Sustentabilidade: COVID-19 e meio ambiente

Sustentabilidade: COVID-19 e meio ambiente

Com a evolução do ser humano e o desenvolvimento de novas tecnologias, o meio ambiente passou a ser visto como uma fonte de recursos a serem explorados. Porém, o homem se esqueceu que esses recursos não são inesgotáveis, e que toda mudança no equilíbrio do ecossistema traz consequências. 

Por isso, diversos movimentos foram surgindo ao redor do mundo e a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou o dia 5 de junho como dia mundial do meio ambiente visando a conscientização sobre o efeito das ações humanas no planeta. Abordando reflexões acerca do futuro da Terra e da humanidade caso não tomemos uma atitude rapidamente. 

Os impactos ambientais são resultados de uma cultura de desvalorização do meio ambiente, que vão desde o descarte incorreto de óleo de cozinha ou um papelzinho jogado na rua, até a exploração dos recursos naturais do planeta, a geração excessiva de resíduos e a emissão de gases poluentes, causando a destruição dos habitats de milhares de animais, contaminação do solo e das águas, mudanças climáticas e o aquecimento global.

Dessa forma, a falta de sustentabilidade ambiental é a razão pela qual estamos enfrentando desequilíbrios no ecossistema e surtos de doenças altamente contagiosas. Afinal, destruindo o habitat dos animais, estamos forçando-os a procurar outros lugares para sobreviver, isso os aproxima de nós, trazendo microorganismos que nosso corpo não tem condições para se defender.

A pandemia do novo coronavírus marcou o ano de 2020 e nos mostrou o quanto estamos suscetíveis às respostas do meio ambiente às nossas ações. A rápida disseminação do vírus e a letalidade da doença, especialmente às pessoas que se enquadram no grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos, obesos, pessoas com problemas respiratórios, etc) nos forçaram a readaptar nossas rotinas para viver em uma nova realidade. 

Essa nova realidade inclui a readequação do ambiente familiar para conciliar o trabalho remoto, crianças sem acesso adequado à educação, comércios fechados e, consequentemente, o aumento do número de desempregados. Além do medo constante de ser infectado ou de infectar outras pessoas, uma vez que a rapidez de contaminação do vírus é alarmante.

Tudo isso culminou em diversos desafios que as empresas precisaram lidar, tais como a adaptação rápida dos processos para o trabalho à distância e investimento em equipamentos para a segurança dos colaboradores e clientes de comércios como supermercados, farmácias e consultórios. Além de toda a incerteza sobre os rumos que a economia do país iria tomar com a queda da movimentação de dinheiro, o que levou o Brasil a enfrentar uma grave crise econômica, com mais de 700.000 empresas fechando as portas.

Como a pandemia impactou o meio ambiente?

Desde o início da pandemia, grande parte da população mundial necessitou ficar de quarentena em suas casas, para que o índice de contaminação, que era exponencial e crescia muito de um dia para o outro, sofresse um achatamento. Isso resultou na diminuição de diversas atividades que eram cotidianas às pessoas, como ir para o trabalho ou até ir ao mercado, visto que as compras pelo mercado virtual cresceram muito durante esse período.

Um dos pontos que chamou  atenção de estudiosos da área ecológica foi que a diminuição do deslocamento de pessoas implicou na menor utilização de meios de transporte, como carros, ônibus, entre outros. Essa diminuição no fluxo de veículos levou a um menor consumo de combustíveis que são utilizados para a combustão do motor destes. Portanto, foi possível notar uma grande diminuição na emissão de gases poluentes e contribuintes para o efeito estufa ao longo do globo terrestre, pois uma grande parte dos consumidores deste se restringiu à ficar em suas casas para evitar o contágio global em sua totalidade, de acordo com as instruções de órgãos sanitários.

Outro caso interessante, foi o que ocorreu na cidade de Veneza (Itália), na qual foi notada uma diminuição da poluição e um aumento da qualidade de seu principal cartão postal, que são as águas do Mar Adriático. Isso mostra o quanto é impactante e, nos últimos tempos, prejudicial a ação de transformação que o homem vem causando na natureza, pois em um curto período de tempo que este se viu impossibilitado de realizar suas atividades cotidianas, gerou uma breve ilusão de sustentabilidade ambiental devido à falta de poluição gerada, além dos resíduos descartados de forma incorreta nas ruas que também foram evitados.

Toda essa diminuição na geração de contaminantes e gases que são prejudiciais ao meio ambiente e também para a nossa saúde, porém, só possui um efeito repentino, pois se assim que a quarentena for flexibilizada o âmbito consumidor desenfreado e o descaso subsequente do ser humano com a natureza voltarem à sua “normalidade”, o impacto gerado por essa diminuição de emissões será insignificante. Sendo necessário para que haja uma melhora e uma diminuição do efeito estufa, por exemplo, essa redução de contaminantes ocorra por longos períodos de tempo.

Como posso contribuir para a sustentabilidade ambiental?

Existem diversas formas para o todos contribuírem para que o meio ambiente seja conservado e preservado, sendo um dos meios o descarte adequado do lixo gerado em sua residência, participando da coleta seletiva, por exemplo, que auxilia no direcionamento correto do lixo gerado. Outra forma é na redução de consumo de energia elétrica, evitando o seu desperdício, pois esta é gerada a partir de recursos fornecidos pela natureza, e quanto maior for a sua demanda, maior será a exploração destes recursos, podendo impactar de maneira ruim o ambiente em que este é explorado.

Além disso, não é necessário interromper todas as atividades econômicas para que o impacto ambiental gerado por elas seja finalizado. Existem alternativas que combinam a produção com a sustentabilidade ambiental, como a produção e consumo consciente de insumos e mercadorias. Dentro deste conceito, tudo que é produzido tem seu processo de produção estudado, no qual identificam-se as possíveis etapas que podem prejudicar o ecossistema da região, sendo tomadas medidas à partir disso para que estas possam ser compensadas, ou até, minimizadas.

A Química Jr, pensando nessa necessidade de sustentabilidade ambiental, oferece aos seus clientes o Projeto Verde, que consiste na contabilização das emissões de CO2, um dos responsáveis pelo efeito estufa, resultante na realização de eventos ou até nos processos desempenhados por empresas ou instituições. A partir dessa contabilização e de cálculos utilizados para uma conversão, obtemos a quantidade de mudas que precisariam ser plantadas para que esses gases emitidos sejam compensados e neutralizados no meio ambiente. 

Ficou interessado? Gostaria de tomar ações em sua empresa/evento pensando na sustentabilidade de nosso planeta? Entre em contato conosco para mais informações!

Ficou curioso quanto ao nosso Projeto Verde? Acesse já o E-book grátis sobre ele!

Confira também nosso texto sobre o por que de investir em sustentabilidade em momentos crise.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos