Saiba como poupar tempo e gerir melhor projetos com a Metodologia Scrum

Saiba como poupar tempo e gerir melhor projetos com a Metodologia Scrum

Nos dias atuais, alcançar resultados significativos na gestão de projetos e traçar um planejamento com a finalidade de mantê-los dentro do prazo e custo pré-determinados é certamente um desafio para qualquer profissional. Para tanto, há ferramentas de otimização que ajudam na simplificação desses processos e torna-os mais simples, rápidos e eficazes.

Hoje, muitas são as ferramentas encontradas para a otimização de processos. Aqui em nosso blog, já contamos um pouco sobre a metodologia 5S que é um método de apoio para melhoria dos processos, promovendo um espaço de organização e disciplina da equipe. Você pode saber mais através de um e-book gratuito clicando aqui.

Organizar as ideias é fundamental para sucesso do produto final.

Com a ascensão do mercado, os consumidores se tornaram mais exigentes e consequentemente os processos mais aprimorados para atender as demandas. Todavia, com essa mudança, muito se exigiu de métodos para atingir tais resultados com o mercado consumidor. Nesta linha de pensamento, temos o surgimento da metodologia ágil.

 

Método Tradicional x Método Ágil

Primeiramente, quais são as diferenças entre a metodologia tradicional e a metodologia ágil? A metodologia tradicional se trata de apenas uma entrega referente ao produto final, enquanto a metodologia ágil parte o projeto em várias entregas até chegar ao produto final.

Ambas metodologias possuem a mesma preocupação com seus prazos, custos e recursos. Porém o planejamento delas é diferente, enquanto a metodologia tradicional tem um longo planejamento de várias etapas até a entrega final, a ágil tem um planejamento mais iterativo (onde suas atividades são dividas em iterações) e de fácil compreensão.

Ambos os métodos têm suas vantagens e desvantagens, e se destinam a otimizar o processo e determinar o método mais adequado para o seu projeto, é necessário considerar o que será feito, a tecnologia e os requisitos a serem utilizados.

Em projetos com grande probabilidade de alterações em seu andamento, é mais interessante uma metodologia que permita flexibilidade de decisões e que possa ser facilmente alterada caso necessário, sendo melhor então, a metodologia ágil, que divide mais seus processos. Entretanto para um projeto que seja mais conciso e já tenha todas suas tecnologias e informações concretas, a metodologia tradicional é mais interessante.

Metodologia Scrum é sinônimo de se ter um processo ágil.

 

Neste contexto, a metodologia Scrum é ágil para gestão e planejamento de projetos de software, ela propõe que um projeto seja dividido em vários ciclos de atividades com constante alinhamento e acompanhamento da equipe para sempre melhorar a agilidade do processo, sendo flexível para alterações até o momento de sua entrega. 

Metodologia Scrum: o que é e como surgiu?

A metodologia Scrum tem esse nome, pois se baseia em uma abordagem à gestão de projetos e foi desenvolvida por Jeff Sutherland, um piloto da aeronáutica que se baseou-se na ideia em criar um método que se assemelhava a uma corrida de revezamento, por exemplo. Nesse sentido,  Sutherland comparou o funcionamento da metodologia com o pouso de um avião. Isso porque os dois não têm uma fórmula fixa e dependem dos ajustes, ou seja, das etapas para a sua conclusão.

Logo, a metodologia propõe que um projeto seja dividido em pequenas etapas, ciclos e reuniões. Desta forma, a equipe poderá alinhar os pensamentos e a partir desse momento formular conclusões mais precisas sobre o projeto. 

Desse modo, o processo sempre terá acompanhamento constante dos ciclos. Isso significa que, uma vez detectado algum problema ou uma solução não viável, maior é a probabilidade se solução e menor o tempo de execução da mesma. Isso torna o processo como um todo ágil e eficaz. 

 

Scrum: das etapas aos termos técnicos.

A metodologia scrum Ela se baseia na divisão de ciclos mensais, chamados sprints do projeto para que as tarefas sejam realizadas.Então uma lista é feita com todos os objetivos para o produto final, chamada de Product Backlog, esta é analisada pelo comprador do produto, em uma reunião no início de cada sprint, chamada Sprint Planning Meeting para priorizar os itens. As tarefas priorizadas são transferidas para o Sprint Backlog

Todos os dias são realizados uma Daily Scrum, que é uma reunião onde todas as tarefas que estão sendo realizadas são expostas para o conhecimento do time, identificação de impedimentos e priorização dos trabalhos daquele dia.

Quando um sprint é finalizado, realiza-se uma reunião chamada Sprint Review Meeting, para apresentar o que foi realizado e os resultados obtidos pelo time, para então, seguir para o próximo ciclo. E assim esse ciclo se repete até todos os sprints serem realizados e o produto final ser entregue.

a divisão de tarefas é essencial.

Para uma otimização ainda melhor, também é possível unir a metodologia Scrum com Project Management Body of Knowledge,conhecido como PMBOK, que se baseia na padronização e identificação de processos, técnicas, áreas de conhecimento e ferramentas. Ele aumenta as chances de sucesso dos projetos e reduz os problemas, tornando as atividades mais eficazes e eficientes. Ele é realizado através de tarefas práticas de caráter operacional, realizadas para atingir os objetivos do  projeto.

Assim, vemos que é possível unir a metodologia Scrum e o PMBOK, utilizando o segundo no planejamento na elaboração do plano de projeto. No plano, deve constar o planejamento das áreas de conhecimento de escopo, tempo, qualidade, comunicação e riscos. Aumentando então, a transparência, inspeção e adaptação ao Scrum, valorizando o produto final e facilitando o trabalho do time encarregado. 

Mini-Glossário do Scrum

  • Sprints: é o nome dado a cada projeto, a cada ciclo dele em um determinado período (mensal ou anual).
  • Sprint Planning Meeting: são reuniões constantes que acontecem durante cada “sprint” com a finalidade de ver os Product Backlog que serão desenvolvidos.
  • Sprint Backlog: é como se chamam as tarefas específicas de cada ciclo.
  • Daily Scrum: essa é uma reunião diária rápida para acompanhamento do projeto. Para isso, recomenda-se através do Scrum propõe que estas reuniões sejam realizadas com os participantes em pé, exatamente para serem rápidas e objetivas.
  • Sprint Review Meeting: essa é a reunião que acontece ao final de cada “sprint” para que seja feita a coleta dos resultados.  
  • Product Backlog: é o nome dado para o conjunto de objetivos de um projeto.

Para a aplicação do método, as equipes de projetos são divididas em três pilares essenciais: o Product Owner, o Scrum Master e o Time Scrum. 

Framework básico do Scrum.

Product Owner

Product Owner (PO) é o líder que gere o produto (objeto final do projeto). Ele é o único responsável por decidir o que será feito e em qual a ordem de prioridade. Ele é, portanto, o responsável pelo sucesso global do projeto.

Nesse sentido, é responsabilidade do PO  ter uma visão clara e objetivo do que a equipe Scrum está buscando. Além disso, é fundamental manter a comunicação assertiva da equipe e incentivar os membros a alcançar o sucesso do projeto.  

Scrum Master

O Scrum Master é um tipo de “coach” responsável por ajudar a todos os envolvidos a entender e abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum. O Scrum Master age como um líder, não como um gerente. 

Ele é responsável em garantir que a equipe se desenvolva, resolva e melhore os processos no Scrum de modo a manter o foco no resultado.

Time Scrum 

O Time de Scrum, são todas as pessoas que colaboram como uma equipe multidisciplinar e são responsáveis pela concepção, idealização e testes do produto final do projeto. São geralmente compostos por 5 a 10 pessoas (depende da demanda) e o objetivo que os a equipe se auto gerencie de forma a realizar a melhor execução e divisão das tarefas.

A Química Júnior também se baseia na metodologia Scrum para a execução dos projetos. Quer se aprofundar mais na metodologia Scrum? Venha bater um papo conosco.

 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos