Pense verde: seja responsável

Quer saber mais sobre o Projeto Verde? Confira nosso e-book!

O meio ambiente que conhecemos hoje compreende as coisas vivas e não vivas, ou seja, animais, vegetação, atmosfera, solo, rios e até rochas. Neste contexto, as estações e o clima são ditados por ele.

É imprescindível destacar que, no mundo atual, muito se discute sobre a ação dos seres humanos no meio ambiente. Para isso, são analisados assuntos ligados a alta emissão de gás carbônico (que possui alta influência no efeito estufa, por exemplo). Tal efeito é algo natural do planeta, todavia a emissão humana, pós-revolução industrial, tem interferido negativamente no mundo: a Terra torna-se mais quente e como consequência, é visto o fenômeno conhecido como aquecimento global.

Em conjunto, observa-se que não o somente o aquecimento ocorre de forma quase descontrolada, mas também o alto consumo de plásticos e materiais descartáveis tem preocupado a população e ambientalistas. Diariamente, se tornou comum assistir o noticiário e ver que animais marinhos foram encontrados na praia, sem vida, com quilogramas de plásticos no estômago ou presos em algum tipo de lixo.

Portanto, é importante fazer o possível para preservar o planeta onde vivemos, sendo sustentável, tanto através de hábitos quanto através de atitudes. Em vista disso, se faz necessário conscientizar a população para adotar ações que sejam mais agradáveis ao meio ambiente, como:
– Evitar o desperdício de alimentos;
– Evitar o uso de embalagens plásticas;
– Uso racional da água;
– Separar o lixo orgânico dos recicláveis;
– Não jogar óleo de cozinha usado ou limpo pelo ralo.

Além das atitudes citadas acima, é visto com bons olhos adotar a postura do marketing verde, que você pode conferir aqui.

Reciclar, Reduzir e Reutilizar, os três R’s da vida sustentável, se tornam a fórmula do sucesso, quando o assunto é meio ambiente. Parece difícil enxergar que esses hábitos mudem alguma coisa, porém são necessários para que o mundo se torne um lugar melhor para as próximas gerações. O óleo de cozinha usado pode ser destinado à reciclagem ou coleta seletiva, onde há um tratamento correto. Ao invés de optar por embalagens plásticas para o armazenamento de alimentos, pode-se optar por vasilhas de vidro. Uma garrafinha plástica que seria jogada fora pode ser utilizada mais vezes.

criança em um ambiente com muito lixo

Pequenas mudanças como essas, não são difíceis de serem tomadas no dia a dia e viram um hábito poderoso na luta contra o avanço do aumento de lixo ou do aquecimento global. É de suma importância a conscientização do descarte de resíduos sólidos, como pilhas, baterias e medicamentos vencidos.

Eliminar medicamentos pela rede de esgoto não é uma boa opção, pois, pode contaminar os rios e, consequentemente os animais, o solo e os humanos. Mesmo sendo em pequena quantidade para uma pessoa, essa quantidade se acumula e causa grandes danos quando se pensa em uma cidade inteira, por exemplo, descartando remédios de forma errada.

Já as pilhas e baterias, se descartados erroneamente, podem acabar sendo destinados ao lixão ou aterro sanitário, podendo contaminar o lençol freático e o solo, pois, em sua composição possuem metais pesados.

animal sentado em uma montanha de lixo

Dessa forma, entra em ação a logística reversa, na qual os produtos devem ser recolhidos pelas empresas, em pontos de coleta, para serem descartados de maneira correta ou usados em outro ciclo, para serem reaproveitados. A contribuição da sociedade é saber onde levar os resíduos e descartá-los de forma correta para que possam seguir em um desses caminhos.

Existe também a chamada logística verde, na qual se enquadra os conceitos de preocupação ambiental e conscientização da população sobre o destino do lixo produzido por ela.

A logística verde se difere da logística reversa. Ambas abordam os aspectos dos três R’s, porém, enquanto a reversa lida com o recolhimento de produtos para a destinação correta, a verde lida com a parte mais pessoal, conscientizando e tornando possível que a população mude seus hábitos.

Além dos hábitos práticos e que podem ser tomados no cotidiano pessoal de cada um citados aqui, o plantio de mudas de árvores têm grande impacto na sociedade e no meio ambiente. Saiba como você pode impactar positivamente o nosso planeta entrando em contato conosco ou conferindo nosso e-book gratuito!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos