O que fizemos em 2021

Mais um ano chegando ao fim, e com ele temos o nosso tradicional texto de retrospectiva. O ano de 2021 foi mais um ciclo marcante e histórico para a Química Jr. Nos tornamos pelo sexto ano consecutivo, uma empresa júnior de alto crescimento, e pelo terceiro ano consecutivo uma empresa júnior conectada e impacto, atingindo todas as metas estipuladas! Vem com a gente saber um pouco mais sobre como foi esse caminho

Chegada dos novos membros

No final de 2020 e início de 2021, tivemos a chegada de nossos novos membros. Com um processo seletivo focado no alinhamento cultural, recrutamos 13 pessoas que ao longo do processo demonstraram união, empatia, senso de urgência, sustentabilidade e comprometimento.

Nossos novos juninhos (nome carinhoso pelo qual chamamos os empresários juniores), iniciaram então um período de treinamentos, para aprenderem sobre a Química Jr. Essas capacitações abordaram temas como nossa cultura, história, carta de serviços, além de treinamentos específicos de acordo com a área na qual iriam atuar (vendas, marketing, gestão de pessoas, administrativo-jurídico-financeiro, ou projetos).

Ao final de março, tivemos a nossa imersão, um momento de muito aprendizado e conexão, foi nesse momento que os novos membros se tornaram membros efetivos. Nosso time estava oficialmente completo, era hora de colocar a mão na massa e trazer muito resultado!

time2021
Time Química Jr 2021 oficialmente escalado para trazer o hexa alto crescimento!

Pesquisa e Desenvolvimento

Ao longo do ano a Química Jr executou diversos projetos, sendo importante citar alguns de maior complexidade. Esses projetos foram os de Pesquisa e Desenvolvimento, que ajudaram a empresa a amadurecer seu portfólio, se desenvolver e evoluir cada vez mais.

A empresa executou projetos voltados para o desenvolvimento de produtos, dentre eles: a formulação e aplicação de óleos lubrificantes para correntes de bicicletas; a formulação de impermeabilizantes para aplicação em lagos ornamentais; a formulação de produtos de limpeza ambientalmente amigáveis. 

Esse tipo de projeto é muito importante para o amadurecimento do portfólio da empresa e para uma melhor comunicação com nossos professores e laboratórios do Instituto de Química, como o CEMPEQC, que auxiliou a empresa fornecendo um espaço de trabalho para a realização de um de nossos projetos. 

Carbono Neutro

Outro projeto de extrema importância para a Química Jr é o Carbono Neutro. No início do ano, o projeto tinha o nome de Projeto Verde, mas ao longo do ano passou a se chamar Carbono Neutro, devido ao intuito do projeto, que é contabilizar o carbono emitido por empresas e/ou eventos e oferecer formas de neutralizá-lo.

Esse projeto representou grande parte dos esforços destinados pela empresa para o oferecimento de soluções personalizadas aos clientes. Além disso, devido à sua pegada ambiental, ressaltou o papel do Instituto de Química da UNESP Araraquara como uma das universidades signatárias do GCC (Green Chemistry Commitment). A Química Jr também tornou-se parceira da ONG Copaíba, responsável pela conservação e restauração de algumas áreas da Mata Atlântica.

Dentro desse projeto, conseguimos impactar numa maior sustentabilidade para empresas de diversos segmentos, como empresas de móveis, purificadoras de óleos e produtoras de embalagens plásticas. Além de através da execução desse projeto, a Química Jr ir de encontro direto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, colaborando para uma sociedade cada vez mais consciente e preocupada com o meio ambiente.

Eventos e Premiações

Como já é tradição, a Química Jr esteve presente em todos os eventos do Movimento Empresa Júnior (MEJ), ao longo de 2021.

  • EDL 21

Começamos o ano participando do EDL (Encontro de Líderes do Movimento Empresa Júnior), evento no final de janeiro que reuniu milhares de empresários juniores de todo o Brasil. Foi o momento de entender quais eram os nossos objetivos compartilhados para o ano, de se conectar com pessoas das mais diversas origens e começar o ano com tudo.

EDL2021
Química Jr no EDL 2021
  • VORTEX 21

No Vortex, Encontro Paulista de líderes, já tivemos a participação de alguns de nossos novos membros. Foi um momento de olhar o que precisávamos melhorar para o restante do ano

vortex2021
Vortex: encontro das lideranças do MEJ paulista
  • SINTONIZE

Primeiro evento do Núcleo São Carlos 2021 e oficialmente o primeiro evento de nossos novos membros. Não só isso, o Sintonize representou um marco para a Química Jr, sendo o primeiro evento do ano em que fomos reconhecidos pelos resultados conquistados até então!

sintonize2021
Química jr sendo reconhecida no palco do evento
premio
Premiação recebida
  • EPEJ MINI

Ponto de encontro que serve de aquecimento para o grande Encontro Paulista de Empresas Juniores (EPEJ), a Química Jr esteve presente e novamente foi reconhecida no palco!

EPEJ
Química Jr sendo reconhecida
  • EPEJ 21

O EPEJ (Encontro Paulista de Empresas Juniores) foi o grande ponto de encontro do MEJ Paulista em 2021. E mais uma vez, a Química Jr foi reconhecida pelo avanço em suas metas até esse momento do ano

EPEJ2021
Química Jr sendo novamente reconhecida perante o estado de São Paulo
  • ENEJ 21

O ENEJ (Encontro Nacional de Empresas Juniores) não é somente o maior evento do MEJ Brasil, como também o maior evento de empreendedorismo jovem do mundo. Em 2021, a Química Jr marcou presença mais uma vez, como mais de 7 mil congressistas de todas as regiões do Brasil, pudemos nos conectar como nunca!

  • AVANCE

O Avance foi o último evento do Núcleo São Carlos em 2021 e representou mais um marco para a Química Jr. No dia 8 de outubro, na véspera do evento, alcançamos a marca de empresa jr conectada, atingindo 5 das 7 metas que havíamos nos proposto no começo do ano. Desde 2019, esse evento vem representando um momento de muito impacto e conexão da rede de empresas juniores da região de São Carlos. Em 2021 não foi diferente, foi o momento em que o Núcleo São Carlos se tornou alto crescimento

avance
Química Jr recebendo a premiação de EJ conectada
  • PRÊMIO FEJESP

O último evento do Movimento Empresa Júnior em 2021, foi o momento de comemorar os resultados alcançados no ano e premiar as empresas juniores que mais se destacaram no estado de São Paulo. O Prêmio FEJESP também foi o primeiro evento híbrido desde março de 2020, quando a pandemia começou.

A Química Jr foi premiada em três categorias:

  • Empresa Jr Tri Alto Crescimento (Alto Crescimento em 2019, 2020 e 2021)
  • Empresa Jr Tri Conectada (Conectada em 2019, 2020 e 2021)
  • Prêmio Diversidade: concurso realizado pela FEJESP em conjunto com a AMBEV, que premiava a empresa júnior com a melhor estratégia de diversidade
FEJESP
Prêmios Recebidos pela Química Jr
FEJESP2021
Química Jr presencialmente no Prêmio FEJESP 2021

Outros destaques

Além dos reconhecimentos já citados, em 2021 a Química Jr também foi destaque em outros momentos

  • Participação no Movimento Empresa Júnior

Estivemos presentes em peso nos eventos e produtos do Movimento Empresa Júnior. A Química Jr foi uma das empresas juniores que mais obteve respostas na pesquisa de carreiras do Núcleo São Carlos, que mais teve participação no Minicamp Núcleo São Carlos + Qulture Rocks e que mais fez ligações no propecta day do MEJ paulista. Com esses destaques, ganhamos ingressos, mentorias e claro, muito biscoito.

MEJ
Química Jr participando ativamente no Movimento Empresa Júnior
  • Encontrão Presencial

Ao final do ano, a Química Jr atingiu todas as metas estipuladas pela gestão 2021. Como forma de celebrar suas conquistas, a empresa organizou um evento de confraternização e celebração para os membros. Além disso, deu a oportunidade dos membros que, até então vivenciaram uma gestão totalmente remota, se conhecerem presencialmente. Mas não sem antes todos terem sido testados e negativados com relação à COVID-19. O evento foi marcado por muita comemoração, união e serviu como uma forma de despedida dos membros que irão deixar o Movimento Empresa Júnior no ano de 2022.

presencial
Gestão 2021 no encontro de confraternização.
  • Hexa Alto Crescimento, Tri Conectada e Tri Impacto

Ao final desse ano incrível, podemos dizer: fizemos história! A gestão de 2021 se despende atingindo todas as suas metas, de crescimento, conexão e qualidade de entregas. Mas não paramos por aí, como repetimos sempre: queremos ser a melhor gestão até a próxima. 2022 vem aí, e temos muito impacto para gerar, muitas vidas para impactar e escrever mais um capítulo incrível nesses quase 30 anos de história e de muuito legado!

Um ótimo natal e início de ano para todos! Nos vemos em 2022!! VOA QJ!!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos