Gestão e Desenvolvimento

Mapa de riscos: como montar?

Uniforme do corpo de bombeiros, com o chapéu amarelo e uma pessoa sentada ao lado

Com a Revolução Industrial surgiram as primeiras indústrias. Você provavelmente deve ter aprendido na escola que as condições de trabalho nessas fábricas eram péssimas. Os funcionários trabalhavam exaustivamente, fazendo tarefas repetitivas e sem descanso, não havia equipamentos de proteção e o ambiente da fábrica era sujo e perigoso. Muitos chegavam a trabalhar mais de 16 horas por dia e até mesmo crianças trabalhavam. Por esse motivo, vários acidentes e mortes ocorriam no ambiente de trabalho, além dos muitos danos psicológicos que os trabalhadores sofriam com a enorme e constante pressão por produtividade.

Tempos Modernos, Charles Chaplin

 

Diversos filmes retratam essas situações, um dos mais famosos é o clássico “Tempos Modernos” estrelado por Charles Chaplin, que ilustra a vida de um trabalhador dessa época. Nesse contexto, percebeu-se a necessidade da segurança no trabalho, para se garantir a saúde física e mental do trabalhador. Foi nesse momento que começaram a surgir as primeiras leis e normas sobre segurança e direitos trabalhistas.

Devido a todo esse histórico, não é a toa que a segurança no trabalho é uma questão muito relevante nos dias atuais, sendo regulamentada por leis. No Brasil o órgão responsável por isso é o Ministério do Trabalho. O objetivo da segurança no trabalho é reduzir os acidentes e doenças relacionados a esse, dando aos trabalhadores uma melhor qualidade de vida dentro do ambiente do emprego.  Consequentemente, a produtividade melhora, conforme explicado no nosso post sobre 5 Maneiras de Melhorar a Segurança do Trabalho. Para tanto, vários métodos podem ser utilizados, como por exemplo treinamentos e/ou sinalizações, entre esses métodos está o mapeamento de riscos.

Perigo

Curiosidade: você sabe a diferença entre risco e perigo?

Risco é a probabilidade de um evento acontecer, seja ele um evento bom ou ruim.
Perigo é um fator que contribui para que o risco aconteça, ou seja, o risco é a consequência do perigo.

O QUE É UM MAPA DE RISCOS?

Um mapa de riscos é um levantamento qualitativo dos riscos existentes no local de trabalho. Seu objetivo é reunir informações para conscientizar os trabalhadores, estimular e determinar ações de segurança, como medidas de prevenção e uso de equipamentos de proteção coletiva e individual (EPIs e EPCs). É possível fazer um mapa de risco geral, para a empresa inteira, ou mapas de risco individuais, para cada setor ou ambiente da empresa.

O mapa de riscos ajuda a criar hábitos de segurança nos trabalhadores, pois permite a participação destes em sua elaboração e representa os riscos identificados de forma simples e intuitiva. Além disso ele permite identificar problemas e pontos vulneráveis na planta da empresa.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM MAPA DE RISCOS?

Um mapa de riscos traz inúmeros benefícios, tanto para o trabalhador, como para a empresa e até mesmo para o país. O trabalhador ganha melhores condições de trabalho, pois recebe maior proteção de sua vida, saúde e capacidade profissional. As empresas aumentam sua produtividade, pois há uma redução das horas paradas, de máquinas quebradas, e do desperdícios de matérias primas, uma vez que o número de acidentes diminui. O país também ganha, pois há uma redução dos gastos do sistema previdenciário com o pagamento de pensões por invalidez e um aumento geral da produtividade da economia.

Acidente

SOU OBRIGADO A TER UM MAPA DE RISCOS?

De acordo com o Ministério de Trabalho, a elaboração de um mapa de riscos é obrigatória para todas as empresas com grau de risco e número de funcionários que exijam a existência de uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e seu não cumprimento poderá gerar multa, além, é claro, de prejudicar a saúde do trabalhador.

ONDE DEVE FICAR O MAPA DE RISCOS?

O mapa de riscos deve ser colocado em um local de fácil acesso e visualização, normalmente na entrada do local. Dessa maneira tanto os colaboradores quanto os visitantes podem compreender os riscos do local de maneira simples e rápida antes de entrar no ambiente.

ELABORANDO UM MAPA DE RISCOS

INTENSIDADE DOS RISCOS

O mapa de riscos é representado graficamente, por meio de círculos de diferentes tamanhos e cores. O tamanho do círculo está relacionado com a sua intensidade, ou seja, círculos maiores significam riscos maiores e círculos menores significam riscos menores.

círculos do mapa de riscos

–  Círculo Pequeno: risco pequeno, que gera pouco incômodo

– Círculo Médio: risco que incomoda, mas pode ser controlado, com o uso de EPI´s ou EPC’s  por exemplo

– Círculo Grande: risco fatal, pode matar, mutilar e/ou machucar gravemente

TIPOS DE RISCOS

Os riscos são divididos em 5 tipos. Cada um possui uma cor própria, conforme se segue:

– Riscos Físicos (Verde): riscos do ambiente, que estão sob forma de energia, como temperatura, ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, pressões anormais, umidade

 

– Riscos Químicos (Vermelho): substâncias que possam penetrar no organismo via respiratória, cutânea e ingestão, como gases, poeiras, fumos, vapores etc.

 

– Riscos Biológicos (Marrom): microorganismos que possam provocar doenças, como bactérias, fungos, parasitas, protozoários vírus etc.

 

– Riscos Ergonômicos (Amarelo): fatores que possam atrapalhar o bem-estar físico, mental e/ou organizacional do trabalhador, como esforço físico exagerado, monotonia e repetibilidade, controle rígido de produtividade, posturas incorretas, jornada de trabalho prolongadas, desconforto térmico, visibilidade etc.

 

– Riscos de Acidente (Azul): fatores que colocam em risco o trabalhador ou afetam sua integridade física, como arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, iluminação inadequada, eletricidade, armazenamento inadequado, quedas, substâncias quentes, animais peçonhentos, ferramentas defeituosas e atropelamento etc.

 

Para facilitar o entendimento e a classificação dos riscos, pode-se utilizar uma tabela, como representada a seguir:

Tabela com os tipos e as cores de cada risco

 

EXEMPLO DE MAPA DE RISCOS

Exemplo de Mapa de Riscos em uma oficina

 

No exemplo, temos um mapa de risco de uma oficina mecânica. Note que no escritório e na recepção tem-se um pequeno risco ergonômico, relacionado principalmente à postura. No refeitório e nos banheiros há um risco biológico médio, devido à presença de microorganismos. Na pintura há um risco químico, relacionado à uma possível contaminação pela tinta. Na linha de montagem tem-se riscos médios de acidentes, físicos e ergonômicos devido a montagem e manipulação de peças. Já no estoque há riscos pequenos de acidente e ergonômicos, também relacionados com a manipulação de peças.

O MAPA DE RISCOS TEM PRAZO DE VALIDADE?

O mapa de riscos não tem um prazo de validade. Mas deve ser revisado anualmente, toda vez que se renova a CIPA. Ele deve ser atualizado sempre que houver mudanças no local de trabalho. Como por exemplo,  a chegada de um novo equipamento, alguma mudança na planta ou novos procedimentos.

QUEM ELABORA O MAPA DE RISCOS?

Segundo o Ministério do Trabalho, conforme descrito na NR-5 (Norma Regulamentadora 5), a elaboração de um mapa de riscos é de responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Em muitos casos, a CIPA não tem experiência ou condições de elaborar um mapa de riscos. Nesses casos, o empregador poderá contratar um profissional capacitado ou uma consultoria em segurança no trabalho.

COMO CONSIGO UM MAPEAMENTO BARATO E DE QUALIDADE?

O mapeamento de riscos é um dos serviços oferecidos por nós da Química Júnior. Por se tratar de uma empresa júnior temos uma séries de vantagens, como preços abaixo do mercado (clique aqui para saber mais) e garantia UNESP de qualidade. Ficou interessado? Clique aqui e solicite um orçamento!

394 comentários sobre “Mapa de riscos: como montar?

  1. Где смотреть Евро-2020? По каким каналам можно посмотреть матчи Евро-2021?
    Полная информация на сайте
    https://cerrajerosrivasvaciamadrid.site/2021/17-smotret-evro-2021-za-1-dollar/?utm_content=shopping&gclid=CjwKCAjwqvyFBhB7EiwAER786Uz1NdpEkL2fQupjz6uFe4zaAZ6719WYp6kMqQ3uXxMkDUw_Opo7hRoCRXYQAvD_BwE

    Простейшие варианты где можно смотреть Евро-2020 бесплатно или за 1 доллар в месяц в качестве HD.

  2. Howdy just wanted to give you a quick heads up. The
    words in your post seem to be running off the
    screen in Safari. I’m not sure if this is a format
    issue or something to do with web browser compatibility but I figured I’d post to let
    you know. The layout look great though! Hope you get the problem solved
    soon. Thanks

  3. I’ve been surfing online more than 4 hours today,
    yet I never found any interesting article like yours.
    It is pretty worth enough for me. Personally, if all website owners and bloggers
    made good content as you did, the web will be much more useful
    than ever before.

  4. I’ll immediately take hold of your rss feed as I can’t
    in finding your e-mail subscription hyperlink or e-newsletter service.
    Do you have any? Kindly let me know in order that I may just subscribe.

    Thanks.

  5. Hi! Someone in my Facebook group shared this website with us so I came
    to look it over. I’m definitely enjoying the
    information. I’m book-marking and will be tweeting this
    to my followers! Superb blog and excellent style and design.

  6. Howdy! This post could not be written much better! Looking at this article
    reminds me of my previous roommate! He always kept talking about this.

    I will send this post to him. Fairly certain he
    will have a very good read. Many thanks for sharing!

  7. I was recommended this web site through my cousin. I am
    no longer certain whether or not this put up is written via him as no one else know such precise approximately my
    trouble. You are wonderful! Thank you!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *