Como sua empresa pode contribuir com o Sequestro de Carbono

Como sua empresa pode contribuir com o Sequestro de Carbono

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sequestro de carbono e sustentabilidade. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha a neutralização de carbono. Acesse e garanta logo o seu!  

Bora pro texto?

Você com certeza já ouviu nos telejornais, no ambiente de trabalho ou até mesmo em conversas informais algo sobre sustentabilidade… Por ser um tema tão recorrente na época em que vivemos, talvez já tenha até se tornado uma pauta desinteressante para você, algo que não muda em nada sua vida, certo?

E se eu te disser que, na verdade, pensar na preservação ambiental é um fator diretamente atrelado ao seu modo de vida? E, mais ainda, se eu te mostrar os caminhos que você pode (e deve) seguir para compensar os estragos causados na natureza

Pois é, a maioria das pessoas infelizmente ainda não compreendem a urgência de se pensar verde. Felizmente, a ONU e outras organizações mundiais estão atentas ao acelerado processo de destruição do nosso planeta. 

As queimadas destroem o meio ambiente

O BRASIL E O CARBONO

Uma das mais recentes reuniões entre os países, a Cop-25, reuniu 200 países em Madri na Espanha em 2019. O evento tratou sobre pautas bastante importantes, como os incêndios ocorridos no Amazonas. Por sinal, você sabia que o Brasil integrou o indigesto grupo dos 15 países que mais emitem carbono no mundo?

Segundo a Global Carbon Atlas, isso não é nada recente: desde 2011 o Brasil figura entre esses países. Em 2013, porém, o país passou a ocupar a 11° posição. Vale ressaltar que, antes disso, o México era o único representante da América Latina no grupo… Essa postura não é nada interessante para um país tão promissor quanto o nosso, não?

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING VERDE 

Mas então, voltando à pergunta do primeiro bloco: o que isso tem a ver com você? Mais além, o que tem a ver com sua empresa? A resposta é simples e direta: tudo! Muitas empresas estão adotando posturas mais conscientes quanto à dispersão de carbono e gerando um impacto extremamente positivo nos seus resultados. Duvida? Confira 6 cases de marketing verde para você se inspirar!

Preservação ambiental deve ser reforçada

Além de assumir seu compromisso enquanto cidadão e morador do planeta, você também está dando um enorme passo para alavancar suas vendas. A fórmula é simples: todo problema abre espaço para soluções… E aqueles que sabem solucionar os problemas são os mais procurados!

Cada vez mais os consumidores optam por produtos ou empresas que estão alinhados aos valores de preservação ambiental. Isso mesmo quando o produto é mais caro. O motivo é que a população está cada vez mais engajada com as causas ambientais e preocupada com o futuro do planeta.

COMO EMPRESAS PODEM SER SUSTENTÁVEIS?

Existem diversas formas de ajudar o meio ambiente, tais como:

  • Utilização de fontes renováveis de energia;
  • Reutilização de água;
  • Utilizar lâmpadas compactas fluorescentes, que duram mais e economizam energia.

Sustentabilidade é investimento

Mas hoje vamos explicar mais sobre uma ação chamada de neutralização da  emissão de carbono. Com essa iniciativa, não há necessidade de alterar a cadeia de produção, o que torna a iniciativa ainda mais interessante e viável. Para entendê-la, é importante dominar o conceito de sequestro de carbono.

O QUE É SEQUESTRO DE CARBONO?

O carbono é um dos materiais mais abundantes do planeta, sendo o principal elemento constituinte da matéria orgânica. Por isso, o termo “sequestro de carbono” pode causar indagações sobre a funcionalidade do processo. Talvez, a expressão mais adequada seria “realocação de carbono”.

 Afinal, o que acontece, na verdade, é a retirada de carbono na forma de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, para transformá-lo em matéria prima para os vegetais. É importante retirar o CO2 da atmosfera, já que ele é um dos principais gases causadores do efeito estufa. Além da diminuição do gás na atmosfera, o processo paralelamente contribui para o aumento dos níveis de oxigênio na mesma. Paralelamente não, afinal, é uma relação de causa e efeito… Vejamos como isso acontece.

MECANISMO DO SEQUESTRO DE CARBONO

  • Entendendo a alimentação das plantas: Os vegetais, de um modo geral, são espécies autótrofas. Isto é, eles são capazes de gerar seu próprio alimento. Para isso, precisam de alguns insumos para chegar no produto final, que irá de fato alimentá-los.  Forçando uma analogia, podemos comparar esse processo ao de preparação de um bolo: você parte dos ovos, leite e fermento para chegar no bolo, o produto final.
  • Quais são os ingredientes necessários para produzir o alimento de uma planta? Para produzir seu alimento, as plantas precisam fundamentalmente de energia, absorvida pelos raios solares, água e dióxido de carbono. Já está entendendo a relação, não? Esse processo de produção do próprio alimento é chamado de fotossíntese.
  • Qual o produto final? Como resultado da fotossíntese, as plantas produzem compostos orgânicos, dos quais se alimentam, e liberam oxigênio para atmosfera. Isso contribui para a redução de dióxido de carbono da atmosfera e, de praxe, para a introdução de mais oxigênio na mesma. E quem usa oxigênio para respirar? Nós mesmos, seres humanos!

O sequestro de carbono é um fenômeno natural. Por causa dele é que se fala tanto em preservar as florestas e o meio ambiente. Isso porque os vegetais e seu processo fotossintético são a principal arma contra o efeito estufa. Mas você sabia que você também pode contribuir positivamente com o processo de sequestro de carbono? 

POLÍTICAS DE SEQUESTRO DE CARBONO

Existem diversos meios de sequestro de carbono como por exemplo o aterramento do gás (processo caro e perigoso). Existem também movimentos como o Carbono neutro que segue bastante as recomendações do Acordo de Paris.

O Projeto carbono neutro visa sequestrar o gás carbônico por meio do reflorestamento da floresta amazônica, contribuindo paralelamente com o reflorestamento das florestas e a diminuição dos gases do efeito estufa (GEE).

O único “problema” é que o projeto é realizado na Amazônia, um pouco longe, não?

Por sorte, Brasil adentro existem diversos outros projetos de sequestro de carbono, onde indústrias pagam para uma empresa compensar as suas emissões de carbono com o reflorestamento de uma área próxima.

A Química júnior por sinal aplica o Projeto Verde, reflorestando o estado de São Paulo.

A QUÍMICA JÚNIOR E O PROJETO VERDE

Em busca de auxiliar as empresas com a tarefa de reduzir o impacto das suas emissões de carbono surge o Projeto Verde. Tal projeto proporciona aos empreendimentos, empresas e eventos a oportunidade de colaborar por um mundo mais sustentável. Isso porque ele busca trazer soluções verdes aos mesmos.

O Projeto Verde analisa o consumo de CO2 proveniente de fontes diretas (Queima de combustível) e indiretas como gasto energético e lixo acumulado. O projeto é ideal para fortalecer a imagem da empresa ou evento e fortalecer o marketing verde do mesmo.

A Química Júnior, por exemplo, já auxiliou o VII Congresso Farmacêutico da UNESP e IV Jornada da Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. O evento ocorreu entre os dias 6 e 10 de agosto de 2018 e a Química Jr. atuou na compensação do carbono gasto no evento. Isso garantiu a pegada sustentável no evento,  fortalecendo a imagem do mesmo tendo em vista sua importância e magnitude.

Plantio com o auxílio das crianças

No decorrer do evento a Química Júnior trabalhou em conjunto com os organizadores, coletou e anotou todos os gastos diretos e indiretos das emissões de carbono revelando a emissão de 10 toneladas de CO2. Resultando no plantio de 72 mudas e em uma aula de educação ambiental para alunos da rede pública de américo brasiliense que auxiliaram o plantio.

Ficou interessado no projeto e acha que ele cairia muito bem para sua empresa? Entre em contato conosco e solicite um orçamento. É rápido, fácil e gratuito!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos