A Terra é um lugar com muita água. Mas quanto dela existe sobre, dentro e acima da nossa crosta terrestre? Em torno de 71 por cento da superfície da Terra é coberta de água, sendo que 96,5 por cento de toda água na Terra se encontra em nossos oceanos.
A água também existe no ar como vapor d’água, nos rios, lagos, glaciares, e topos de montanhas, assim como no nosso solo, e em nossos aquíferos. Estando também dentro dos seres vivos habitantes desse planeta, você, as plantas e os animais.
Durante a vida humana, a porcentagem de água no corpo muda e se estabeleceu a seguinte porcentagem aproximada, que pode variar para mais ou para menos de pessoa para pessoa:
– 0 a 2 anos tem-se de 75 a 80 por cento de água no corpo;
– 2 a 5 anos tem-se de 70 a 75 por cento de água no corpo;
– 5 a 10 anos tem-se de 65 a 70 por cento de água no corpo;
– 10 a 15 anos tem-se de 63 a 65 por cento de água no corpo;
– 15 a 20 anos tem-se de 60 a 63 por cento de água no corpo;
– 20 a 40 anos tem-se 58 a 60 por cento de água no corpo;
– 40 a 60 anos tem-se de 50 a 58 por cento de água no corpo.
A água nunca fica parada, graças ao ciclo da água. Nossas fontes de água estão constantemente movendo-se de um lugar a outro, e de uma forma a outra.
Resumidamente, o ciclo da água ou ciclo hidrológico é um ciclo biogeoquímico, ou seja, que depende de coisas vivas, como animais e seres humanos e de seres sem vida, como rochas e minerais. Durante o ciclo da água, a água dos rios é evaporada, através da energia do calor do sol e chega até a atmosfera em forma de vapor, formando as nuvens.
Quando se formam as nuvens de chuva, a água precipita em seu estado líquido e infiltra na terra, sendo importante para as plantas e também vai para os rios, onde o ciclo se inicia mais uma vez.
O Brasil é um dos países com a maior quantidade de água disponível para o consumo de todo o mundo. Além dos rios e mares que existem aqui, temos também jazidas subterrâneas, e alguns tipos são conhecidos como aquíferos.
Um dos aquíferos mais famosos é o aquífero Guarani, que se encontra em partes no Brasil, no Uruguai, na Argentina e no Paraguai. Ele possui um volume acumulado de 37.000 km³ e área estimada de 1.087.000 km². Na parte brasileira estende-se a oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Água Potável
Para dizer se uma água é potável e está pronta para o consumo ou não é necessário que suas condições químicas e físicas sejam apropriadas para o mesmo.
Uma água que não siga as normas técnicas não deve ser liberada para o consumo. Pois, para que possa ser consumida, sem apresentar riscos à saúde a água tem que ser tratada, limpa e descontaminada. Assim, a água deve ser, também:
– Inodora, que significa sem cheiro;
– Insípida, que significa sem gosto;
– Incolor, que significa sem cor, transparente;
Muitas vezes, para que a água se torne potável é preciso que ela receba um tratamento. Clique aqui para conhecer todas as etapas do tratamento de água
Existem normas regulamentadoras atuando desde a rede de distribuição até a ligação domiciliar, para que a água que será utilizada tenha a qualidade esperada.
Normas Regulamentadoras
Dentro das normas técnicas, pode-se citar:
– Normas sobre o desenvolvimento e a implantação do sistema de abastecimento de água;
– Normas ao realizar a ligação domiciliar com o sistema de abastecimento local;
– Normas na implantação do sistema de coleta de esgoto;
– Normas de ligação domiciliar de esgoto ao sistema de coleta de esgoto;
– Normas de ligação industrial de esgoto ao sistema de coleta de esgoto;
– Normas de qualidade da água.
Assim, é possível destrinchar os temas para acomodar melhor as normas que a água deve seguir.
Como por exemplo, nas normas sobre o desenvolvimento e implantação do sistema de abastecimento de água, encontram-se normas técnicas e diretrizes para a que o sistema seja corretamente elaborado e implantado, para garantir a qualidade do mesmo.
Existem também normas que seguem um padrão mundial da qualidade da água que consumimos, regulamentada pela Embrapa.
Nas normas de ligação industrial ou comercial de esgoto, encontram-se diretrizes para amostragem e separação dos resíduos sólidos. Além das mencionadas, existem diversas diretrizes e normas técnicas que falam sobre a distribuição e a rede de água e esgoto.
Uso Sustentável da Água
O uso sustentável da água é necessário, ainda mais nos dias atuais. Não somente porque se fala em crise hídrica, mas também porque é preciso ter a ciência de que a água é um recurso renovável a curto prazo. E ela pode se tornar um recurso não renovável pelo uso excessivo e não sustentável.
A importância da água em nossas vidas é só menor que a presença do ar que respiramos, sendo então fundamental para nossa sobrevivência. Pessoas podem viver semanas sem comida, mas apenas dias sem água.
Como já mencionado, a água cobre em torno de 71 por cento de nosso planeta, mas apenas 3 por cento dela é água doce. E seu uso incorreto e contaminação tem se intensificado.
De acordo com um artigo publicado por estudiosos de Harvard, até 2050, acredita-se que 5 bilhões de pessoas irão ser afetadas por falta d’água. E também as Nações Unidas afirmam que a falta de água que já afeta 40 por cento da população global, irá aumentar ainda mais.
A água “suja” que sai do enxágue da máquina de lavar pode ser utilizada para lavar o quintal, por exemplo. Existem sistemas que fazem reuso da água do banho para serem utilizadas na privada.
Além disso, há também como reaproveitar a água das chuvas para essas mesmas atividades. Você pode ver outras atitudes sustentáveis clicando aqui.
A Água e as ODSs
Existem no total 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e pelo menos três desses objetivos podem ser relacionadas a água. De acordo com a ONU:
O Objetivo 6 é o de assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.
– Pois 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico, tornando a vida delas precária.
– E diariamente, uma média de cinco mil crianças morre de doenças que poderiam ser evitadas, que estão relacionadas à água e ao saneamento básico.
O Objetivo 12 tem como foco assegurar os padrões de produção e de consumo sustentáveis.
– E isso pode-se relacionar ao consumo de água, pois mais de 1 bilhão de pessoas ainda não têm acesso à água potável.
O Objetivo 14 tem em vista a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
– Pois os oceanos absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono produzido por humanos, ajudando a diminuir os impactos do aquecimento global.
Você sabe o que são as ODSs? Gostaria de saber mais sobre esses ou outros objetivos? Clique aqui para conhecer mais.
Classes de Água
A água possui várias classificações e cada qual deve seguir suas próprias normas. Suas classes separam a água conforme o padrão de qualidade, sendo que as classes separam as águas de reúso das demais. Uma água de reúso não precisa seguir as normas de água potável, desde que seu destino não seja o consumo.
As classes de reúso da água são:
1- Destinada a lavagem de carros, entre outros;
2- Destinada a limpeza interna e externa, como lavagem de pisos ou calçadas, além de fins paisagísticos, excluindo os chafarizes;
3- Destinada a reuso em vasos sanitários;
4- Destinada a irrigação, seja em pomares, seja em pastagens para gado, escoando ou através de um sistema de irrigação.
Logo, uma vez que sabe-se o seu destino, pode-se determinar a classe da água de reúso. Com a utilização da água de reúso, você vai estar contribuindo com o ambiente e com as suas finanças. E ajudando a conservar um dos bens mais preciosos de nosso planeta, a água.
Análise de água
Precisa realizar uma análise de água? A Química Júnior oferece esse serviço por um preço abaixo de mercado e com garantia de qualidade UNESP! Solicite um orçamento, é grátis e rápido.