A questão dos efluentes é uma preocupação central no contexto ambiental e industrial, já que eles oferecem perigos para toda a sociedade e ao meio ambiente. Mas, afinal, o que é um efluente?
Definição
Efluente é o termo utilizado para descrever qualquer tipo de resíduo líquido que é gerado como resultado de processos industriais, comerciais, agrícolas ou domésticos. Alguns exemplos de efluentes são: esgoto sanitário, líquidos resultantes da drenagem de água de campos irrigados ou gerados pela extração e processamento de minerais, resíduos de processos industriais.
Esses resíduos, quando liberados no meio ambiente sem que haja nenhum tratamento prévio, podem causar grandes impactos ambientais, já que, normalmente, eles contêm produtos químicos, metais pesados, óleos ou nutrientes em excesso.
Efluente de água
O termo “efluente de água” refere-se à água que é descarregada ou liberada de uma fonte específica, como uma instalação industrial, uma estação de tratamento de águas residuais, uma fazenda, uma usina de energia ou qualquer outra fonte que produza água residual. Assim, como qualquer outro líquido residual, o efluente de água pode acarretar diversos malefícios.
Quais são seus impactos e a importância do tratamento correto?
Os efluentes de água podem causar diversos problemas ambientais, como a poluição de rios, lagos e oceanos, além de afetar a qualidade da água e do solo. Eles podem conter substâncias tóxicas que prejudicam a fauna e a flora aquáticas, além de afetar a saúde humana. A falta de tratamento adequado dos efluentes pode levar à proliferação de doenças transmitidas pela água, como cólera, hepatite A e febre tifoide. Mais informações sobre o tratamento adequado da água podem ser encontradas aqui: https://quimicajr.com.br/blog/por-que-tratar-sua-agua/
Além disso, os efluentes podem causar danos às indústrias, como a contaminação de produtos e equipamentos, além de gerar custos com o tratamento de resíduos. É importante, portanto, que as empresas adotem práticas sustentáveis para minimizar os impactos dos efluentes no meio ambiente e na sociedade, garantindo que os resíduos líquidos liberados no ambiente estejam em conformidade com os regulamentos ambientais e não causem danos à saúde humana ou ao ecossistema.
Como a Química Jr. pode ajudar?
Como visto acima, os efluentes, quando mal geridos, contém diversas substâncias maléficas tanto ao ser humano quanto ao meio ambiente. Entre os prejuízos, destacam-se a proliferação de doenças, a intoxicação da fauna e da flora e a poluição hídrica e do solo.
Ademais, mais especificamente para indústrias, é vantajoso para que elas tratem adequadamente esses efluentes, uma vez que melhora a visibilidade da empresa frente a investidores, podem causar danos para os equipamentos e produtos e, principalmente, para estar em conformidade perante o órgão fiscalizador.
Sendo assim, a Química Jr. possui projetos de análises químicas, que consistem na identificação de compostos e no controle de qualidade de um produto através de análises físico-químicas, qualitativas e quantitativas e de sólidos e solventes a fim de identificar os compostos nocivos nos efluentes e tratá-los adequadamente.
Essas análises são realizadas nos laboratórios de ponta do Instituto de Química da Unesp de Araraquara com o auxílio de docentes especializados. Agende uma conversa conosco para que possamos identificar possíveis problemas e solucioná-los de forma personalizada para seu negócio.