Gestão e Desenvolvimento

Como aplicar o 5S em minha vida

O que é o 5S?

O 5s é uma filosofia que busca tornar os processos mais ágeis, seguros e limpos por meio de disciplinas de todas as pessoas envolvidas, prezando pelo desenvolvimento e melhoria contínua, e consequentemente pela qualidade total. 

O método teve origem no Japão e é conhecido como housekeeping. Isso, pois foi criado ao final da Segunda Guerra Mundial pelas donas de casa com o objetivo de abranger a família no conforto de casa. Essa filosofia também é conhecida como 5s pelas iniciais de seus escopos.

Como dito, é possível dividir o 5s : Seiri, o senso de utilização, Seiton, o senso de organização, Seiso, o senso de limpeza, Seiketsu, o senso de padronização, e Shitsuke, o senso de disciplina. Mais adiante, essas etapas estão mais destrinchadas, levando em conta sua explicação pelo Templum e Administradores.

 

Os cinco sensos

O senso de utilização visa separar as coisas por meio de sua utilização. Dependendo se são necessárias ou não, ou então se são muito ou pouco utilizadas, alocando-as em áreas previamente organizadas ou as descartando em locais corretos.

O senso de organização busca organizar e classificar essas coisas. Sendo mais fácil de achá-las conforme sua disposição espacial e por meio de sua identificação com etiquetas, por exemplo. Além disso, a organização pessoal.

O senso de limpeza foca em eliminar sujeiras, imperfeições e desconfortos, além de cuidar do corpo, mente e espírito das pessoas. 

O senso de padronização focaliza na manutenção dos três sensos anteriores, definindo responsáveis para isso. 

E o senso de disciplina, com a prática e repetição, tem como finalidade manter o desenvolvimento de forma natural, ou seja, com rotinas que façam parte do dia a dia das pessoas, o que pode ser facilitado por meio da organização pessoal.

Como aplicar o 5S em minha vida?

5S na vida

Para a aplicação do 5s na vida, podem ser definidos alguns passos para que isso fique mais fácil: decidir quem comandará a operação e treinar todos que participarão dessa execução, listar os processos, colocar o 5s na prática, oficializar o que foi decidido, e realizar a manutenção disso.

Inicialmente é necessário escolher quem comandará a operação a fim dessas pessoas serem divulgadores e incentivadores da filosofia, e treinar todos que participarão desse desenvolvimento a fim desses serem capazes de analisar criticamente as atividades realizadas no ambiente.

Posteriormente, na listagem dos processos, deve-se analisar todas as atividades presentes, se elas estão sendo efetivas. Além disso, se não estão sendo efetivas, entender o motivo disso, priorizando as coisas que necessitam de mais atenção. 

Já na fase de colocar o 5s na prática é imprescindível seguir as cinco etapas na ordem correta, envolvendo todas as pessoas daquele ambiente em seu desenvolvimento.

Depois disso, oficializar o que foi decidido é interessante. Com isso, pessoas que entrem no ambiente ou que tenham alguma dúvida sobre a implementação do método, tenham onde consultar essas informações.

Por último, deve-se realizar a manutenção disso, com avaliações periódicas do 5s na vida, buscando avaliar se o padrão estabelecido está presente na rotina de todos e se ele está sendo efetivo.

Em consequência da realização desse método, são observadas algumas vantagens do 5s na vida, como aumento da qualidade do processo utilizado, maior produtividade, prevenção de acidentes, melhoria do ambiente e da qualidade de vida, organização pessoal mais eficiente, melhor base para implementação de outros processos posteriores, e facilidade em observar coisas que saiam do previsto.

Organização pessoal

O 5S não é necessariamente aplicado somente à organização de empresas, é uma ferramenta de gestão que pode auxiliar em seu desenvolvimento e organização pessoal.

Nos mais diversos espaços e situações é possível aplicar os 5 sensos . Em espaços físicos, como seu guarda-roupas, facilitando a visualização das peças e otimizando o tempo, evitando atrasos indesejados. Em seu local de estudos, por exemplo, promovendo um ambiente agradável e como consequência melhorando a produtividade.

E não se pode deixar de citar o ambiente virtual, que se faz tão presente atualmente. É importante destacar que o 5S nesse ambiente promove maior eficiência na realização de atividades cotidianas, como encontrar com facilidade arquivos importantes e até mesmo melhorar a eficiência de sua máquina.

Desenvolvimento

Desenvolvimento com o 5S

O 5S é uma ferramenta que possibilita otimização e desenvolvimento de grande valor no setor industrial. Sendo assim, porque não aplicar o 5S na vida e promover uma organização pessoal de alto impacto? Conheça mais sobre o 5S, clique aqui.