4 Características de um produto de limpeza de sucesso!!

Produtos de limpeza

4 Características de um produto de limpeza de sucesso!!

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sustentabilidade e estratégias para reduzir a emissão de carbono no planeta. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha a neutralização de carbono. Acesse e garanta logo o seu!

Alguma vez você já foi ao supermercado e reparou na infinidade de produtos de limpeza nas prateleiras? Detergente, sabão, sabão em pó, limpador multiuso, desengordurante, água sanitária, desinfetante, lustra-móveis, entre outros. São tantas cores, aplicações e opções diferentes que muitas vezes até ficamos confusos sobre qual devemos comprar. Pois esse é o ponto: em meio à essa imensidão de opções, o que faz um produto se destacar mais do que o outro? Nesse texto iremos mostrar que algumas características estão sendo mais valorizadas no mercado. Os produtos com essas qualidades tendem a se sobressair dos demais e vem se destacando cada vez mais

Produtos de limpeza.
Produtos de limpeza de sucesso.

1) Ser Biodegradável

Produtos de limpeza não biodegradáveis possuem em sua composição substâncias que não são decompostas facilmente na natureza. Como principais consequências, tem-se a poluição de rios, com acúmulo de matéria orgânica e redução do oxigênio dissolvido na água. Desde 2006, a ANVISA estabelece que um dos compostos mais utilizados em produtos de limpeza (chamados de “tensoativos”) precisam ser obrigatoriamente biodegradáveis. Por tanto, produtos que não seguem essa diretriz não só estão prejudicando o meio ambiente, como também estão infringindo a lei.

Certamente alguma vez você já deve ter visto imagens de aglomerados de espuma em rios. Isso acontece quando há uma grande quantidade de detergentes não biodegradáveis presente na água do rio. Com o movimento da água, ocorre a formação de espuma, que vai se acumulando, podendo gerar cenários desastrosos.

Um exemplo foi o que aconteceu em 2015 na cidade de Pirapora do Bom Jesus, quando o quantidade de espuma no Rio Tietê atingiu mais de 3 metros de altura

Espuma no rio Tietê.
Espuma gerada pelo excesso de detergente no Rio Tietê. Fonte: Agência Brasil.

Diversas pesquisas apontam que os consumidores cada vez mais preferem produtos de marcas e empresas que demonstram compromisso ambiental e/ou social. Uma pesquisa da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) aponta que 87% dos consumidores brasileiros preferem produtos de empresas sustentáveis.

2) Ter certificação

Para garantir que de fato o produto é amigável ao meio ambiente ou está de acordo com alguma causa, não basta apenas um desenho bonito em sua embalagem, é preciso comprovar. A forma mais comum de comprovar é por meio de certificações, no Brasil há mais de 30 tipos, entre elas estão:

ISO 14001: Certifica que a empresa leva em conta fatores como o uso racional de recursos naturais, proteção à florestas e à biodiversidade

Carbon Trust Standard: leva em conta o consumo de água, energia e emissão de CO2, bem como a adoção de processos mais sustentáveis

Sistema B: é dado para organizações que se preocupam com alguns fatores como meio ambiente, sociedade, transparência e trabalhadores

Selo de certificação.
Certificação.

Além disso, é importante acompanhar a empresa, suas notícias e atividades que desenvolve, para ver se de fato ela entrega em seu produto aquilo que prega

3) Eficiência

Um produto de limpeza precisa ser principalmente eficiente em sua principal função, por exemplo detergentes precisam ser bons em remover gorduras e sujeiras. Já desinfetantes são focados em matar bactérias e microrganismos.

Sabonete líquido em uma pia.
Produtos eficientes.

A regra é focar, já ouviu a célebre fraseAquele que quer ser tudo não consegue ser nada.”? ela é válida para produtos de limpeza também.

Os produtos de limpeza são uma mistura química complexa e colocar várias funções em um mesmo produto pode ser um desafio, que não vale a pena por encarecer o produto final. Se um produto promete muitas coisas e for barato, dificilmente terá boa eficácia.

4) Marketing

Não somente para qualquer produto de limpeza, mas para qualquer tipo de negócio o marketing é fundamental. Produtos biodegradáveis e sustentáveis, por ainda estarem crescendo e se consolidando no mercado, podem ser um pouco mais caros do que os convencionais. No entanto, uma pesquisa da IBM mostra que os consumidores estão dispostos a pagar 35% a mais por produtos sustentáveis. Outra pesquisa, da First Insight, mostra que essa preocupação é maior para consumidores com idade até 22 anos, os quais em alguns anos serão a principal força de trabalho mundial.

E como atingir essas pessoas? Uma das formas é por meio do marketing verde, associando a sua marca ou produto com benefícios sociais e ambientais. Algumas empresas bastante conhecidas que se destacam nesse âmbito são Natura, Walmart e PepsiCo. Quer saber mais sobre o marketing verde e como aplicá-lo? Temos um texto inteiro só pra isso

Prédio com divulgações de marcas e lojas.
Marketing.

É fundamental que os clientes conheçam sua marca e seus produtos, para isso algumas estratégias são importantes como:

Marca forte: tenha uma marca forte e original, associe valores à ela e obtenha a admiração dos clientes

Embalagem: tenha embalagens atrativas e que se destaquem, que reforcem a identidade visual e o conceito da sua marca ou produto

Presença digital: estar presente nas mídias digitais e manter sua marca ativa é fundamental, dessa maneira é mantido o contato constante com o público, gerando maior lembrança e identificação com a marca, além de permitir a realização de campanhas e promoções

Anúncios digitais: investir em anúncios digitais é uma forma de atrair novos clientes, para que os resultados sejam melhores é importante conhecer o perfil do cliente 

Produção de conteúdo: para encontrar clientes de forma orgânica, a produção de conteúdos próprios ou participação em outros conteúdos pode trazer muito resultado, principalmente a médio e longo prazo

Vendas digitais: vender pela internet é cada vez mais comum, e possibilitar que seus clientes comprem seus produtos sem sair de casa é uma tendência cada vez maior. A pandemia do coronavírus contribuiu ainda mais para acelerar esse processo processo de vendas e compras digitais

QUER DESENVOLVER OU MELHORAR UM PRODUTO DE LIMPEZA?

E aí, o que achou dessas dicas? Se você tem o sonho de ter o próprio negócio de produtos de limpeza ou já trabalha na área e quer melhorar seus produtos, pode contar com a gente! A Química Júnior trabalha com a pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos, transformando o seu sonho em realidade, com o apoio da tecnologia de ponta da UNESP Araraquara e por um preço acessível.

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