Benefícios do lean manufacturing

O que é o lean manufacturing?

lean manufacturing, no inglês, ou manufatura enxuta, no português, é uma linha de pensamento, ou seja, uma filosofia de vida cujo objetivo é evitar desperdícios, sendo que alguns estão listados abaixo, e, assim, diminuir os custos desnecessários dos produtos:

– Produção excessiva;
– Produtos defeituosos;
– Estocagem;
– Movimentos excessivos;
– Transporte desnecessário;
– Espera ou ociosidade;
– Ideias e conhecimento não utilizados.

Ao encontrar esses defeitos e/ou desperdícios nos processos realizados pela empresa, é possível reduzi-los ou exterminá-los seja gradualmente, ou de uma só vez.

Isso faz com que o produto final possa ser repassado ao cliente consumidor sem o custo dos processos que não agregam valor.

Você pode conferir aqui mais sobre a história do lean manufacturing.

Como ocorrem os desperdícios?

Os desperdícios principais que já foram listados no tópico anterior podem e devem ser evitados ou terminados com a mudança de cultura da empresa e, também, seguindo a filosofia da manufatura enxuta, sendo que:

– A produção excessiva ocorre quando há baixa demanda e alta produção;
– Os produtos defeituosos são frutos de defeitos na própria produção e que podem ser inutilizados, o que leva a perda do tempo  necessária para a produção de algo que não pode ser comercializado;
– A estocagem pode danificar produtos e também esconder outros defeitos dos processos de produção;
– Os movimentos excessivos, seja de máquinas seja de funcionários, leva a desgaste e a problemas físicos;
– O transporte desnecessário ocorre quando há ineficiência do mesmo ou quando a distância é muito longa;
– A espera e a ociosidade são problemas que podem ocorrer tanto as máquinas quanto aos funcionários, acarretando uma perda de tempo durante o processo de produção;
– As ideias e conhecimento não utilizados podem levar a desmotivação do funcionário. E também ao desperdício de boas ideias que aparecem no ambiente das pessoas que ali trabalham e podem ajudar a solucionar o problema.

Pense diferentes coisas

 

Quais problemas são comuns em empresas?

Existem alguns problemas que podem ser comuns e recorrentes em empresas, especialmente nas de médio ou de pequeno porte.

Entre eles, podemos citar:
– Funcionários insatisfeitos e/ou desunidos;
– Não saber alcançar os objetivos;
– Não possuir um propósito;
– Falta de gestão de conhecimento;
– Ausência de hábitos de sucesso.

Sobre o último problema listado, é possível notar em grandes empresas que alguns hábitos, como a disciplina, são parte dos funcionários que ali trabalham e, assim, podem levar a empresa a ter um grande sucesso. Pois eles são capazes de fazer a diferença e impactar cada vez mais no dia a dia de todos.

Você pode conferir aqui alguns outros problemas comuns e mais detalhes sobre os citados acima.

Como o lean manufacturing pode ajudar?

Ao diminuir os custos desnecessários dos produtos, o custo final será mais atrativo ao consumidor e, também, faz com que a margem de lucro da venda seja maior para a empresa.

Isso tudo visando sempre a máxima qualidade, objetivo e foco principal da manufatura enxuta. Ao aplicar a manufatura enxuta, percebe-se um aumento na produtividade e, aliado a técnicas, pode-se até diminuir o tempo de produção do mesmo.

Com a aplicação dessa linha de pensamento, percebe-se uma mudança cultural nos trabalhadores da empresa, desde os líderes até os funcionários que atuam no chão de fábrica. Para tanto, deve ser levado em conta alguns aspectos da empresa ou indústria em si.

Quais ferramentas utilizar para a melhoria contínua?

Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para que o lean manufacturing seja posto em prática. Entre elas, pode-se citar a ferramenta 5S, que se baseia em cinco sensos para que seja criada a cultura da disciplina dentro da empresa.

Assim como o lean manufacturing, a ferramenta 5S tem origem no Japão pós II Guerra Mundial, pois o país que se encontrava destruído pelas consequências da guerra, tentava se reerguer como potência mundial.

A aplicação da ferramenta 5S se baseia em cinco sensos:

– Primeiro senso: Seiri, senso de utilização. Neste senso, a pergunta principal a ser feita é “A empresa precisa disso?”;
– Segundo senso: Seiton, senso de ordem. Neste senso, o lema é “O que não está classificado, não está arrumado”;
– Terceiro senso: Seiso, senso de limpeza. Neste senso, vale um ditado popular conhecido pela maioria das pessoas “Sujou? Limpou!”;
– Quarto senso: Seiketsu, senso de saúde. Neste senso, é hora de pôr em prática os sensos anteriores, ou seja, “Entendeu os três sensos? Agora é hora de mantê-los!”;
– Quinto senso: Shitsuke, senso de autodisciplina. Neste senso, se trabalha o ciclo do 5S, ou seja, “Ensinar os novos e reciclar o conhecimento”.

Você pode conferir com mais detalhes sobre a ferramenta 5S nesse e-book gratuito, clicando aqui.

Quer saber como o lean manufacturing e a ferramenta 5S podem ser implementados na sua empresa? Clique aqui!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos