Gestão e DesenvolvimentoMovimento Empresa Júnior

RetrospeQJ: O que fizemos em 2020?

Time QJ em chamada de vídeo

O começo de 2020 era promissor, após termos atingido grandes resultados em pouco tempo no fim de 2019, começamos entender melhor nosso mercado e o que podíamos vender e como podíamos crescer como time e empresa.

Porém, em março, quando já tínhamos toda estratégia definida para o ano, veio a pandemia e o mundo virou de cabeça para baixo. Porém, como no Movimento Empresa Júnior buscamos sempre o inconformismo e a superação, conseguimos reverter toda essa situação e tornar 2020 um ano incrível para a empresa! Conheça um pouco mais desta história!

Formação do Time

Desde o mês de janeiro, o time QJ começou a preparar o processo seletivo. Isso foi essencial para se ter o recrutamento de membros de uma forma mais assertiva e alinhada com a cultura da empresa. Com o início das aulas e a chegada dos ingressantes, lançamos o Processo Seletivo QJ intitulado “Mergulhe”. No entanto, como já dito, com advento da pandemia muitas estratégias da EJ mudaram, e o P.S. surgiu como um novo desafio.

Com cerca de 50 inscritos, o processo não podia parar e nem ser cancelado. Para evitar isso, o time QJ em 2 semanas conseguiu reformular totalmente o formato presencial para remoto de modo a manter a qualidade e a assertividade do processo. Após cerca de 80h entre fases e reuniões da comissão, pode-se dizer que foi finalizado um dos melhores processos seletivos já realizado pela empresa. Ele terminou com 14 trainees alinhados com a cultura e dispostos a vestirem a camisa do time.

E por falar nisso, em 2020, a Química Júnior se tornou referência em cultura no MEJ Paulista. Em 2020, deu-se início a um olhar mais aprofundado para o fortalecimento de cultura da empresa. Assim, ao final do ano conseguimos através de várias estratégias atingir a marca de uma gestão extremamente alinhada à cultura.

Para garantir a sustentabilidade da próxima gestão e pensando na empresa estar completa já no primeiro mês de 2021, no mês de dezembro aconteceu o P.S. “Mergulhe 2.0”, que semelhante ao primeiro foi um sucesso e recrutou 11 novos membros para a Química Júnior.

Boas Práticas de Prevenção

Com o advento da pandemia do COVID-19 , as relações entre as pessoas tiveram de mudar bruscamente e não foi diferente na Química Jr. Pensando em projetos que impactam diretamente a sociedade e na busca pelo Alto Crescimento, o comissão de inovação da QJ criou o projeto de Boas Práticas de Prevenção.

Inicialmente o projeto foi atendia a restaurantes e deliveries, pois, de acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, 51% dos empreendedores  precisam temporariamente fechar para tentar sobreviver aos efeitos da pandemia e assim reerguer seus negócios no momento que a volta a normalidade ocorresse. A Química Jr. criou um manual completo para comerciantes e clientes para a prevenção do COVID-19.

O projeto cresceu, foi um sucesso e ganhou uma nova versão: o BPP Condomínios- ao qual introduzimos uma personalização a moradores e síndicos, além do oferecimento de treinamento aos mesmos. O reconhecimento chegou à mídia regional, onde a QJ foi destaque em várias plataformas digitais: blogs, sites e TV.  

Química Jr na EPTV São Carlos (Imagens: EPTV/TV GLOBO)

Vamos relembrar esses momentos?

Abaixo seguem algumas manchetes na qual a Química Jr foi destaque:

Time unido, vendendo muito e tudo isso virtualmente

A situação atual do time em 2020 é de satisfatória união, o que permite a alavancagem de resultados. O que mostra isso é o fechamento de diversos contratos e vendas relevantes à empresa. Tanto em volume e quantidade quanto em relevância para atingir as metas da equipe. 

Isso foi possível e se deu de forma muito proveitosa e propícia à geração de resultados e de valor de algumas competências importantes, por meio do prospect realizado. O time foi dividido em 4 squads com focos diferenciados entre si: BPP comércio, BBP condomínios, 5S comum e 5S na modalidade virtual. Além disso, promoveu-se juntamente com a rede o “Prospect Day”, o que trouxe resultados significativos bater a meta.

Planilha dos SQUADS

Eventos do MEJ

Como todos os anos, participamos de vários eventos do Movimento Empresa Júnior! Vamos falar um pouco sobre cada um:

  • EDL 20: a diretoria da Química Jr. participou em peso do Encontro de Líderes da Brasil Júnior, evento que reuniu os líderes das empresas juniores de todo país. Com o tema de Gigantes pela Própria Natureza, o evento foi essencial para a formação de time da diretoria e para que adotássemos que realmente buscasse alcançar todo o Oceano!

Diretoria da QJ no EDL 2020.

  • Vórtex 2020: no Encontro Paulista de Líderes pudemos conhecer melhor as empresas juniores do nosso estado e se conectar com elas, levando de lá muito aprendizado do que seria o último encontro presencial do ano!

Time da QJ no Vórtex 2020.

  • EPEJ Online: primeiro evento virtual em resposta à pandemia, o Encontro Paulista de Empresas Juniores Online nos possibilitou a pensar em como inovar e nos trouxe soluções para que fossemos nossa melhor versão.
  • ENEJ Em Casa: o Encontro Nacional de Empresas Juniores Em Casa teve um formato diferenciado, contando com uma semana de conteúdo. Com a Química Jr. marcando 100% de membros presentes, tivemos a oportunidade de ter uma mentoria com a Brasil Júnior!
  • Revolução: primeiro evento do ano do Núcleo São Carlos, possibilitou que tivéssemos grande parte da QJ presente e nos motivou a fazer diferente e iniciar a nossa jornada de prospecção citada acima!
  • Encontrão Nova SP: após uma longa gamification com todas empresas juniores do MEJ paulista, tivemos uma premiação em que a QJ foi eleita como EJ Referência do Núcleo São Carlos, tendo ficado com a pontuação mais alta de todo estado de São Paulo.
  • Avance 2020: após uma grande jornada chegamos ao Avance 2020, encontro regional de empresas júniores, tendo atingido nossas metas e sendo reconhecida como EJ Alto Crescimento e Conectada pela primeira vez no ano!

Prêmio de EJ AC e Conectada.

  • ENEJ 2020: reconhecidos em escala nacional! No Encontro Nacional de Empresas Juniores 2020, alcançamos a posição de EJ Impacto. Ainda, pudemos conhecer melhor a realidade de nossa rede de empresas juniores no Brasil!

Palco do ENEJ 20.

  • EPEJ +SP: por fim, o reconhecimento no estado, com a QJ marcando presença nos EPEJ +SP, pudemos ser reconhecidos também junto às outras EJs paulistas!

Palco do EPEJ +SP.

  • Prêmio FEJESP 2020: após o ano de 2020, chegamos a Premiação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo, ganhando o Prêmio de EJ que Persiste, sendo referência em Vivência Empresarial na Região de São Carlos.

Referência no MEJ

Além de todos os eventos, pudemos contribuir com o MEJ brasileiro dando diversas palestras para diferentes regiões do país!

  • Rotas: na primeira campanha do MEJ São Carlos, falamos um pouco sobre cultura para as empresas juniores da nossa região!
  • Núcleo Vertentes: pudemos ajudar as empresas juniores de química do Núcleo Vertentes do estado de Minas Gerais, falando um pouquinho sobre prospecção e formas de superar o desafio da pandemia.
  • Conselho do Núcleo São Carlos: falando para os líderes das empresas juniores da nossa região, pudemos contar um pouco sobre como engajamos nosso time na jornada de prospecção feita em 2020!
  • FEJEPAR: tivemos também a chance de ajudar as empresas juniores de química do Paraná! Estando presente durante alguns dias com eles, buscando auxiliar em formas de se superar na pandemia.
  • Rede Aspirante do Núcleo São Carlos: ajudando as empresas juniores que buscam entrar no Movimento Empresa Júnior, tivemos 2 momentos! Um para falar sobre Gestão de Pessoas e outro para falar de Gestão de Projetos!
  • Assembleia Geral Ordinária Nacional: falando com os líderes de todas empresas juniores do Brasil, contamos um pouco sobre como engajamos nosso time para resultados utilizando da nossa cultura!

QJ na AGO.

  • EDL Campinas: por fim, para finalizar o ano, pudemos falar com os líderes da Rede Campinas de 2021 sobre como engajar o time para resultados e contar nossa história de 2020!

Penta Alto Crescimento, Bi Conectada e Bi Impacto

Após este ano incrível, pudemos manter nosso legado e continuar sendo nossa melhor versão! Assim, continuamos fazendo história e em 2021 queremos nos aprofundar ainda mais no oceano de desafios para trazer soluções personalizadas aos nossos clientes.

Com isso, finalizamos mais um ciclo com muito orgulho de ser Química Jr. e confiando que o futuro nos reserva ainda mais vivência empresarial e resultados.

Vamos Mergulhar?  A Química Júnior deseja a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo!