Você já sonhou em transformar uma atividade caseira em um negócio?

Você já sonhou em transformar uma atividade caseira em um negócio?

Quantos produtores artesanais não se encontram espalhados pelo Brasil sem mesmo saber que o que produzem pode se transformar em um grande negócio?

Se há dúvida quanto a afirmação, pare para pensar em quantas pessoas produzem diariamente seu próprio sabão, produto de limpeza ou aromatizante para presentear a família. Pensou em alguns exemplos?

Uma situação tão comum no dia-a-dia dos brasileiros na verdade tem potencial de se tornar um negócio promissor.

Produzir sabão é uma atividade caseira

Todas essas pessoas são mini produtores, que para se tornarem novos empresários basta alguns ajustes no modelo de produção para atingir a padronização e a segurança requerida pelo processo.

De acordo com o SEBRAE no Relatório sobre Empreendedorismo de 2017: “Chama atenção também o fato de que 56,5% dos brasileiros conhecem pessoas que abriram negócios nos últimos dois anos.”

seu produto pode ter o potencial de atingir o Brasil todo! E futuramente o mundo!

Confira nosso guia passo-a-passo para garantir o seu sucesso.

Passo-a-Passo para o Desenvolvimento de seu Produto

Para que o desenvolvimento de seu produto ocorra de forma eficiente o mesmo deve ocorrer seguindo alguns passos essenciais:

1) Definição do Conceito do Produto

Entender como sua ideia vai se apresentar no mercado, sabendo seus pontos fortes, diferenciais e fatores de atração do cliente permite com que você tenha uma melhor ideia de como o cliente vê seu produto.

Podendo assim de forma imediata ou gradativa alinhar o seu ideal sobre o produto com às expectativas do seu usuário. Inclua nessa etapa as metas que você busca atingir com essa nova empreitada.

2) Teste da Formulação

Teste sua formulação em pequena escala, tente diferentes formas e ingredientes.

Até que ela se encontre padronizada e que atinja a qualidade que você procura.

Caso você seja um empreendedor partindo do zero (apenas da ideia), serviços de P&D oferecidos por empresas de química podem te auxiliar desde o início.

3) Consulta para Aplicação em Escala Ampliada

Por lidar com uma complexidade mais elevada e envolver o consumo agora por outras pessoas, não sendo mais algo caseiro, esse processo requer a ajuda de alguém com maior conhecimento na área de química e de produtos químicos.

A empresa com experiência conseguirá oferecer em conjunto o conhecimento necessário para garantir segurança, eficiência e padronização para seu processo.

Podendo extrair de seu produto todo o seu potencial, sem claro, esquecer de suas particularidades.

Gestão de negócios: potencializando seu produto

Essa etapa é apresentada como imprescindível pois além de prezarmos pela qualidade de seu produto, buscamos ser honestos e alertar sobre os riscos que uma produção por conta própria (sem auxílio de uma consultoria) pode causar. Algo que envolve desde a conformidade legal do produto até o próprio bem-estar do consumidor.

Esta etapa também inclui o serviço de documentação que normatiza seu processo.

4) Verificação, Validação de seu Produto e Desenvolvimento

Após todo o processo, busque formas de acompanhar o desenvolvimento de seu produto perante o mercado.

Você pode fazer isso de algumas maneiras:

   – Compare todos os critérios de entrada com o que foi possível atender na saída, incluindo aí os desejos relacionados ao tempo para o lançamento do produto (o que pode ser mais bem descrito como verificação do projeto);

   – Peça uma avaliação global crítica do projeto ao solicitante;

   – Avalie as vendas do produto e/ou a percepção do usuário através de pesquisas de campo, análise de mídias sociais ou quaisquer outras formas de contato que você tenha diretamente com ele.

   – Crie indicadores e compare este processo individual com as metas que foram determinadas.

5) Acompanhamento e Reparos

Após todo esse processo, com certeza você terá aprendido muito sobre o desenvolvimento de um produto.

Visto isso, nunca deixe de acompanhar o desempenho do seu produto e sempre busque soluções para que ele se mantenha em crescimento e conquistando novos espaços. Utilize o apoio de indicadores para a efetuação de comparações.

Se você se encaixa nesse perfil de empreendedor, não deixe de sonhar, consulte a Química Jr e saiba um pouco mais sobre nossas soluções para o seu negócio.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos