O que é uma Empresa Net Zero?

Definição de Empresa Net Zero

Carbono neutro x net zero

Na luta pela preservação do meio ambiente, diversas empresas buscam formas de amenizar os impactos ambientais gerados pelas suas atividades. Uma das formas que vem ganhando muito destaque atualmente é a neutralização de gás carbônico ou gases do efeito estufa em geral.

Em meio a essas iniciativas, duas classificações bastante semelhantes surgiram para empresas que buscam neutralizar suas emissões de carbono: elas são neutralidade de carbono e net zero. Ambas remetem ao mesmo assunto e para muitos podem significar a mesma coisa, mas existe de fato uma diferença na escala em que as emissões da empresa são neutralizadas que gera essa diferenciação.

Ser carbono neutro, ou ter neutralidade de carbono diz respeito a não emissão de equivalentes de carbono na atmosfera por processos diretamente ligados à organização em questão. Isso pode ser feito tanto pela não emissão de GEE’s (Gases de Efeito Estufa) como pela sua compensação. Essa compensação normalmente é alcançada através do plantio de árvores, buscando um consumo de gás carbônico maior do que sua produção pela empresa.

Já a nomenclatura de Empresa Net Zero vai além da neutralização das emissões realizadas por processos diretamente ligados à organização. Também engloba toda a cadeia do ciclo de produção, incluindo emissões geradas por fornecedores e clientes no durante a fabricação e venda do produto.

De acordo com o GHG Protocol, que é uma ferramenta de contabilização de emissões de gases de efeito estufa, as emissões podem ser divididas em 3 diferentes escopos:

  •  o primeiro, relacionado às atividades diretas da empresa;
  •  o segundo, à compra de energia elétrica;
  • e o terceiro, à atividade de terceiros.

Empresas net zero são aquelas que neutralizam o carbono contabilizado em todos os três escopos. Já as empresas carbono neutro neutralizam as emissões correspondentes a apenas os dois primeiros escopos.

Mas como eu me torno Net Zero?

O caminho para se tornar uma empresa net zero se inicia com a busca em reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Alguns métodos para tal são:

  • a adoção de fontes renováveis de energia;
  • plantação de árvores para sequestro do carbono atmosférico;
  •  criação de uma economia circular.

Para tal, existe uma iniciativa conhecida como SBTi (Science Based Targets initiatives) que traça metas em relação ao clima com base científica e auxilia empresas em suas ambições de se tornarem empresas net zero. Além disso, o SBTi também fornece diversas ferramentas para a definição de metas para empresas, além de disponibilizar orientação.

Pessoas analisando dados.

Ambição Net Zero

Dentro desse movimento de redução e neutralização das emissões equivalentes de carbono, existe um programa de grande escala cujo objetivo é auxiliar diversas empresas a atingirem metas climáticas. Esse programa é o Ambição Net Zero, que acelera empresas integrantes do Pacto Global da ONU, permitindo que atinjam metas cada vez mais ambiciosas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Com esses objetivos em mente, o programa busca levar às empresas capacitações e conteúdos para que essas possam traçar planos de ação para tornar os processos da empresa mais sustentáveis como um todo. Para tal, é construída uma jornada com diversos pontos de contato, buscando os seguintes pontos:

  • engajamento da alta liderança da empresa;
  • sensibilização das partes interessadas;
  • capacitação dos envolvidos, trazendo fundamentos, cases e métodos de implementação;

O programa é amplamente aderido, tendo diversas empresas grandes como parceiras, tais como Suzano, Natura, Copasa, Hospital Albert Einstein, entre outros. Caso deseje uma leitura mais completa sobre o programa como um todo, clique aqui!

Países onde o Ambição Net Zero acontece. Fonte: Ambição Net Zero.

Os benefícios de ser uma Empresa Net Zero

Ser uma empresa Net Zero pode trazer diversos benefícios tanto ao meio ambiente quanto ao modo organizacional da empresa. Ter esse diferencial pode também fazer com que se sobressaiam diante dos concorrentes.

Mesa com laptop e caderno.

Dentre alguns dos benefícios de se tornar Net Zero, podemos citar:

  • melhora na reputação da marca;
  • aumento da confiança do investidor;
  • resiliência contra regulamentações futuras;
  • possibilidades de inovação;
  • mais economia;
  • vantagem competitiva.

Além disso, ela vem junto a diversas iniciativas sociais que só tendem a aumentar. O mercado, atualmente, vem cobrando determinadas atitudes das empresas perante acontecimentos e fatos, como é o caso da crise global do meio ambiente. Mostrar que você, como empresa, pode ajudar a melhorar o mundo, te faz ser uma referência.

Ainda, estudos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) apontam que um aumento de 2ºC na temperatura média global resultaria na extinção de 99% dos recifes de corais do planeta, além de 16% das plantas, por exemplo.

Como consequência, os animais que mantêm uma relação de mutualismo ou de cadeia alimentar com esses biomas também morreriam. Ao aderir ao Net Zero e reduzir as emissões líquidas de carbono, fauna e flora também são poupados, evitando assim um colapso ambiental.

A Química Jr pode te ajudar a ser Net Zero 

Com tantos benefícios, se tornar uma empresa referência Net Zero pode parecer extremamente custoso e trabalhoso, mas não.

Começar a se preocupar com o meio ambiente, aplicar planos de ação para melhorias ambientais e tudo mais pode ser  um passo inicial. Contabilizar emissões e gastos energéticos já se torna fundamental.

Pessoas fazendo anotações.

E é aí que atuamos! A Química Jr. como uma empresa formada por Químicos e Engenheiros Químicos da UNESP pode te ajudar a chegar lá. 

Com o nosso Projeto Carbono Neutro, suas emissões são todas quantificadas com a garantia de um relatório sobre os gases do efeito estufa além do custo baixo por ser uma empresa júnior dentro de uma Instituição de Ensino pública.

Ficou interessado(a) e quer conhecer mais sobre o nosso projeto? Acesse já o nosso Case de Sucesso sobre o Carbono Neutro realizado na Breton.

Ou então, entre já em contato com a gente.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos