Química Jr. no Edital SP Jovem: protagonismo jovem.

Química Jr. no Edital SP Jovem: protagonismo jovem.

Em 2025, a Química Jr. participou do edital SP Jovem – Transformando Direitos em Inovação Social, uma iniciativa que reforça o papel das Empresas Juniores como agentes de transformação social e aproxima a universidade das demandas reais da juventude paulista.

O que é o Edital SP Jovem?

O SP Jovem é um edital organizado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proec) e pela Agência Unesp de Inovação (Auin), com parceria da Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ), vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. O objetivo do programa é fomentar o empreendedorismo juvenil e à inovação social por meio de projetos desenvolvidos por Empresas Juniores da Unesp para municípios do estado de São Paulo, alinhados aos direitos previstos no Estatuto da Juventude e às políticas públicas municipais.

Formalização da parceria entre a Química Jr. e o município de Amparo.

A proposta da Química Jr.

A proposta apresentada pela Química Jr. teve como foco o direito à sustentabilidade e ao meio ambiente, com o projeto “Carbono Neutro + Educação Digital”, desenvolvido em parceria com o município de Amparo (SP).

A proposta busca transformar os principais eventos públicos de Amparo em referências de sustentabilidade, por meio da mensuração e neutralização das emissões de carbono, aliadas à formação de jovens em educação climática e cidadania ambiental. Diante do alto fluxo de visitantes e da ausência de políticas estruturadas de neutralização, o projeto propõe uma solução de baixo custo, alto impacto e grande potencial de legado para o município pitch edital sp jovem.

Estruturado em pilares técnico, operacional e educativo, o projeto utiliza o GHG Protocol para calcular as emissões dos eventos e convertê-las em ações de compensação ambiental, como o plantio de árvores. À execução ocorre em fases que envolvem planejamento com a prefeitura, capacitação de jovens, mensuração do CO₂, realização dos “Dias Verdes” e consolidação dos resultados em relatórios públicos. As metas incluem neutralizar as emissões dos maiores eventos do ano, criar o primeiro inventário municipal de emissões e formar jovens agentes ambientais pitch edital sp jovem.

Com metodologias consolidadas, apoio técnico da Química Júnior e da UNESP, e forte alinhamento com agendas climáticas estaduais e nacionais, a proposta fortalece à imagem institucional de Amparo, gera economia futura e deixa um legado ambiental e educativo duradouro, além de ser facilmente replicável em outros municípios pitch edital sp jovem.

A trajetória da Química Jr. no edital

A participação da Química Júnior no programa SP Jovem ocorreu de forma estruturada ao longo de cinco fases principais, combinando etapas avaliativas e encontros presenciais que fortaleceram o desenvolvimento do projeto. Essas fases compreenderam: à inscrição no edital, o desenvolvimento da proposta em parceria com uma prefeitura, a apresentação da proposta em formato de pitch, a elaboração do projeto executivo e, por fim, a apresentação final do projeto executivo, cada uma com critérios próprios de avaliação.

O processo teve início com à inscrição da Química Júnior no edital do SP Jovem, etapa que não contou com atribuição de nota, mas que formalizou o interesse da empresa júnior em integrar a iniciativa. Em seguida, à equipe participou do evento oficial de lançamento do programa, realizado em maio, quando foram apresentados os objetivos, diretrizes e o cronograma do SP Jovem.

Na sequência, a Química Júnior desenvolveu sua proposta inicial de inovação social em parceria com a Prefeitura de Amparo (SP), com a qual foi formalizada a colaboração. Essa fase foi avaliada com nota 49,2 de um total de 50 pontos, garantindo à equipe a classificação entre as 16 empresas juniores selecionadas para a etapa seguinte do edital.

Em agosto, durante o evento Conexidades, realizado em Holambra (SP), a proposta foi apresentada em formato de pitch para uma banca avaliadora. O desempenho da equipe resultou na expressiva nota de 49,33 de 50 pontos, assegurando à Química Júnior uma colocação entre as 10 melhores propostas do programa.

Membros no evento Conexidades para apresentação do pitch.

Com essa classificação, à equipe avançou para a fase de elaboração do projeto executivo, na qual a proposta foi aprofundada e estruturada em seus aspectos técnicos, operacionais, financeiros e estratégicos. Essa etapa foi avaliada com nota 43,5 de 50 pontos, evidenciando a solidez e a viabilidade do projeto. O encerramento do edital ocorreu em dezembro, em um evento realizado na cidade de São Paulo, quando a Química Júnior realizou à apresentação final do projeto executivo em formato de pitch. Nessa última fase, à equipe obteve a nota 43,4 de 50 pontos e alcançou a nota final de 46,35 de 50, consolidando o desempenho de excelência ao longo de todo o processo e o destaque da Química Júnior entre as iniciativas participantes do SP Jovem.

Evento de encerramento Edital SP Jovem.

Um marco para a Química Jr.

A participação e a conquista do 1º lugar no Edital SP Jovem representam um marco para a história da Química Jr. O reconhecimento reforça a capacidade técnica, o compromisso social e o protagonismo dos seus membros, além de evidenciar o impacto positivo que o Movimento Empresa Júnior pode gerar quando conectado às políticas públicas e às necessidades da sociedade.

Seguimos firmes no propósito de usar a química, a ciência e o empreendedorismo como ferramentas para transformar realidades e construir um futuro mais sustentável.

Autora do texto:

Diretora do comercial: Amanda Higa Nakagui

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos

Meio Ambiente e Vida Sustentável

Emissões de carbono em 2025

Por que é tão urgente discutirmos a emissão de dióxido de carbono no planeta? Quando falamos de mudanças climáticas, a

Gestão e Desenvolvimento

A Inteligência artificial na Química

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma verdadeira aliada da transformação digital na Química. Essa

P&D/P&F
Gestão e Desenvolvimento

Diferenças entre P&D e P&F

Qual a importância do P&D e P&F na atualidade? Nos dias atuais, é evidente que o mercado está se tornando

Meio Ambiente e Vida Sustentável

PRODUTOS VERDES, SUSTENTÁVEIS E ECOLÓGICOS

O que são produtos verdes, sustentáveis e/ou ecológicos? Hoje, para possuir um estilo de vida sustentável, não basta buscar meios