Produtos de limpeza e os impactos ambientais
Os produtos de limpeza estão muito presentes na vida de todas as pessoas, visto que queremos sempre estar com a casa limpa, banho tomado usando roupas limpas e cheirosas, porém já parou para pensar nos impactos que estes causam no meio ambiente, inclusive na sua casa?
Grande parte desses produtos apresentam reagentes poluentes prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto a nossa saúde, um exemplo são os COV’s (compostos orgânicos voláteis). Por conta deles, muitas vezes o ar dentro da sua casa pode estar mais poluído que o ar externo, afetando sua saúde e afetando até mesmo as plantas.
Além deste, há diversos outros reagentes poluentes em produtos de limpeza que vão da sua casa a estações de tratamento de esgotos que se não tratados adequadamente, esses reagentes vão para o meio ambiente prejudicando a vida marinha e de todos que utilizam a água contaminada.
Os produtos de limpeza mais poluentes
Diversos produtos de limpeza contêm diferentes reagentes que podem ser poluentes ao meio ambiente e a saúde humana. Falemos inicialmente do sabão em pó, que possui propriedade tensoativa assim como os detergentes, além disso, o sabão em pó contém agentes sequestrantes e quelantes. Esses compostos retiram os íons de cálcio e magnésio que estão presentes na água e que podem reduzir a ação do sabão. Por mais que esses compostos aumentem a eficiência do sabão, são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, causando problemas como, a eutrofização que compromete os recursos hídricos e a vida aquática.
Ainda mencionando os tensoativos, em produtos multiuso, encontramos um tipo de tensoativo chamado LAS (sulfonato de alquilbenzeno linear), este é um reagente que confere alto poder espumante, além deste tensoativo, encontra-se também os COV’s (compostos orgânicos voláteis) para dar fragrância, que mesmo sendo de origem natural, podem causar grandes danos a saúde e também ao meio ambiente, assim como o tensoativo mencionado.
Um dos produtos de limpeza mais agressivos usado diariamente é a água sanitária, popularmente conhecida como cloro. A água sanitária é uma solução de Hipoclorito de Sódio e Cloro e é utilizada para limpar e desinfetar os mais variados ambientes e alimentos. Porém, a água sanitária também pode apresentar riscos e malefícios à nossa saúde, caso não seja manipulada respeitando as orientações dos fabricantes.
Como você e a Química Jr. podem ajudar o meio ambiente?
Para ajudar a preservar o nosso meio ambiente e nossa saúde, é necessário fazer uma reformulação dos produtos de limpeza, trocando os reagentes poluentes citados anteriormente, por reagentes biodegradáveis. Este estudo para uma nova formulação é realizado por nossa empresa júnior, que tem grande preocupação em cuidar do nosso planeta e proteger nosso meio ambiente.
Na Química Jr. contamos com o apoio de nossos professores doutores e técnicos de laboratório do Instituto de Química da UNESP na realização de nossos projetos, juntamente com os procedimentos de pesquisa realizados anteriormente, a fase de desenvolvimento científico completa nosso projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), oferecendo aos nossos clientes soluções personalizadas e abrangentes, que contam com o suporte de profissionais renomados. Dessa forma, você poderá avançar com confiança em suas ambições relacionadas ao produto em questão. Ficou interessado? Venha conversar conosco! Para entender mais sobre nosso serviço P&D, clique aqui!