O que é a indústria química?
A indústria química é um dos setores mais abrangentes e impactantes do mundo moderno. Ela atua na transformação de matérias-primas em produtos essenciais para o dia a dia, como plásticos, cosméticos, medicamentos, fertilizantes, produtos de limpeza e muito mais. Esses itens estão presentes em praticamente todas as atividades humanas, facilitando a vida e contribuindo para o progresso de diversos segmentos.
Por exemplo, na saúde, a química é fundamental para o desenvolvimento de fármacos e dispositivos médicos que salvam vidas. Na agricultura, fertilizantes e pesticidas de alta eficiência, provenientes da indústria química, são cruciais para a produtividade agrícola. No setor de infraestrutura, materiais como tintas, adesivos e polímeros são essenciais para construções duráveis e seguras, algo de extrema importância no panorama socioeconômico atual.
Qual a sua importância?
A indústria química tem um papel importante na economia de diversos países, sendo que seu PIB é o 5º maior entre as indústrias manufatureiras do mundo, com um faturamento bruto de US$ 4 Trilhões. Por conta disso, a indústria química representa uma grande fonte de empregos, sendo responsável pela geração de mais de 15 milhões de empregos diretos e 105 milhões de empregos indiretos e induzidos no mundo, promovendo o crescimento econômico das regiões em que as indústrias são construídas.
Devido ao impacto na economia, outros setores de atividade econômica sofrem influência dessas indústrias, como a agricultura. Isso se deve ao fato de que as indústrias químicas fornecem insumos fundamentais para esses setores, tornando-os dependentes de importações dessas matérias primas e da implementação de plantas industriais próximas à sua região de atividade. Um exemplo claro dessa situação foi durante a pandemia da Covid-19, onde países como a Irlanda e a Índia sofreram com a falta de reagentes para a produção de testes para o Covid-19 devido à dependência de importações dessas matérias primas.
No início da história da indústria química no Brasil, na década de 1950, o governo incentivou a construção da refinaria Presidente Bernardes em Cubatão, São Paulo. Além disso, o setor foi muito incentivado pelo então Conselho Nacional do Petróleo e pela criação da Petrobrás em 1953. Porém, a partir da década de 1990, o governo diminuiu os incentivos e, com isso, algumas empresas foram privatizadas e, a partir desse momento, observou-se a estagnação do desenvolvimento da indústria química nacional até os dias atuais.
Quem somos?
A Química Jr (QJ) é a primeira empresa júnior de química do mundo, fundada no Instituto de Química da UNESP Araraquara. Nosso compromisso é criar soluções inovadoras e sustentáveis, impactando diretamente a sociedade e o meio ambiente. Trabalhamos com projetos que abrangem diversas áreas da química, sempre buscando transformar realidades com responsabilidade e inovação.
Entre os nossos projetos de destaque, está a parceria com a Solenis, uma empresa global no setor químico. Realizamos um projeto de 5S junto à Solenis, com um alto índice de satisfação, aprimorando a organização e a eficiência dos processos. Esse trabalho demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de qualidade, sempre voltadas para resultados concretos e sustentáveis.
Para saber mais sobre como foi esse case de sucesso e entender melhor soluções como o 5S, clique aqui para acessar o nosso case com a Solenis. Venha também aproveitar as soluções da Química Jr.