que o termo “sustentabilidade”  se popularizou muito nas últimas décadas. Conceitos como reciclar, reutilizar e reduzir vêm adquirindo enorme relevância na sociedade moderna. O cidadão de hoje tem cada vez mais consciência do impacto que suas ações geram na natureza. Como todo cidadão é, inevitavelmente, um consumidor, logo os consumidores estão mais conscientes.

Mas qual a consequência disso?

Bem, o sistema econômico atual é o capitalismo, o qual possui alguns pontos principais como a propriedade privada, a livre iniciativa e o lucro. Uma das formas de se conseguir lucrar é pelo consumo. No entanto, o consumo depende dos consumidores. Se os consumidores estão insatisfeitos, tendem a consumir menos, menor consumo significa menor lucro.

Marketing Verde

Por esse motivo, para acompanhar a mudança de perfil do consumidor, a maneira como se produz no setor da indústria e do agronegócio está mudando drasticamente. Da mesma maneira, a forma como os serviços são oferecidos vem sofrendo fortes mudanças. Afinal, ninguém lucrar menos né?

Nesse cenário, as empresas e instituições querem demonstrar cada vez mais que prezam pela sustentabilidade e se preocupam com o meio ambiente. Daí surge o conceito de marketing verde (clique aqui para saber mais)Marcas que são associadas à sustentabilidade conseguem atrair cada vez mais clientes e estabelecer mais parcerias. Além de tudo, ganham credibilidade no mercado e atraem mais investimentos.

Mas como associar minha marca à sustentabilidade?

Projeto Verde

Nesse contexto, a Química Júnior, em parceria com a Prefeitura de Américo Brasiliense, desenvolveu o Projeto Verde. O Projeto Verde tem como objetivo fazer a compensação de carbono devido ao impacto ambiental causado por um evento, empresa ou instituição. O impacto é calculado em toneladas de carbono e convertido em mudas de árvores, as quais são plantadas na cidade de Américo Brasiliense.

 

Interodonto

 

Projeto Verde, parceria Química Júnior e Prefeitura de Américo Brasiliense

 

O Interodonto é o maior encontro de estudantes de odontologia do estado de São Paulo. Trata-se de uma liga esportiva, com mais de 30 anos de história, composta por 15 das maiores e melhores universidades de odontologia do Brasil. Todos os anos, milhares de estudantes de odontologia se reúnem para integrar, torcer e competir em diversas modalidades esportivas. No ano de 2018, a cidade escolhida para a realização do evento foi Araraquara.

 

   Interodonto 2018

Pensando no impacto ambiental e a imagem que os jogos deixariam para a cidade sede, a organização do Interodonto fechou uma parceria com a Química Júnior, para a realização do Projeto Verde.

 

“Conheci o projeto por indicação da atlética da Unesp Araraquara. Eu achei extremamente
interessante, principalmente pelo retorno. Hoje em dia a gente tem muita dificuldade de ter
liberação da cidade para a realização de jogos e isso nos ajudou muito a ter um olhar
mais positivo perante a Prefeitura e é claro,dar um retorno para o meio ambiente
conta Mariel, vice-presidente da Comissão Organizadora do Interodonto.

 

A Química Júnior esteve presente no evento, coletando informações sobre os resíduos gerados. Além disso, para estimar o impacto ambiental também foi considerada a quantidade de energia elétrica consumida e a emissão dos veículos usados para o transporte até o evento.

Química Júnior no Interodonto

 

“A questão do lixo foi muito importante, esse ano não fornecemos nenhum copo  de plástico
e o projeto verde ajudou a fixar a ideia
Mariel, vice-presidente da Comissão Organizadora do Interodonto.

O Plantio

Ao final dos jogos, feito todos os cálculos, estimou-se que o impacto ambiental causado pelo evento foi de cerca de 5,3 toneladas de carbono. Para compensar esse impacto ambiental, ao todo foram plantadas 50 mudas de árvores.

Para realizar o plantio, fomos até a cidade de Américo Brasiliense, onde recebemos o auxílio das crianças da rede pública.

Plantio com o auxílio das crianças

Mas não para por aí! Sabemos que para garantir um planeta mais sustentável é preciso conscientizar as novas gerações desde cedo. Por esse motivo, após o plantio, as crianças receberam uma aula de educação ambiental. Nessa aula, foi ensinado sobre a importância da preservação do meio ambiente. Afinal, todos nós dependemos da natureza para sobreviver, para nos alimentar, hidratar e obter muitos outros recursos que muitas vezes nem percebemos.

Plantio Interodonto

Balanço Final

O Projeto Verde do Interodonto foi um sucesso! Reduziu o impacto ambiental gerado pelo evento universitário e contribuiu para um planeta mais sustentável. Além disso, também teve forte importância social, ao realizar o plantio com o auxílio de crianças e promover uma aula de educação ambiental. Tudo isso contribuiu para engrandecer ainda mais a marca Interodonto.

“O Projeto Verde mostra o quanto os universitários de hoje em dia não estão somente preocupados
com os jogos, mostra que a gente tem consciência ambiental e coletiva também
Mariel, vice-presidente da Comissão Organizadora do Interodonto.

E aí? Gostou do Projeto Verde no Interodonto? Quer associar a sua marca à sustentabilidade, ajudar o planeta e ainda por cima atrair mais clientes e parcerias?. Clique aqui para entrar em contato!

Membros da Química Júnior durante a plantação de árvores do projeto

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos