As Queimadas e o Projeto Carbono Zero

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sustentabilidade e estratégias para reduzir a emissão de carbono no planeta. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha a neutralização de carbono. Acesse e garanta logo o seu!  

Bora pro texto?

O ano de 2020 será um ano a ser estudado nas escolas e universidades, pois diversos eventos significativos ocorreram no período. Além da pandemia do novo coronavírus, pudemos acompanhar a emissão desenfreada de carbono devido a queimadas por todo o mundo.

Mesmo o Covid-19 sendo um acontecimento que mudou a realidade como conhecíamos, não podemos esquecer que houveram outras mudanças no ano. Inclusive considerando o contexto ambiental, alguns eventos marcantes no Brasil e no mundo foram:

  • Queimadas na Austrália: se iniciaram no final de 2019 e continuaram até o início de 2020;
  • Desmatamento na Amazônia: 9,5% maior que o do ano anterior e com a taxa de desmatamento mais alta desde 2008; 
  • Incêndio no pantanal: afetando cerca de 28% do bioma brasileiro. 

Podemos notar que a Amazônia é muito prejudicada pelas ações humanas do desmatamento, mas ela não é a única floresta que sofre com isso. O desmatamento na Mata Atlântica aumentou em 27,2% entre 2018-2019 em comparação a 2017-2018. Assim, nota-se que esse problema não é exclusivo da Amazônia.

Com esse cenário de queimadas no Brasil e no mundo, taxa de desmatamento em crescimento quase exponencial, fica a reflexão: o que fazer para poder contribuir positivamente para o planeta e ajudar na recuperação do meio ambiente? Como fazer isso?

fábrica emitindo gases

Um exemplo de ação a ser tomada visa diminuir ou até neutralizar o gás carbônico emitido por eventos ou indústrias. Para isso, existe a campanha carbono zero, nele é contabilizado o equivalente em gás carbônico emitido, e se faz o plantio de árvores que realizarão fotossíntese. Nesse processo, basicamente, temos a planta consumindo gás carbônico e emitindo oxigênio. 

Dessa forma, o gás carbônico que foi emitido será neutralizado e podemos dizer que a empresa ou evento teve um impacto de carbono zero ao meio ambiente.

PROGRAMA CARBONO NEUTRO 

O programa carbono neutro visa recuperar áreas desmatadas, entre elas a Amazônia, através do reflorestamento. Para isso, contam com parceiros interessados em neutralizar o carbono emitido em seus estabelecimentos e realizam o plantio de árvores. Já foram plantadas mais de 20 mil mudas com esse programa. Além de recuperar as áreas fisicamente, o programa ainda beneficia as famílias da região que irão realizar o plantio, gerando um impacto positivo no âmbito social e ambiental.

Além de contribuir positivamente para o meio ambiente, a empresa ou evento ganha uma maior notoriedade entre seus consumidores. Ter responsabilidade social e ambiental é algo indispensável e que traz prestígio, podendo alavancar as vendas e conquistar novos mercados. Você pode conferir clicando aqui sobre o marketing verde e como ele é usado por grandes marcas, como Natura e Banco do Brasil.

Bola de água

Mesmo não sendo uma empresa ou organizador de um evento você pode tomar atitudes para contribuir como cidadão para o ambiente, entre algumas atitudes, podemos citar:

  • Leve sua xícara para o trabalho e evite o uso de copos plásticos ao consumir café ou água;
  • Prefira andar a pé ou de bicicleta quando possível;
  • Compre produtos de empresas que têm responsabilidade ambiental;
  • Recicle.

Resíduos orgânicos não devem ser reciclados. Cascas de frutas, legumes, borra de café e sachês de chá são exemplos de “lixo” que podem ser reutilizados na compostagem. Nesse processo, você coloca o resíduo orgânico numa caixa e ele passa por algumas etapas dentro da composteira.

PROJETO VERDE

Nesse contexto, sempre recordando da sustentabilidade e da importância do meio ambiente para a vida humana, deve-se refletir sobre como ajudar e fazer sua parte para a melhora da situação atual. Não são apenas grandes grupos e empresas que fazem a diferença, você também pode fazer sua parte para que isso melhore. 

Para termos uma ideia do quanto temos a oportunidade de mudar a situação atual, pense por um momento, quantas árvores você já plantou? Parece algo tão simples, mas dificilmente saímos de nossa rotina ou paramos por um tempo para isso. Porém, se cada pessoa plantasse apenas uma árvore na vida, já seriam mais de 7 bilhões de árvores, apenas ajudando a população mundial e reduzindo diversos danos. 

Plantio de árvores no Município de Américo Brasiliense realizado pela Química Júnior a partir do Projeto Verde

Caso tenha se interessado em mudar essa situação, nós da Química Júnior, realizamos o Projeto Verde, onde, para neutralizar a quantidade de carbono que a sua empresa ou evento emite diariamente, em um certo período de tempo, e então realizamos a plantação de mudas de árvores que convertam esse valor em oxigênio, além de realizar uma aula de educação ambiental com crianças da rede pública, para que elas saibam como é importante cuidarmos do que temos hoje, para que tudo isso não acabe amanhã. 

Através do Projeto Verde, um ato tão pequeno como o plantio de uma muda pode ajudar muito o meio ambiente, ela não só neutraliza o carbono emitido pela sua empresa, como também passará anos emitindo O2 e ajudando a população daquela cidade, auxiliando no clima, na pureza e no frescor do ar, e deixando aquele local mais verde.

E quando o assunto é química verde, a Química Jr., filiada à UNESP Araraquara, tem propriedade. Isso porque a UNESP é a primeira signatária do GCC (Green Chemistry Commitment), uma organização internacional que envolve estudiosos de diversas instituições de ensino por todo o mundo. Assim, busca-se tornar o ensino e a prática da química mais verde, voltada para a sustentabilidade. Entenda mais sobre:

 

Portanto, com o interesse de deixar sua empresa mais ecológica e reduzir uma parte dos danos que causamos ao meio ambiente, podemos fazer a diferença. Não é necessário esforço ou muita gente para mudar o planeta, apenas pessoas focadas e interessadas em fazer o bem. Juntos, podemos tornar o Brasil como um país modelo no projeto Carbono Zero e com muitas mudas de árvores.

Menina segurando planta

PROJETO VERDE NA PRÁTICA: PLANTIO INTERODONTO

Um exemplo de pessoas que viram que poderiam fazer a diferença e tornar suas ações mais verdes, são os organizadores do evento Interodonto, um evento para mais de 10.000 pessoas que tem a duração de 3 dias, gerando muitos resíduos e utilizando uma grande quantidade de energia elétrica.

Para diminuírem parte de seu impacto ambiental, todos os anos eles realizam o Projeto Verde em seu evento, calculamos quanto o evento emite de CO2 em forma de transportes, lixo e energia total, e convertemos esse valor em mudas de árvores necessárias para neutralizá-lo. Portanto, nesse evento depois do plantio das mudas, pode se dizer que não houve prejuízos à natureza. Já que a emissão atmosférica de carbono foi neutralizada e compensada através das árvores. Isso incita os jovens a participarem do evento, por saberem que estão se divertindo de forma segura, e que ajudando o meio ambiente. 

Interodonto 2018

Sendo assim, o meio ambiente é recompensado, os organizadores realizam um evento ecológico e sem danos, reduzindo boa parte da poluição que seria gerada, além de terem um marketing verde forte, incentivando os outros a terem hábitos que mudam a sociedade e as pessoas que frequentarem esse evento também se sentirão melhor de fazerem parte dele, pois terão a consciência de que não estão prejudicando os recursos disponíveis atualmente, se sentindo mais confortáveis de aproveitá-lo e de convidar outros para fazerem o mesmo.

QUER SABER MAIS SOBRE O PROJETO VERDE?

Contamos com outros textos no blog, sobre como aplicar o Marketing verde na sua empresa, sobre os maus usos do marketing verde o Greenwashing, e sobre cases de sucesso na aplicação do projeto verde.

Sinta-se a vontade para entrar em contato! Podemos esclarecer duvidas e até mesmo aplicar o projeto de neutralização de carbono no seu evento, festa ou no cotidiano da sua empresa!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos