Como tornar um produto não vegano em vegano?

Como tornar um produto não vegano em vegano?

O que é ser vegano?

Durante um jantar realizado por seis vegetarianos não lácteos convidados pelo inglês Donald Watson criou-se o termo “veganismo”  em 1944 no Reino Unido. Para isso, combinou-se as três primeiras letras com as duas últimas da palavra “vegetarian”. Posteriormente naquele mesmo ano, fundaram a Vegan Society.

Dessa forma, o livro “The Vegan Society” foi responsável por definir o termo como: “Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade e, por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente.”.

Atualmente, segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope em 102 municípios brasileiros, a pedido da Sociedade Brasileira Vegetariana, há um grande crescimento da procura por produtos veganos no mercado, sendo que cerca de 55% dos entrevistados afirmaram a necessidade de produtos com rótulos que esclareçam a respeito da origem vegana, nas capitais, esse valor sobe para 65%. Você pode saber mais sobre a tendência vegana no mercado atual clicando aqui.

Vegetais e o estilo de vida vegano

O futuro é sustentável

A caminho de um mundo melhor e mais sustentável, verifica-se uma grande busca por estilos de vida mais verdes. Assim, segundo pesquisas feitas pela Sociedade Vegana Brasileira, entre os anos de 2005 e 2015, houve um crescimento de 360% no número de veganos do Reino Unido; já nos Estados Unidos, entre os anos 2009 e 2015, a quantidade de veganos dobrou. Cabe ressaltar que o Brasil está seguindo a mesma tendência, em que cerca de 14% da população se declara vegetariana, representando quase 30 milhões de brasileiros. Portanto, torna-se perceptível a grande demanda por produtos veganos no mercado atual, sendo que futuramente os números serão maiores ainda.

Ademais, tratando-se da importância do veganismo e dos produtos veganos para uma sociedade mais sustentável uma vez que esse estilo de vida visa impedir qualquer tipo de exploração animal. Dessa forma, cabe informar que a cada segundo são mortos mais de 190 animais pela pecuária brasileira. Além disso, segundo a Climate Focus, as emissões anuais de monóxido de carbono na atmosfera seriam reduzidas de 50% a 90% até o ano de 2030, caso o mundo todo adotasse uma dieta vegetariana.

O futuro é sustentável

O que diferencia um produto vegano dos demais?

Visando as tendências futuras do mercado, é importante saber diferenciar os produtos veganos dos demais, de forma a se inteirar do assunto. 

Para um produto ser considerado vegano, é necessário atender os seguintes critérios:

  • É proibido o uso de matérias-primas animais ou de origem animal na formulação do produto;
  • Os fornecedores das matérias-primas devem detalhar seus procedimentos e seguir as normas veganas;
  • Deve haver um cuidado com a produção, de forma a impedir o contato entre produtos veganos e não veganos;
  • É proibida a realização de testes de verificação do produto em animais.

Ao seguir todos esses tópicos, o produto criado será considerado vegano, podendo receber um selo verde e sua certificação

Ademais, esse produto também será considerado “cruelty free”, ou seja, livre de crueldade, representando que para a produção do produto não houve testagens em animais ou qualquer outro tipo de exploração.

Por fim, é observável como uma alimentação saudável irá fazer bem a todos os adeptos do movimento, tendo uma regulagem alimentar, priorizando todas as vitaminas e nutrientes necessários para um bom funcionamento do corpo humano.

Produtos veganos

Como identificar um produto vegetariano e vegano?

Para os adeptos aos movimentos vegetariano e vegano, é necessário possuir grande atenção ao comprar e consumir produtos, de forma a certificar-se de que estes se adequam aos critérios dos movimentos.

Dessa maneira, uma forma de identificar os produtos vegetarianos e veganos nas prateleiras dos mercados, é buscar pelos selos verdes nas rotulagens. Portanto, é imprescindível que os produtores desses produtos coloquem os selos de certificação nos rótulos. Para saber mais sobre a importância de uma boa rotulagem do produto, clique aqui.

Nos dias atuais, existem diversos selos verdes que representam o vegetarianismo e o veganismo, a seguir iremos apresentar os principais.

V-Label

O V-Label é um selo verde criado em 1996, na Suíça, sendo reconhecido internacionalmente, é um dos selos mais utilizados atualmente, tendo grande credibilidade. 

Há duas versões desse selo, o vegetariano destinado aos produtos que não possuem uma formulação com base animal e não realiza testes em animais, e o vegano destinado aos produtos que além de atender aos critérios vegetarianos, também não utilizam de matérias-primas de origem animal.

Vegan Flower

Esse selo foi desenvolvido pela Vegan Society, em 1990, sendo responsável por garantir que todos os seus produtos e derivados registrados são isentos de ingredientes de origem animal e não executam testes em animais, incluindo os vertebrados e invertebrados. Esse selo é responsável por certificar cerca de 47 mil produtos em todo o mundo, dentre eles cosméticos, roupas, alimentos, bebidas.

Selo Vegano

O Selo Vegano foi criado em 2013 pela Sociedade Vegetariana Brasileira, sendo responsável por certificar produtos alimentícios, químicos e roupas, que seguem os critérios veganos.

Além disso, a possível presença não intencional de resíduos de origem animal nos produtos não impede a certificação do produto por parte do Selo Vegano da SVB.

Selos veganos

Agora que você já entendeu o que é o veganismo e seu espaço no mercado, talvez você deva pensar em como tornar  seu produto ou processos em veganos, não é mesmo? Com certeza essa é uma tarefa ardilosa e minuciosa! Mas fica tranquilo, nós da Química Jr. podemos ajudar você nessa jornada em busca do veganismo na sua empresa, você já ouviu falar em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D)?

Esse é um tipo de projeto que temos em nosso portfólio que pode ser a sua cara! O P&D é o tipo de trabalho que é totalmente personalizável, flexível e uma solução para muitos problemas. Nele, a Química Jr. com a ajuda de nossos professores doutores utilizamos dos meios acadêmicos e tecnológicos que a UNESP Araraquara fornece para buscarmos as melhores soluções para o seu negócio, por meio de muita dedicação e infraestrutura.

A Química Jr. já realizou projetos desse tipo com empresas do mercado e tivemos resultados muito bons, além de diversos cases de sucesso envolvendo o meio ambiente e sustentabilidade. Esperamos que depois desse conteúdo bacana sobre produtos veganos e a relação deles com a produção de sua empresa você possa ter uma conversa conosco. Estamos todos juntos em busca de um planeta mais sustentável.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos

Uncategorized

Emissões de carbono em 2025

Por que é tão urgente discutirmos a emissão de dióxido de carbono no planeta? Quando falamos de mudanças climáticas, a

Gestão e Desenvolvimento

A Inteligência artificial na Química

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma verdadeira aliada da transformação digital na Química. Essa

P&D/P&F
Gestão e Desenvolvimento

Diferenças entre P&D e P&F

Qual a importância do P&D e P&F na atualidade? Nos dias atuais, é evidente que o mercado está se tornando

Meio Ambiente e Vida Sustentável

PRODUTOS VERDES, SUSTENTÁVEIS E ECOLÓGICOS

O que são produtos verdes, sustentáveis e/ou ecológicos? Hoje, para possuir um estilo de vida sustentável, não basta buscar meios